quarta-feira, 31 de outubro de 2012

E a bênção de Deus?



- “Bênção pai; bênção mãe”.

A bênção, pai. Deus o abençoe, filho (a).

A bênção, mãe. Deus o abençoe, filho (a).


Costume salutar, afetivo, sagrado, aos poucos, deixando de ser usado. E, cada vez mais, a família sofre, passa por maus momentos, sentindo a falta das bênçãos. As bênçãos de Deus.

Felizmente, ainda existem as comumente, as expressões valiosas e benditas, como “fique com Deus”, “vá com Deus”, “que Deus o ajude”, “que Deus o proteja, expressões estas que têm enorme validade religiosa, porque nos liga, sempre a Deus. Todavia, a bênção de Deus pedida dos mais jovens aos mais velhos, principalmente, aos pais é de uma importância fundamental no seio da família. Pela manhã, ao acordar, na hora de dormir, quando vão a outro lugar qualquer, sempre, o pedido das bênçãos de Deus. Intimamente, ligadas às bênçãos, as orações matinais e noturnas. Orar, orar sempre, pleno das graças, das dádivas, das bênçãos divinas.

Somos, todos nós, instrumentos. As bênçãos são graças, energia, votos de puro amor de Deus. Elas nos fortalecem, nos tornam vigilantes, acordados para os males que nos rodeiam, cotidianamente. Enriquecem nosso corpo, alma e espírito. Devemos viver sempre abençoados, certos de que Deus está conosco. A bênção pai; a bênção, mãe.
Deus, o abençoe, filho.

Deus, a abençoe, filha.

Assim diz o Livro do Eclesiástico, 3, 8-11:

“Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua

paciência, a fim de que ele te dê sua benção, e

que esta permaneça em ti até o teu último dia.

A benção paterna fortalece a casa de seus filhos.”

Todos aqueles que abençoam e que são abençoados estão em plena sintonia com Deus. Estão sempre alegres, felizes, com a força e a energia do Espírito. Os caminhos do bem e da felicidade estão abertos, com sinais marcantes da Presença do Pai Nosso, que está no céu e na terra.

A bênção de Deus é parte essencial ao mundo da espiritualidade, ao mundo do amor, da compaixão. Ninguém pode viver sem essa Bênção. Ela se faz acompanhar da oração, da meditação, da Palavra que, em tudo, nos faz forte, perseverante, amoroso, solidário. A Bênção é a própria Palavra de Deus.

Os tempos atuais, modernos, não nos impedem ou devem impedir que prosperem as coisas de Deus. A razão e a fé, de há muito já estão de bem. Razão alguma existe para que as coisas sagradas sejam deixadas de lado. E essas coisas são muitas e continuam sagradas, aqui, ali até os confins do Himalaia. Estão impressas em letras maiúsculas no coração de cada cidadão do mundo, cidadão do infinito.

E tudo começa na família. Da família se espalha pelo mundo inteiro. Tudo o que é bom, tudo o que é de ruim começa na convivência familiar.

Sem censura, permitam-nos dizer quanta falta à conversa normal em família; o diálogo normal entre pais e filhos; os conselhos paternos e maternos, hoje, em desuso; sem nos esquecermos da história de Joãozinho e Maria e a Gata borralheira.

Foi toda essa riqueza substituída pelas mesmices da televisão. E o mau uso das invenções mais extraordinárias que já vimos a Internet, o computador.

Abençoar e ser abençoado faz bem ao coração, à alma, ao nosso ser por inteiro. Quem, por acaso, já se esqueceu desse sagrado costume, que recomece. Quem nunca o fez, comece. Juntos, vamos banhar o mundo das bênçãos de Deus, certos de que, abençoados todos, sem exceção, de já termos a paz, a solidariedade humana, a fraternidade universal. Pois, como disse o evangelista São João:

“Deus é amor”

Este mesmo Deus abençoe nossos leitores e leitoras, amigos.e amigas.


19.09.2012

Wanda e Tatai

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Saudades de Dona Valda

Saudades de Dona Valda

“-Bem aventurados os pobres de espírito,
porque deles é o Reino do Céu.”

(Mt 5,3)




Homenagem especial, abaixo transcrita, terna, meiga e plena de amor, prestada por Denise Teixeira conterrânea e fiel às suas origens.

Valda Pinheiro de Andrade, viúva de José Mendes de Andrade, falecida no dia 20 de setembro de 2012, aos 92 anos de idade, em Salvador, Bahia.

Com seu esposo, pioneiros, juntos a outros líderes, colaboraram, de verdade, para o desenvolvimento da nossa comunidade de Ipiaú.

Os seus filhos, Elaene, Jadelson, José, Laércio, Heraldo, Adilson e Gildo, com suas respectivas famílias, continuam a trajetória dos pais. Amando e servindo, como profissionais, a região em que vivem.

Tia Valda

A morte ronda a vida da gente depois dos cinquenta. É angústia desde sempre, alguns experimentam muito cedo, mas quando pessoas mais velhas que fizeram parte da sua infância começam a ir, o corpo sinaliza e começamos a temê-la com mais frequência. Os sonhos de morte são recorrentes e uma tristeza inexplicável nos toma mais do que desejamos.

Na quinta morreu uma pessoa querida, 92 anos, tia Valda. Não sei quem queria ou quer mais bem: se eu a ela ou ela a mim. Era bem querer antigo, de 55 anos atrás, quando nasci. Amiga-irmã de minha mãe, tia de coração. Lembro dela quando eu ainda era muito pequena e fugia para sua casa de muitos filhos. A mesa cheia, eu chegava, menina conversadeira, e todos me tinham carinho. Certa vez, ganhei até um sapatinho alto de número pequeno, da loja da família parede comum a casa, era a loja do pai, senhor Zezinho.

Víamos-nos raramente, mas bastava um encontro para o afeto profundo reviver com o frescor de quem convive sempre.

Tia Valda era o avesso da mulher padrão da época. Contemporânea? Não, era atemporal. Pensava, refletia, não se submetia aos modismos sociais. Era do trabalho, da dignidade, do cuidar da prole numerosa com firmeza e sem pieguices. Era também da alegria. Com os sete filhos na idade de se preparar para a faculdade, surge a necessidade de casa em Salvador. Um apartamento de dois quartos vai acomodar não só a família grande como também filhas de amigos que precisam de moradia para estudar. A solidariedade era sua ética.

Ainda muito jovem sofreu um acidente que a aprisionou durante um ano numa cama. Cuidada pelos filhos, principalmente por Vanda, filha amiga, sobreviveu levando consigo uma limitação física que não a impediu de viver até os 92 anos. Ao contrário, sua imagem transparecia serenidade, força e beleza. Trazia consigo a intensa vontade de conviver, de compartilhar os momentos importantes da família. Viajava horas de avião ou carro para participar de casamento de neto ou homenagem a um filho. Incansável. Sempre discreta. Elegância, distinção e gentileza eram inatas, nada de Socila (antiga escola de etiquetas para moças baianas). Sua opinião sobre o mundo era escutada sem contestação, era oráculo por experiência de vida, sabedoria. Nada de adivinhação.

No trabalho, era perfeccionista, obstinada, não sabia fazer diferente. Os bordados alvos, precisos, vazando bainhas abertas em tecidos rústicos, transformava-os em rendas, construía obras de arte. Os doces de figo e leite impecáveis me foram presenteados cada vez que a visitei. Seus feitos falavam por ela, nada de autoelogio.

No auge do cacau, quando o fruto valia ouro não se contaminou com os excessos advindos dessa lavoura, se manteve com a mesma sobriedade. Sempre a mesma dona Valda escutada por todos.

Quando perdeu seu companheiro e amor de décadas, em luto, passou uma temporada conosco em São Paulo acompanhada de minha mãe que queria ajudá-la nesse momento difícil. Não escutei uma lamentação, sua dor aparecia quando recordava os bons momentos do seu casamento. Presença adorável, disputada por todos. Marido e filhos adotaram tia Valda.

Cinco de abril de 2000, ela fazia 80 anos. No mesmo dia meu pai faleceu. Nos visitou e chorando disse: - "Preciso ir a festa, a família preparou grande comemoração, mas meu coração está sofrendo".

Amiga a toda prova. Divergências políticas não abalaram suas convicções de afeto, sabia em quem confiar.

Sabia querer bem, assim, amada por todos.

Obrigada pela presença nas nossas vidas. Saudades de você.

Denise Teixeira

quinta-feira, 4 de outubro de 2012


Ano da Fé - 2013
Ano C - São Lucas

Carta Apostólica
sob forma de Motu Próprio

- PORTA FIDEI -
-do Sumo Pontífice BENTO XVI
com a qual se proclama o Ano da Fé



O Papa Bento XVI, inspirando-se no 50º aniversário do Concílio Vaticano II (Papa João XXIII / 1962), e do 20º Ano do Catecismo da Igreja (João Paulo II), proclamou 2013, o Ano da Fé, com início no dia 11 de outubro deste ano. Ano C – São LUCAS.

“Pistis (do grego), fides (latim), significa, originalmente, harmonia, sintonia, consonância. Portanto, ter fé é estabelecer ou ter sintonia e harmonia entre o espírito humano e o espírito divino.”

Diante da modernidade que nos envolve, diante das mudanças que ocorrem a cada momento, nossa Igreja necessita acompanhar o sinal dos tempos.

Sem perder sua tradição, sempre com a Presença de Deus, precisa atualizar o sistema da evangelização, dinamizando métodos e dinâmicas, fazendo permanecerem nossos irmãos na Unidade da nossa Igreja, que somos nós mesmos.

Mais que católicos, somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. Os discípulos seguem o Mestre na sua peregrinação, rumo ao Reino. Sempre em fazendo a vontade do Pai. Por isso é necessária a Fé.

Sintonia, harmonia, intimidade entre Deus e os homens. Deus está sempre Presente em nossa vida, todavia, nem sempre estamos à Sua escuta, justificando Aliança que Ele fez conosco. Sua Aliança por meio do Seu Filho, Jesus Cristo.

O Ano da Fé constitui-se numa chamada, numa convocação de todos nós, discípulos e missionários de cristo a animar, cantar, louvar, orar, dinamizar a nossa Igreja Católica, pondo-a rente ao modernismo que nos circunda, tornando sempre viva, atual sagrada, perfeita, a Palavra de Deus.

Deus não tem passado nem futuro. Deus é Agora, Aqui.

São João nos diz (1, 1-3; 14):

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2 Ele estava no princípio com Deus.

3 Todas as coisas foram criadas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.

Deus criou o Universo e tudo o que nele existe. Sua Presença está em todas as coisas. Por mais que evoluam ciência e a tecnologia, há nelas a Presença do Criador. Os próprios cientistas, da Física Quântica e seus criadores, já estão cientes da Inteligência Maior, que é Deus.

A Fé é a sintonia perfeita entre a nossa consciência e vivência com Deus. É a entrega total do nosso ser, da nossa existência ao Pai Nosso. É a certeza absoluta da Sua total Presença em tudo o que somos em tudo o que temos, em tudo o que fazemos.

A Igreja, a Diocese, a nossa Paróquia precisam de nós e após, discípulos e missionários, precisamos da Igreja, da Diocese e da Paróquia. Todos somos Um!

Sem a fé, oração, perseverança; sem a nossa participação ativa na Igreja, não estamos em consonância com a nossa religião, não estamos sendo católicos de verdade. A nossa Igreja precisa de nós e nós precisamos da nossa Igreja.

Como o dom de Deus é pela fé que somos justificados e salvos dos nossos erros, que não são poucos.

Enquanto teve fé, São Pedro andou sobre as águas. Pela fé, os dez leprosos ficaram limpos. Pela fé, cegos enxergaram, paralíticos andaram, surdos ouviram.
 Exemplos de Fé :

Mateus 15-28 – “ Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.”

Marcos 5-34 -  “Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.”

Lucas 5-20 – “E vendo-lhes a fé, disse ele: Homem, são-te perdoados os teus pecados.”

Romanos 1-17 – “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”

Gálatas 5-6 – “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor” .

Fé é intimidade com Jesus Cristo. Fé consiste na nossa experiência com  o Filho do Homem, ser Seu seguidor e ter Ele dentro do coração. A Fé vem de dentro para fora, do nosso mais profundo intimo do ser, às ações que praticamos todos os dias. Todo dia é dia do Senhor!

2013, eis o Ano da Fé. Como Unidade que somos, vamos participar, ativamente, dos movimentos pastorais, celebrações, eventos da nossa Paróquia, a começar pela Celebração Eucarística, Ação de Graças Maior.
A Ceia do Pão e do Vinho, Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Mistério da Fé!

Wanda e Tatai

                                                   03.10.2012.