sábado, 7 de janeiro de 2012

Epifania do Senhor


Epifania do Senhor


Ano B – Marcos

08.01.2012


- Evangelho - Mateus 2, 1 - 12


Eu sou Ressurreição e a Vida!

1. Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.
2. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
3. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.
4. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.
5. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta:
6. E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo (Miq 5,2).

Eu Sou a Ressurreição e a Vida!
7. Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.
8. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.
9. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.
10. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.
11. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.
12. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.

• Comentário

- Evangelho – Mateus 2, 1 – 12

_ Jesus, perigo ou salvação? _

• Genealogia de Jesus – Sua árvore genealógica apresenta-se como descendente de Davi e de Abraão, Rei Messias que vai instaurar o Reino Prometido.

Jesus é o Rei Salvador descrito nas Escrituras Sagradas. Como Ele, começa uma Nova História da Humanidade. Como Filho de Deus, é Ele o Caminho que nos leva ao Pai.

Humildemente, numa manjedoura, Jesus nasceu em Belém da Judéia, no reinado de Herodes, o grande.

A Sua majestade alumiou o mundo inteiro, quando, então, três magos, por uma estrela, perceberam que algo de novo surgiu no Universo. Guiados por essa estrela, rumaram eles acompanhando sua luz e perguntaram onde havia nascido o Rei dos judeus. Eles viram a estrela e vinham adorar o Rei dos judeus!

Vaidoso, orgulhoso do seu reino, Herodes chamou à parte os magos e procurou saber dessa estrela que os guiou até ali. E, traiçoeiramente, pediu aos magos que na sua volta, lhe desse notícias do menino, porque ele também queria ir adorá-lo.

Seguindo o caminho, chegaram eles a casa o Menino Rei e O encontraram com Maria, mãe de Jesus. Prostraram-se e adoraram o Menino Messias e Lhe ofertaram incenso, ouro e mirra, numa atitude de respeito e adoração.

Cumprindo sua missão, os magos, avisados em sonho, não mais fizeram o mesmo percurso, a fim de não se encontrarem com o rei Herodes.

Os magos vieram ver Jesus e viram Jesus. Adoraram o Filho de Deus e Lhe ofertaram presentes. Jesus, o Cristo Redentor vive antes que o mundo existisse. Ele mesmo o disse:

“Antes que Abraão existisse, eu sou”
(João 8, 34)

Há mais de dois mil anos, Jesus Cristo, como Homem, nasceu de virgem Maria e está dentro de cada um de nós, vivo, atuante, perfeito, absoluto. Necessário, todavia, que percebamos a Sua Presença, sintamos no coração e na mente que Ele está conosco até o final dos tempos.

Somos todos nós morada do Espírito Santo!
Já os profetas anunciaram que de Belém da Judéia surgiria o Guia que iria apresentar o povo de Israel.

Em Maria manifestou-se a profecia. Nasceu dela o Salvador.

Como os reis que vieram do Oriente. A fim de adorar o Menino, Filho de Deus, Filho de Maria, continuemos guiados pela Estrela, sempre, e alcançaremos a Salvação.

Sejamos, hoje, mais do que nunca, discípulos e missionários de Jesus Cristo, em qualquer lugar, em qualquer circunstância, tenhamos a certeza de que Deus está conosco. Somos morada do Espírito Santo!

Louvemos Nosso Senhor Jesus Cristo!


Wanda e Tatai


08.01.2012.