segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MÊS DA BÍBLIA


LEMBRANÇA DO LAR DE NAZARÉ

PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ – BAHIA

Reunião realizada em 1º.10.2009


MÊS DA BÍBLIA


A Bíblia, Livro inspirado por Deus


Numa homenagem póstuma à Irmã Valdete Cardoso Oliveira, líder e responsável pelo “Lar de Nazaré”, neste Mês da Bíblia, publicamos o texto desta mesma comemoração, realizada no ano passado, em 1º.10.2009.

Valdete, além de uma das primeiras componentes do “Lar de Nazaré”, era constante, interessada e perseverante nas ra Equipe de senhoras religiosas da Igreja.

A Valdete, nossas recordações, nosso amor, as saudades que ficam.

Deus a abençoe e proteja sua alma!

- Como está composta a Bíblia -

A Bíblia é um dos livros mais antigos da humanidade. É também o livro mais lido, tendo sido traduzido em mais de 600 de línguas e contando com milhares de edições.
Ela é mais que um Livro. A Bíblia é uma coleção de livros.
Está dividido em duas grandes partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento.
Testamento significa aliança. Assim, a Bíblia apresenta a Antiga e Nova Aliança feitas entre Deus e os homens.
Na verdade, a Bíblia é uma biblioteca composta de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

O Antigo Testamento está dividido em quatro partes:

1- Pentateuco: Formado pelos livros do Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deutoronômio, também é chamado de Torah, isto é, a Lei, porque o seu conteúdo central é formado por leis que deram a estrutura básica para a formação do povo de Israel, o povo de Deus.
2- Históricos: Composto pelos livros de Josué, Juízes, Rute, Samuel, Reis, Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester e Macabeus. Apresentam a história de Israel de 1230 à 160 a. C.
3- Proféticos: Formado pelos livros de Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Nahum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
4- Sapienciais: Compõem esta parte os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Sabedoria e Eclesiástico. Estes dois últimos livros chegaram até nós em grego.

- O Novo Testamento está estruturado em quatro partes:

Evangelhos: são quatro livros: Mateus, Marcos, Lucas e João. Os três primeiros são chamados de sinóticos porque podem ser colocados em paralelo e lidos em conjunto.
2- Atos dos Apóstolos: um único livro que é a continuação do evangelho de Lucas, tendo sido escrito pelo mesmo autor.
3- Epístolas: subdivididas em paulinas (escritas por São Paulo) e católicas (escritas por outros apóstolos). São Paulo escreveu cartas aos romanos, duas aos corintios, aos gálatas, aos efésios, aos filipenses, aos colossenses, duas aos tessalonicenses, a Timóteo, a Tito e a Filemon; também lhe é atribuída a carta aos hebreus. As cartas católicas são: a de Tiago, duas de Pedro, uma de Judas e três de João.
4- Proféticos: é o último livro da Bíblia, conhecido como Apocalipse de São João. Não fala do fim do mundo, mas do testemunho dos cristãos diante dos que não seguem o projeto de Deus.
Os textos mais antigos do Antigo Testamento são: o cântico de Miriam (Ex 15,21) e o cântico de Débora (Jz 5). O escrito mais antigo do Novo Testamento é a primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses, escrita nos primeiros meses do ano 51 d. C.
O escrito mais recente do Antigo Testamento é o livro da Sabedoria, escrito por volta de 50 a.C. O escrito mais recente o Novo Testamento é o Evangelho de São João, escrito entre 100-110 d. C.
O Antigo Testamento foi originalmente escrito em hebraico, aramaico e grego. O Novo Testamento foi totalmente escrito em grego, com exceção do original do evangelho de Mateus, escrito em aramaico.
A língua grega em que foi escrito o Novo Testamento chamava-se koiné e era o grego falado cotidianamente pelas pessoas. Na verdade, koiné significa comum.
Praticamente não existem diferenças entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante. Esta possui sete livros a menos, a saber: Judite, Tobias, 1Macabeus, 2Macabeus, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria e alguns fragmentos de Ester e Daniel (escritos em gregos)
A Bíblia Católica possui sete livros a mais que protestante porque a Igreja segue o número de livros da Bíblia grega, como fizeram os apóstolos. Por sua vez, os protestantes seguem o número de livros da Bíblia hebraica.
Com relação aos apócrifos, são estes os escritos judaicos e cristãos que não eram usados no culto e não foram incluídos na lista (cânon) dos livros sagrados.

Wanda e Tatai e

7odas as irmãs do “Lar de Nazaré”


01.10.2009.

27.09.2010.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Evangelho do Domingo

ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

26 de setembro de 2010

Edvaldo Santiago

Dia do Senhor

26º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Pai, não permitas que nada neste mundo me impeça de ver o sofrimento de meu próximo e fazer-me solidário com ele. (Paulinas)

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura - Amós 6, 1a. 4 - 7

1 Ai dos que vivem sossegados em Sião, e dos que estão seguros no monte de Samária.
4 Ai dos que dormem em camas de marfim, e se estendem sobre os seus leitos, e comem os cordeiros tirados do rebanho, e os bezerros do meio do curral;
5 que garganteiam ao som da lira, e inventam para si instrumentos músicos, assim como Davi;
6 que bebem vinho em taças, e se ungem com o mais excelente óleo; mas não se afligem por causa da ruína de José!
7 Portanto agora irão em cativeiro entre os primeiros que forem cativos; e cessarão os festins dos banqueteadores.

Salmo 146, 3 - 5

3 Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio.
4 Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está no Senhor seu Deus


2ª Leitura - 1Timóteo 6, 11 – 16

11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
12 Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
13 Diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que perante Pôncio Pilatos deu o testemunho da boa confissão, exorto-te
14 a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo;
15 a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores;
16 aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

Evangelho – Lucas 16, 19 – 31

19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.
20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;
21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.
26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.
27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.
31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

Lázaro, o Santo Lázaro

Comentário do EvangelhoTestemunhando o amor

No Evangelho de hoje, Lucas denuncia mais uma distorção do comportamento do homem: a cruel divisão entre o pobre e o rico. De um lado, o miserável que não tem o que comer; do outro, o cidadão de trajes granfinos vivendo de caviar e vinhos importados. Isso aconteceu com o homem rico e o mendigo Lázaro e, com outros nomes, continua a sociedade atual a agir do mesmo jeito.

Conhecida a parábola, ambos morreram; Lázaro, o mendigo e o homem rico. No céu, a realidade foi outra. Enquanto o mendigo gozava da proteção de Abraão, que lhe abrandava o sofrimento, o rico, antes poderoso na terra, passava os tormentos do calor rigoroso do inferno.

Sentindo na alma o que nunca sentira antes, viu o estado de espírito de Lázaro e lhe pediu socorro, o que lhe foi negado, em virtude de já haver, em vida, gozado d tudo de bom e do melhor.

Aflito, ainda pediu o rico que fossem avisados seus parentes, para que ficassem de sobreaviso. O que não foi nem é possível comunicação alguma entre os mortos e os vivos. Contentemo-nos com as lembranças em vida.

Jesus chama os pobres, os que têm fome, sede e choram de bem-aventurados, não por causa da pobreza como tal, mas por causa da atitude ética (ou da fé ou do amor) que essa pobreza preserva ou suscita. E chama os ricos de infelizes (Lc 6,24-26), não por causa da riqueza como tal, mas porque a riqueza pode fazer murchar a fé e o senso do Transcendental.
Em outras palavras: o rico morreu sem fome física nem espiritual: nada mais espera na outra vida, satisfeito que estava em seu bem-estar. Lázaro que teve fome física e doenças, tinha fome de uma realidade melhor do que a vida terrestre. No além a fome material e espiritual de Lázaro era saciada, ao passo que no rico, ela não existia.
Alguém pode ser rico e ter um coração de pobre, cultivando o desapego, a humildade, a caridade, como alguém pode ser pobre, mas ter um coração de rico, sem caridade nem humildade. Lázaro, pobre na terra, e Abraão, rico na terra, tiveram a mesma sorte final, porque ambos, em circunstâncias diferentes, tiveram o mesmo amor a Deus e o mesmo desprendimento dos bens terrenos.
Jesus não costumava dar nomes aos personagens de suas parábolas. Neste caso, talvez o tenha feito visando a futura ressurreição de Lázaro (Jo 11,1-4). Com efeito, um Lázaro havia de ressuscitar para dar aos homens um testemunho e uma advertência.
A parábola nos lembra que é na terra que se decide a eternidade no Céu ou no Inferno. Não nos faltam os meios cotidianos de santificação: As Escrituras e os Sacramentos. A fé descobre neles os sinais de Deus a respeito do sentido desta vida. O cristão não vive de milagres, mas dos meios ordinários de santificação. Muitos costumam dizer que, se Deus se fizesse mais sensível, seriam mais fervorosos. Pura ilusão. Quem não tem fé nos dons cotidianos de Deus, encontrará desculpas sutis para não reconhecer os milagres de Deus. Abraão responde ao rico que quem não tem o hábito da fé viva, rejeitará mesmo os sinais mais significativos.

Já na primeira leitura, o profeta Amós adverte o perigo que envolve os ricos sem alma e sem coração que vivem na fartura e no desperdício, em detrimento dos pobres e necessitados.

Na segunda leitura, São Paulo em carta a Timóteo adverte e pede que se abstenha das coisas do mundo e se dedique à fé, à piedade pelos menos favorecidos.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai


26.09.2010.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fica conosco, Senhor


Fica conosco, Senhor.


Edvaldo Santiago

Lucas 24, 13 -35


Após a morte de Jesus, tristes e ainda sem nada entenderem, os dois discípulos de Emaús, perto de Jerusalém, caminhavam de volta para casa.

Condenaram o profeta, mataram um inocente, crucificaram Jesus. Ele dizia tanta coisa bonita e nós já acreditávamos nele. De repente, tudo acabou. Assassinaram o homem de Nazaré, nossa esperança. Ele falava com autoridade!

Jesus Ressuscitado e os discípulos de Emaús

Fica conosco, Senhor

Tão absortos estavam, não percebera que deles se aproximou um Homem que seguiu viagem com eles. Já não mais dois, mas três pessoas caminhavam.

Rompendo o silêncio um dos dois caminhantes perguntou ao terceiro, se ele não sabia o que estava acontecendo em Jerusalém. Tiraram a vida de Jesus, mataram o homem que falava tão bonito. Além de falar bonito, ele era tão seguro no que dizia; suas feições eram de calma e serenidade.

Foi quando Jesus, após ouvir os dois caminhantes, lhes inquiriu sobre sua dúvida, sua incerteza, sobra sua ignorância. Não sabiam vocês da historia que costumavam
ouvir?
Não se lembravam que o Homem que mataram já havia dito que isso iria acontecer? Ele anunciou que seria condenado, castigado, humilhado e morto pelos inimigos da justiça e do amor.

Todavia, quantas vezes Ele disse que ressuscitaria no terceiro dia de sua morte, quantas vezes! Ó homens, tardos no entender das coisas de Deus!

Sem dizer mais nada, aproximando-se a noite, chegaram ao destino. Sentaram-se à mesa e ainda parecia tudo normal.

Tentando Jesus afastar-se e seguir viagem, os discípulos disseram

Fica conosco, Senhor
É tarde, a noite já vem.

- Quem é o cidadão que caminhava com eles? Que histórias contava que não entendíamos? Foi preso e condenado à morte. No terceiro dia ele ressuscitaria dos mortos?

Nesse instante, ao servir a refeição, Jesus tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e deu aos dois díscípulos para comer.

Assustados, felizes e surpresos ao mesmo tempo, reconheceram o Mestre, em carne e osso, como já O viram antes. Sem que o percebessem, Jesus desapareceu.

Fica conosco, Senhor
É tarde, a noite já vem.
Fica conosco, Senhor.
Somos seus discípulos também.

Os dois discípulos voltaram, imediatamente, para Jerusalém, a fim de contar aos companheiros que Jesus está vivo. O Mestre estava vivo!

Eles viram Jesus Ressuscitado!

Mais de dois mil anos já se passaram e as coisas continuam acontecendo. Na figura dos pobres e injustiçados, Jesus continua sendo condenado todos os dias.

. Mudaram os tempos, mas a injustiça, o desamor, a falta de fé continuam do mesmo jeito. Sempre a lei do mais forte, com o domínio dos poderosos.

Aumentai a nossa fé. Dá-nos a certeza que estás sempre entre nós. dentro de nós. A Tua Presença nos fortalece nos dá segurança de novos tempos.

Nós cremos em Ti, Jesus Ressuscitado!

Como os discípulos de Emaús, pedimos:

Ficai conosco, Senhor! 26.05.2010.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Evangelho do Domingo

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

19 de setembro de 2010

Edvaldo Santiago

25º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Espírito de determinação, afasta de mim toda tentação de acomodar-me, pouco me empenhando em vivenciar o que o Reino exige de mim. (Paulinas)

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura - Amós 8, 3 - 7

3 Mas os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Deus; muitos serão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.
4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra,
5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,
6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?
7 Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras

Salmo 12, 1 - 3

1 Salva-nos, Senhor, pois não existe mais o piedoso; os fiéis desapareceram dentre os filhos dos homens.
2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobre.
3 Corte o Senhor todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente,

2ª Leitura – Timóteo 2, 1 - 8

1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens,
2 pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.
3 Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
6 o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;
7 para o que (digo a verdade, não minto) eu fui constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade.
8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

Jesus Cristo, nossa maior Riqueza!

Evangelho – Lucas 16, 1 – 13

- A parábola do administrador desonesto -

1 Dizia Jesus também aos seus discípulos: Havia certo homem rico, que tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de estar dissipando os seus bens.
2 Chamou-o, então, e lhe disse: Que é isso que ouço dizer de ti? Presta contas da tua mordomia; porque já não podes mais ser meu mordomo.
3 Disse, pois, o mordomo consigo: Que hei de fazer, já que o meu senhor me tira a mordomia? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha.
4 Agora sei o que vou fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas.
5 E chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, perguntou ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor?
6 Respondeu ele: Cem cados de azeite. Disse-lhe então: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve cinqüenta.
7 Perguntou depois a outro: E tu, quanto deves? Respondeu ele: Cem coros de trigo. E disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta.
8 E louvou aquele senhor ao injusto mordomo por haver procedido com sagacidade; porque os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz.
9 Eu vos digo ainda: Granjeai amigos por meio das riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.
10 Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.
11 Se, pois, nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?
12 E se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?
13 Nenhum servo pode servir dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar ao outro, o há de odiar a um e amar ao outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Comentário do Evangelho

Deus derruba os poderosos de seus tronos

Lucas caracteriza sua parábola, mais uma vez, como crítica das riquezas. A histórica usura dos poderosos em evidenciar sua condição financeira. Eles trocam tudo por dinheiro.

O capítulo 13 do Evangelho expõe todo esse poder do dinheiro.

“Nenhum servo pode servir dois senhores;
porque ou há de odiar a um e amar ao outro,
ou há de odiar a um e amar ao outro,
ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro.
Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

Neste Evangelho, são, aparentemente, estranhas as atitudes de um homem rico e um administrador, mordomo, corrupto. A esperteza do mal agradecido mordomo estava em este manipular o dinheiro injusto dos seus devedores.

Ao ser perdoado em sua dívida, esqueceu-se ele desse perdão e extorquiu daqueles que lhe deviam e não os perdoou, do mesmo modo com que foi perdoado. Esperto, sabido, temia ficar sem recursos e ter que pedir, mendigar. Usou, então das artimanhas, negociando, desonestamente, com outros devedores. Foi, então, injusto e desonesto com seu patrão.

A bem da verdade, esta parábola elogia a esperteza do mordomo e não a sua desonestidade. Ela abre os olhos dos filhos da luz para que, honesto e fiel, responsável em suas obrigações, seja atento, vivo, com as coisas de Deus.

Ser cristão, ser fiel a Deus e aos homens, não significa, ser fácil e desatento.

Vigiai e orai são avisos, são cuidados do verdadeiro cristão. Todo o texto da parábola converge para a opção radical; ninguém pode servir a dois senhores. Não é possível amar ou agradar aos dois. Deus é a nossa razão primeira de viver. O amor a Ele deve ser radical. Ao dinheiro, nem sempre. Vez que ele engana, atrai, induz à desonestidade, como aconteceu ao mordomo administrador infiel.

O momento em que vivemos nos mostra o mau uso do dinheiro, tendo à frente a corrupção cada vez maior. A usura dos poderosos e a luta dos menos favorecidos para sobreviverem.

Que sejamos fieis a Deus, fazendo, em tudo, a Sua vontade.


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai


19.08.2010

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Viaje + Turismo by Tadeu Ribeiro



Tadeu inaugura sua Empresa de Turismo

Wanda e Tatai


Viaje + Turismo by Tadeu Ribeiro




Em bela festa de cunho social, foi, no dia 23 de agosto deste ano, inaugurada a Empresa de Viagens e turismo de Tadeu Ribeiro, meio a amigos, autoridades e o povo em geral.


Tadeu feliz com sua vitória

Na Avenida Getúlio Vargas. 163, Loja 3 - Praça do Cinqüentenário - Ipiaú – Bahia, sob a direção do empresário Tadeu, reuniram-se o Prefeito Municipal, Dr. Deraldino Araújo, Maria da Glória Santos Alves, Presidente da OAB/BA. Seção de Ipiaú, Pastor Paulo César, vereadores, jornalistas Joanito e Nailton Borges, amigos e, em especial, sua família, Renidalva, esposa, Tiago e Carim, filhos, e demais parentes a fim de dar início à solenidade de inauguração.

Numa determinada sala, reunidos todos, o empresário e proprietário Tadeu Ribeiro, com a palavra, discorreu sobre a origem da empresa, sua luta para organizá-la e da importância no desenvolvimento do município esta iniciativa. Em referência à cultura e desenvolvimento, falou da importância de viajar, conhecer o mundo, descobrir novos horizontes e ficar bem informando na realidade atual.


Tadeu no momento de abertura da inauguração

Em seguida, como convidado especial, falou o Professor Tatai, narrando a vida de Tadeu Ribeiro, declarando conhecê-lo desde jovem, inclusive sua origem, sua família.


Tatai homenageando Tadeu, família e convidados

Desde cedo, inclinou-se na área de viagens e turismo e vem lutando e vivendo desta profissão, alcançando, agora, com sua esposa e filhos, seu intento especial e trabalhar na sua própria empresa:

Viaje + Turismo
by Tadeu Ribeiro


Convidados e companheiros de viagens

Em seguida, usou da palavra, o Prefeito Municipal, Dr. Deraldino Prefeito Municipal, Dr. Deraldino Araújo, que parabenizou Tadeu pelo empreendimento de real importância para o município. Além de enaltecer a iniciativa, prometeu colaborar com a Empresa de Viagens e Turismo, no que for necessário à sua expansão e desenvolvimento.


Fala o Prefeito Municipal, Dr. Deraldino

Ato contínuo, foi apresentado em data show um slide de uma das viagens da entidade, numa bela paisagem da Praia do Jacaré, em João Pessoa, Paraíba.

Por fim, em ato solene e especial, foi cortada a fita inaugural que deu origem à Empresa - Viaje + Turismo.

Num ato de gentileza e consideração de Tadeu e sua família, foi incumbido de cortar a fita de inauguração ao Professor Tatai que, em nome de Deus, abriu a porta da nova empresa, dando-a por inaugurada. Este ato solene foi realizado ao lado de Tadeu e sua esposa Renidalva, e todos os presentes.


Tadeu, Renidalva e Tatai

Cite-se, como carinho e merecimento, a origem desse herói do cotidiano, lutador incansável, Tadeu Ribeiro. Ele veio de origem dos pioneiros que um dia aqui chegaram e ajudaram a implantar o comércio e constituíram família, tendo como cidadãos que marcaram época. Deixaram sinais, marcaram pontos o casal Lotavino Ribeiro e Dona Amelita e os filhos e filhas Lili, Alita, Clarice, Paulo, Fernando e Dílson. Alguns deles já partiram, Outros, bem instalados, no Rio.


Tadeu em momento de emoção

Como se não bastasse a origem, Tadeu encontrou em nossa terra, uma família humilde, religiosa, bem conceituada, representada por Dona Dete e seus filhos, Jones Mário, Mary e Renidalva, sua alma gêmea, com dois filhos Tiago e Carim. E nora e neto.

Da história, do caminho, da luta e do sacrifício, como não dar certo a empresa de Tadeu? Bola pra frente! Muita fé em Deus!

Linda festa, solene, bonita, sagrada, bem recebida pelo público,

Convidados

Parabéns. Que Deus o ilumine e proteja em sua nova investida em prol do município de Ipiaú e região.

Tadeu agradecendo a presença de todos


Lembre-se sempre do ditado popular: Deus tarda, mas não falta. Ele está sempre a caminho daqueles que fazem a Sua Vontade.

Deus o abençoe, Tadeu!


Wanda e Tatai


Ipiaú (Ba), 23.08.2010.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

12 de setembro de 2010

Edvaldo Santiago

Dia dos Dias

24º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Espírito que possibilita a conversão, mantém meu coração aberto aos pecadores, confiante de que são atraídos pela misericórdia do Pai. (Paulinas)

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – Êxodo 32, 7 - 11. 13 - 14

7 Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu;
8 depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.
9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
10 Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
11 Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre.
14 Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

Salmo 51, 1 - 3
1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas tansgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
2ª Leitura - 1Timóteo 1, 12 – 17

12 Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério,
13 ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade;
14 e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal;
16 mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna.
17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

Evangelho - Lucas 15, 1 - 32

1 Ora, chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
3 Então ele lhes propôs esta parábola:
4 Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre?
5 E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo;
6 e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.

O Pai Misericordioso ou
o Filho Pródigo


Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la?
9 E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.
10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.
11 Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos.
12 O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres.
13 Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades.
15 Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.
16 E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada.
17 Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18 Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
19 já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados.
20 Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
21 Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés;
23 trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos,
24 porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se.
25 Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças;
26 e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
27 Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
28 Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele.
29 Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos;
30 vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
31 Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu;
32 era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado.

Comentário do EvangelhoJesus revela o Deus do amor

- As parábolas dos perdidos -

A ovelha perdida / Lc 15, 1-10
O filho pródigo / Lc 15, 11-32
A moeda perdida / Lc 15, 8-10
Jesus, com seu amor à Vida e à Liberdade, sempre acolhia os mis fracos e oprimidos, considerados pecadores pelo Judaísmo. Os fariseus, escribas, doutores da lei, os anciãos, os membros da religião oficial eram constantes opositores dos pagãos, das mulheres, das crianças. Só eles edificavam o Templo.

Lucas, hoje, num só capitulo, o 15, narra as parábolas dos perdidos, em que Jesus defende os excluídos do sistema, de ontem e de hoje.

Como de costume, os publicanos e pecadores chegavam-se sempre para ouvir Jesus. Era tempo para os fariseus e os escribas criticarem o Mestre, acusando-O de comer e juntar-Se aos pecadores.

Dessa vez, o Filho do Homem respondeu-lhes, contando três edificantes parábolas, exortando os que O ouviam a refletir a realidade da vida, ao verdadeiro sentido do amor ao próximo. Sobretudo, a Sua missão como Filho de Deus.

Jesus Cristo, como Redentor do mundo, nos veio trazer a paz, a igualdade, a justiça. Veio, especialmente, para os necessitados, pecadores, aqueles carentes e excluídos, sem vez, sem voz, sem ter o que comer, nem o que vestir. Eles, como todos, são filhos do mesmo Pai Misericordioso.

Os sadios, de dinheiro e de coisas materiais, os ricos e poderosos não precisam de ajuda. Eles pensam já ter de tudo e de nada precisam, mormente de religião, de orações, de afeto. São os auto-suficientes.

As histórias, em parábolas de Jesus, constam de uma ovelha, uma moeda e um filho que foram perdidos, num sentido material e espiritual, a um só tempo.

Um homem que tinha cem ovelhas, perdeu uma e não ficou satisfeito até encontrá-la. E a todo mundo expôs sua incontida alegria. Achei minha ovelha!

A dona de casa tinha dez moedas (dracmas) e perdeu uma delas. Mas achou a moeda perdida e toda a vizinhança soube da sua alegra por ter encontrado ela a sua moeda. Dia de festa e de contentamento: achei minha moeda perdida!

Fecha Jesus Suas parábolas com a história do Pai Misericordioso ou o Filho Pródigo.

A célebre parábola do pai que tinha dois filhos. Um deles, o mais novo, pediu ao pai a sua herança, alegando que queria viajar, ganhar o mundo, aventurar-se. O pai lhe deu tudo o que podia e o moço saiu, foi-se embora, a correr mundo.

Em pouco tempo de ausência do pai, gastou tudo o que tinha, dissipou a pretensa herança e ficou sem nada. Sozinho, sem saber o que fazer; em lugar estranho, numa época de seca, de fome, sem ter a quem apelar, foi ser tratador de porcos, comendo com esses mesmos porcos dos mesmos restos, da mesma água, da mesma sujeira.

Foi quando, em plena situação de miséria, o filho mais novo, o pródigo, lembrou-se do pai, da sua situação anterior, do mundo paterno em que vivia e, chorando, arrependeu-se, caiu em si, entrou na real. E decidiu voltar para a casa paterna, pedir perdão ao pai, trabalhar como seu empregado, sem direito algum a lhe pedir mais nada, A acolhida do pai era suficiente.

Do pensamento a ação, foi correndo em busca da casa paterna. Distante, ainda, já o velho pai, conheceu, distinguiu o filho que vinha aflito e exausto, de volta ao lar.
Aos abraços e beijos, filho e pai se reencontraram. A saudade e o amo se juntaram num momento de divina emoção. O mais belo traje, almoço especial, festa com danças e musicas.

Meu filho voltou! Ele estava perdido e encontrou novamente seu lar! Alegria!

Todavia, essa alegria não foi compartilhada pelo filho mais velho que alegou estar com o pai a vida toda e nada ter recebido dele. A inveja corroia o filho mais velho. Sem dó, nem piedade, sem amor, não entendeu ele que seu irmão que estava perdido, foi achado. Reencontro-se com Deus; a família estava novamente, reunida. O amor estava de volta!

O Pai nos perdoa tudo. Cabe a nós, filhos pródigos, o arrependimento e a conversão, pistas, caminhos, condições para termos conosco o Reino, a Salvação, a verdadeira alegria de viver.

Eis uma das mais belas lições de Amor do Filho do Deus vivo, Jesus Cristo!

Na primeira leitura, o povo é qualificado pela dureza de entender as coisas de Deus. Agora, Jesus, solidário com o povo, é que considera os líderes religiosos como empedernidos.

Na segunda leitura, é relembrada a conversão de Paulo, a partir da manifestação da misericórdia de Deus.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai

12.09.2010.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Homenagem a Jacy


A AABBI homenageia
Jacy da Farmácia
26.05.2010.


Jacy, sempre sorridente e feliz!

Sob a presidência do amigo Egildo Barberino, a AABBI - ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DO BANCO DO BRASILDE IPIAÚ - em bonita reunião, prestou homenagem à Senhora Jacy Barreto Sobrinha, conhecida e estimada Jacy da Farmácia.

A reunião aconteceu no Restaurante Frutos do Mar, contando com a presença dos associados e inúmeros amigos e admiradores da homenageada, Jacy.

Dando por iniciada a reunião, o Presidente anunciou a razão da reunião e procedeu-se o ritual interno da instituição para. Em seguida à homenagem do dia.


A Professora Eva saúda Jacy, a homenageada.

A professora Eva fez a saudação a Jacy, dizendo das suas qualidades como cidadã, como figura de real importância da nossa comunidade. Há mais de 60 anos Jacy presta grandes serviços prestados como comerciaria, enfermeira, dona de casa, amiga de todos.


Mesa dos convidados e associados

Em sua saudação a professora Eva ressaltou que Jacy, como funcionária da Farmácia Bahia, em tempos idos, com o riso e o humor sempre vivos, atendia a todos com um carinho e sabedoria dignos de elogia. Despachava medicamento, às coisas simples, receitava, orientava, ajudava os clientes que sempre saíam felizes pela permanente cortesia de Jacy.

Ficou conhecida, ficou famosa e, até hoje, com 84 anos de idade, é lembrada e querida por todos que a conhecem. Irmã da Igreja Batista, mulher de fé, cantora, poetisa, curte com o filho Jorge e os netos da merecido repouso de aposentada.


Antônio Gilton saúda os visitantes e associados

Antônio Gilton, Cristina, Luiz Pinheiro usaram da palavra e comunicaram assuntos da entidade e se referiram a Jacy, enunciando as qualidades de Jacy. Nelson, presidente da – ASSOCIAÇÃO DO BANCO DO BRASIL – AABB – cumprimentou o presidente Egildo pela iniciativa da AABBI em homenagear cidadãs da terra, no momento presente, a Senhora Jacy e o professor Tatai.



Professora Eva e Ja

Indicado pelo Presidente Egildo, Zenildo prestou homenagem ao professor Tatai, recordando os tempos de educação, como aluno que foi no Ginásio Agrícola Municipal de Ipiaú, hoje Colégio Estadual de Ipiaú, Ele e Egildo trouxeram à baila palavras, conselhos e advertência do professor Tatai. Sempre a mesma tecla, até hoje, estudar, estudar, ler e estudar: evolução caminhos que nos levam a atingir metas.


Luiz homenageia Jacy

Meio à reunião, a homenageada Jacy, com rara beleza e fiel memória, recitou o poema Milagre da Fé, em que narra a caminhada de Abraão, levado Isaac, seu filho, ao sacrifício. Lindo o poema, perfeita a declamação, extraordinária a memória da homenageada.

Em seguida, Diva, companheira inseparável de Jacy, brindando a reunião cantou e encantou os presentes.


Diva canta em homenagem a Jacy

Por fim, o associado Zenildo prestou significativa homenagem ao Professor Tatai, narrando alguns episódios deste, quando diretor do Colégio onde ele e outros presentes estudaram com o mencionado mestre.

Zenildo presta homenagem a Tatai

Agradecido e emocionado, professor Tatai agradeceu a homenagem e elogiou a homenageada Jacy, pondo em destaque o belíssimo poema recitado por ela.

Tatai agradece a homenagem e elogia Jacy

Boa e bem servida a refeição, distribuição de flores aos homenageados e convidados, alegria geral foi o tom da reunião.

Hora da refeição

O Presidente Egildo agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião.

Luiz, Tatai, Alan - Gerente do Banco do Brasil - e Elizeu


Nelson, Presidente da AABB, prestigia e apóia a AABBI


Egildo, Presidente da AABBI, em equipe,
responsável pela merecida homenagem a Jacy.

Ipiaú (Ba), 26.05.2010.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

05 de setembro de 2010

Edvaldo Santiago
Dia do Senhor

23º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Reino, afastando tudo quanto possa abalar a solidez de minha adesão a ti e a teu Filho Jesus. (Paulinas).

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – Sabedoria 9, 13 – 18

13.
Que homem, pois, pode conhecer os desígnios de Deus, e penetrar nas determinações do Senhor?

14.
Tímidos são os pensamentos dos mortais, e incertas as nossas concepções;

15.
porque o corpo corruptível torna pesada a alma, e a morada terrestre oprime o espírito carregado de cuidados.

16.
Mal podemos compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem, portanto, pode descobrir o que se passa no céu?

17.
E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais a Sabedoria, e se do mais alto dos céus vós não lhe enviais vosso Espírito Santo?

18.
Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos.

Salmo 90, 1 - 5


1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração.
2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.
3 Tu reduzes o homem ao pó, e dizes: Voltai, filhos dos homens!
4 Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite.
5 Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce;

2ª Leitura - Filemom 9b - 10. 12 - 17

9.
Paulo, idoso como estou, e agora preso por Jesus Cristo,

10.
venho suplicar-te em favor deste filho meu, que gerei na prisão, Onésimo.

12.
Torno a enviá-lo para junto de ti, e é como se fora o meu próprio coração.

13.
Quisera conservá-lo comigo, para que em teu nome ele continuasse a assistir-me nesta minha prisão pelo Evangelho.

14.
Mas, sem o teu consentimento, nada quis resolver, para que tenhas ocasião de praticar o bem (em meu favor), não por imposição, mas sim de livre vontade.

15.
Se ele se apartou de ti por algum tempo, foi sem dúvida para que o pudesses reaver para sempre.

16.
Agora, não já como escravo, mas bem mais do que escravo, como irmão caríssimo, meu e sobretudo teu, tanto por interesses temporais como no Senhor.

17.
Portanto, se me tens por amigo, recebe-o como a mim.

Evangelho – Lucas 14, 25 – 33

25.
Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes:

26.
Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

27.
E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo.

28.
Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?

29.
Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele,

30.
dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar.

31.
Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?

32.
De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz.

33.
Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Jesus nos amou até a cruz!

Comentário do Evangelho
O discípulo deve estar disposto a enfrentar a repressão

Lucas narra e exalta o ministério itinerante de Jesus no Evangelho de hoje. Numa linguagem forte e bem definida, afirma e exige um amor radical a quem quer ser Seu discípulo.

Para seguir Jesus é necessário comprometer se por inteiro, desprezando tudo, esquecer-se de todas as coisas e priorizar o Filho do Homem, Jesus Cristo, o Redentor da humanidade.

Na Sua caminhada para Jerusalém, a fim de fazer a vontade do Pai, com os discípulos, Jesus discorria sobre sua messianidade. Anunciava, inclusive, as exigências para aqueles que tencionavam segui-lO. Amor radical, prioritário a quem queria e quer ser discípulo.

Pelo versículo 26, nota-se a exigência do Mestre. Referindo-se à própria família, Ele usa o verbo odiar a família inteira e optar por Seu Amor. Sentido profundo contra o apego, ao orgulho, á vaidade, em torno de um amor que, na realidade não é amor. Daí o primeiro mandamento que é amar a Deus sobre todas as coisas.

E continuava a conversa Jesus, em viagem, sobre quem poderia ser Seu discípulo. Teria e tem de renunciar a tudo, inclusive, a vida; carregar a sua cruz e caminhar com ele a vida toda.
k Também conversava Jesus sobre as prevenções da vários assuntos do cotidiano, como e não tiver condições de vencer o adversário, faça as pazes com ele; só comece a construção de sua casa, se tiver condições de concluí-la, adie a construção. Não a deixe no meio, sem condições de concluí-la.

Enfim, em Lucas, Jesus exprime a todos nós, hoje, mais do que nunca,

as exigências do ser cristão.

Precisamos nos comprometer com Cristo. Sair do comodismo, da pieguice sem sentido, do cristão formal e sem fé; do eu rezo em casa, esquecendo-se de nunca é nem esteve sozinho. Somos uma comunidade, uma unidade.

Na medida do possível, lutar contra as injustiças sócias, contra a corrupção, contra a violência. E nos lembrar sempre que ser discípulo e missionário de Jesus Cristo é amar e servir; servir e amar, sempre.

Como instrumentos precisos, temos a Sabedoria divina, primeira leitura, e o magnífico exemplo do amor de Paulo, na Cata a Filemon, devolvendo-lhe e pedir-lhe que faça dele, Onésimo, não mais escravo, mas irmão em Cristo.


LLOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai


05.09.2010