domingo, 14 de julho de 2013

- 100 Anos - Diocese de Ilhéus -

            - 100 Anos - Diocese de Ilhéus -

ILHÉUS, Capitania de São Jorge de    Ilhéus de Jorge Figueiredo Correia

1 - 1913 – Arquidiocese de Salvador, Bahia - ArceBispo D. Jerônimo Tomé da Silva.
2 - A Santa Sé criou três dioceses: Ilhéus - / Caitité / Barra
3 - Papa Pio X Bula “Majus animnarum bonum” (para o bem maior das pessoas)
4- 1913 Criação da Diocese de Ilhéus
20.10.1913 – 20.10.2013
Papa Emérito Bento XVI renunciante.
Papa atual  Francisco, argentino.

PARÓQUIA DE SÃO ROQUE - 82 ANOS  -  Ipiaú-Ba / 1931 – 2013

Criada a Paróquia no dia 21 de maio de 1931.

Desmembrada  da Paróquia de Nossa Senhora da  Assunção de Camamu - Bahia, com o nome
Paróquia de São Roque de Rio Novo.

Dom Manoel Antônio de Paiva, paraibano – 16.08.1915, 1º Bispo da Diocese de Ilhéus.

Ipiaú, hoje, conta com duas paróquias:
Paróquia de São Roque – Padre Nilton
Paróquia de S. José Operário – Padre Celso.
        
- Bispo da criação da nossa Paroquia: Frei Dom Eduardo -

1º Vigário: Padre Simão Phileto. Tomou posse em 24.05.1931.

1ª visita pastoral: De 04 a 23 de novembro de 1933.

2ª visita pastoral: De 05 a 20 de novembro de 1935.    
     
Bispo  Dom  Felipe Conduru, Bispo,  sucessor de  Dom Eduardo,  fez  sua 1ª visita pastoral em Rio  Novo,  dia  02   de novembro de 1941. Esta foi a 1ª visita em toda a Diocese.

A 1ª Santa missão foi pregada pelos  capuchinhos,  Frei Celestino e F. Mateus, de 2 de outubro a 1ª de novembro de 1945.

Dom  Felipe  Conduru foi transferido para Ipiaú,  em seu lugar veio Dom Benedito Zorzi, o Bispo, que esteve em Rio Novo, no dia 16.10.1944·  acompanhado dos Franciscanos Frei Rufino  e  Frei Mário.  Ele  ficou na Paróquia até o dia 2 de outubro do  ano de1947.

Dom Benedito fez sua 2ª visita pastoral a Ipiaú de 10 de dezembro de 1951 a 06 de janeiro de 1952.

No dia 27.02.1953 Ipiaú, recebe o seu Vigário, Padre José Gonçalves de Oliveira.

Ipiaú recebe o seu 3º Vigário, Padre Flamarion Olivei­ra, no dia 02 de fevereiro de 1953.

Em 1953,  Pe. Flamarion consegue as imagens do  Senhor Morto, N. Senhor do Passos, N. S. das Dores.

Em  1953,  Pe. Flamarion  realizou a Festa do  Sagrado Coração  de Jesus,  com a presença do Bispo, Dom  João Rezende Costa.

No dia 21.05.1954, foi abençoada a pedra fundamental da nova Igreja Matriz, com a presença do Senhor Bispo, Dom João Rezende.

Dia 1º a 2 de novembro de 1955 visita do Senhor  Bispo, Dom João Rezende Costa.

Em 1956,  de 2 de maio a 13 de junho, foram celebradas as Bodas de Prata da Paróquia e do Apostolado da Oração.

Em  1957,  o  mês de setembro foi dedicado  às   Santas Missões, sem a presença do Bispo Diocesano.

Em 1960, novas missões, com a presença de D. Caetano.

Em  1964,  a  Igreja  de São Roque  desabou,  devido  a chuvas,  tendo  o Dr.  Jaime Costa cedido uma de suas casas  para servir de capela.

O padre de Ipiaú foi o João Rocha Martins, em 1965.

Em 1967, chegaram as Irmãs da Sagrada Família. Irmãs Emerenciana, Assuntam, Luciana e Irene. Intermediação do Frei Paulo da Diocese de Ilhéus e Dr. Euclides Neto, Prefeito. Emerenciana, a Superiora. Localizaram-se no edifício onde fica a Escola de Menores da Prefeitura. Euclides, Prefeito.

A  25.02.1968,  o vigário  de  Ipiaú,  Pe.  Emanuel Ranchella Passionista. Empossado no dia 02.06.1968.

Em 29.06.1968, foi batida a 1ª laje da Igreja Matriz.

De 03 a 30 de setembro de 1969, as santas missões.

No dia 02 de maio de 1971‚ Dom  Valfredo Tepe, Bispo‚  Diocesano, faz sua 1ª visita a Ipiaú. Faleceu em Salvador. Excelente Pastor de Deus. Deixou uma série de livros da sua autoria.

O vigário de Ipiaú, Pe. Pedro Bacchiocchi, empossado no mês novembro de 1974.

Em 12.01.1975, o vigário, Pe. Joselito Sales Luz.

Em outubro de 1976, criado do Curso de Igreja. Falecido em Salvador Padre Joselito em 14.05.2008, como Vigário de Santa Inês.

Depois:  Padre: Paulo o 8º,

Padre Cabral, o 9º,

Padre Guy, o 10º.

No dia 07.11. 19..   a posse do  11º  Padre, João Oiticica.

Em 1984, realizadas novas missões.

O 12º Padre, Francisco Xavier; Faleceu em Belo Horizonte. Responsável pela construção de várias igrejas-comunidades, principalmente o Centro Paroquial que tem o seu nome; Bairro da Conceição.

13º Evandro e Adauto, os atuais párocos de Ipiaú;

14º Ednílson Vivas Batista, vigário, Monsenhor, transferiu-se para Ilhéus em 2007.

15º Padre Nildemar Andrade Santos, viveu como estudante em Ipiaú. Aqui chegou em março de 2007. Veio de Ilhéus. Deixou a Paróquia em abril de 2008.

16º Padre João Borges (Padre Dão) assumiu a paróquia como administrador paroquial até o dia 10.09.2009.

17º No dia 30 de janeiro de 2009 às 19h Padre Nilton Conceição de Sousa, foi inserido a comunidade paroquial de São Roque como Pároco. O Padre Nilton permanece até hoje.
  
Formação e realizações da Paróquia de Ipiaú
- Vigários:

- Padre Phileto, o primeiro. Formador da paróquia. Com mais de vinte anos de exercício sacerdotal, imprimiu a nossa Paróquia o verdadeiro sentido religioso. Com tradições, missa em latim, comunhão em jejum, o Padre Phileto sempre foi estimado por toda a a comunidade. Apesar de todas as suas exigências.

Com o Apostolado da Oração, as cantoras e, também, formadoras da paróquia, deixou uma ordem impressa pelo trabalho e organização. Sempre elogiada pela Diocese.

As grandes festas de São Roque duravam nove dias. Filarmônicas Erato, Euterpe, de Nazaré, Filarmônicas de Ipirá, da Polícia Militar de Ilhéus; festas populares, novenas e procissões sempre concorridas. Um dancing no meio do jardim, ao lado de quermesses, parques e barraquinhas do povo.

Padre Flamarion – teve a primazia de benzer a pedra fundamental da novo Igreja matriz, sendo a primeira laje colocada no tempo do Padre Emanuel Ranchela, em 1968.

- Padre João Oiticica, com sua humildade e paciência, no período das Irmãs da Sagrada Família.

- As ditas irmãs, Emerenciana, superiora, Assunta, Irene e Luciana realizaram importante trabalho educativo e religioso na nossa cidade. Outras irmãs: Adi, Angélica, Isolina, Lívia, Magna.
e Augusta.

_ Padre Joselito, em plena ação do Concílio Vaticano II, imprimiu em nossa paróquia, verdadeira consciência religiosa. Com a Lúmen Gentium, com uma equipe maravilhosa, realizou vários Cursos de Igreja. Nascido em Carangola, com o Padre Santana. Veio de lá para Ubatã, depois, Ipiaú e, daqui, para Salvador, como Bispo Auxiliar, Dom Tomás Murfe. O Curso de Igreja foi realizado em algumas cidades, como: Santo Antônio, Buerarema, Jaguaquaa, Jequié, Itagi, Ibitupan, Ibirataia. Grandes realizações nessa fase da Paróquia.
                                                             
Padre Francisco Xavier, fazedor de rezas. Além de criar várias igrejas, criou o importante e fundamental Centro Paroquial de Ipiaú, Que tem seu nome. Importante e inesquecível obra do Padre Xavier. Todos os fiéis colaboraram com suas construções.

- Padre Guy, francês, marcou sua  presença, com sua liturgia. Inclusive, narrava a influência da segunda guerra mundial em sua vida de sacerdote. Esteve preso, sofreu muito. a visita do Papa João Paulo II, no Brasil, coincidiu com a presença do padre Guy Curta, mas boas lembranças.

- Padre Evandro. Com pouco tempo de ordenado, inteligente, estudioso, primor pelas celebrações e bom conhecimento da História da nossa Igreja.
 
- Padre Ednilson, monsenhor, sempre aberto ao diálogo, alegre. Admirado pelas  belas homilias.

- Padre Nilton Conceição desde o ano de 2009, encontrou muito trabalho e, com sua  humildade, tem conseguido êxito em sua missão. Conta inclusive com uma excelente equipe de colaboração que o ajuda nos trabalhos gerais da Igreja, desde a limpeza, a ornamentação, ministros da eucaristia, canto, liturgia e as próprias celebrações, na sua ausência.

- A Diocese de Ilhéus e seus  Bispos –

Dom Manoel Antônio de Paiva, paraibano – 16.08.1915, 1º Bispo da Diocese de Ilhéus.

  • Dom Eduardo foi o primeiro a visitar nossa Paróquia. Sua caminhada de Ilhéus.

Nas suas visitas a nossa Paróquia, percorria montado, de Ilhéus, passava por Destampina (hoje Itajibá, Japumirim). Após Longa caminhada, atravessava o rio de canoa e trocava de roupas, na residência do Sr. Domingos Castro; casa até hoje conhecida. Devidamente paramentado dirigia-se a casa Paroquial onde era recebido pelo padre Phileto e autoridades locais.

  • Dom Valfredo Tepe, um santo, inesquecível pela sua humildade e capacidade intelectual, escritor, filósofo, pregador emérito. Seus sermões ou palestras caracterizavam-se pela humildade e simpatia que irradiava para todos os fiéis. Escreveu, entre outros livros:  Presbítero, Porque sofremos?, O sentido da vida.

Dom Mauro, mineiro, Bispo da Diocese de Ilhéus desde 2003. Na sua gestão as paróquias tem funcionado regularmente, estando estão no momento presente festejando o centenário da Diocese que acontecerá 20 de outubro de 2013.

Como parte desta comemoração Dom Mauro e sua equipe organizaram a visita do Padroeiro São Jorge por todas as paróquias das cidades da Diocese.

Coube a Paróquia de São Roque, que comemora seus 82 anos de existência, a visita de São Jorge. Isso aconteceu de 11 a 17 de junho, semana essa, festejada por varias palestras, enriquecendo a festa do centenário. Entre os palestrantes contamos com palestras, inclusive, do Padre Gil conhecido e estimado por toda a comunidade.

No dia 18 de junho, concluída a visita de São Jorge, partiu em direção a Barra do Rocha onde foi recebido pelo Padre e o povo da Paróquia em comemoração aos festejos citados.

Os Bispos Dom Manoel Antônio, Dom Felipe Conduru, Dom Benedito Zorzi, Dom João Rezende Costas e Dom Frei Caetano, bem como as Missões fazem parte integrantes das comemorações do centenário da Diocese de Ilhéus.

Bispos da Diocese de Ilhéus: nove bispos:
- Dom Manoel Antônio de Paiva, paraibano – 16.08.1915
- Dom Frei Eduardo José Herbehold, 1931 – 1939, considerado um homem de Deus. Fundou várias paróquias.
- Dom Felipe Conduru Pacheco, 1941 – 1946.
- Dom Benedito Zorzi, do Rio Grande do Sul, 1946 - 1952.
-  Dom João Rezende Costa, mineiro, 1953 – 1957.
- Dom Frei Caetano Antônio Lima do Santos, baiano, 1958 – 1969.
- Dom Valfredo Bernardo Tepe, alemão, 1970 - 1995. 25 anos de Bispado. Escritor, pastor, o mais querido bispo de toda a Diocese.
- Dom Mauro Montagnolli, CCS, mineiro, 1996.
A diocese conta, atualmente, com 49 presbíteros, sob o comando do Bispo Dom Mauro, sucessor de Dom Tepe.

Durante todo esse tempo, graças a Deus, pela peregrinação da nossa igreja. Sempre estivemos certos, confiantes, de que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Por isso, com fé redobrada, como o disse João Paulo II:
Não tenhamos medo.

Jesus Ressuscitado caminha conosco!

Deus abençoe a nossa Diocese e todas as suas Paróquias, seus bispos, seus ministros, seus vigários, seus fiéis. 

Nossas homenagens a todos.



Hino do Centenário da Diocese de Ilhéus - Letra e Música: José Raimundo Galvão


Refrão: EM HONRA DO DEUS UNO E TRINITÁRIO
ELEVA TEUS LOUVORES PARA OS CÉUS
E VIVE TEU PRIMEIRO CENTENÁRIO  
DIOCESE DE SÃO JORGE DOS ILHÉUS

1.O DOM DE DEUS AQUI PLANTADO
QUE SE CHAMOU DE VERA CRUZ
DIZ NO PRESENTE OU NO PASSADO
QUE O NOSSO POVO É DE JESUS
Refrão: EM HONRA DO DEUS UNO,,,

2.NA FÉ DOS MARTIRES DA IGREJA
SÃO JORGE E SÃO SEBASTIÃO
A NOSSA VIDA SEMPRE SEJA
SEMENTE FÉRTIL DE CRISTÃO
Refrão: EM HONRA DO DEUS UNO...

3. O TESTEMUNHO DOS PASTORES
NA UNIDADE DO AMOR
ABRIU CAMINHOS PRECURSORES
DE UM SÓ REBANHO UM SÓ PASTOR
Refrão: EM HONRA DO DEUS UNO

4.JAMAIS ESPERE QUALQUER GANHO
QUEM NO CAJADO PÕE AS MÃOS
ESTAR A FRENTE DO REBANHO
E BEM SERVIR AOS SEUS IRMÃOS
Refrão: EM HONRA DO DEUS UNO

5.O QUE  NÓS VIMOS E OUVIMOS
ANUNCIAMOS   SEM TEMOR
NA MESMA FÉ NOS REUNIMOS
CUMPRINDO A ORDEM DO SENHOR
Refrão: EM HONRA DO DEUS UNO...

6.E NÃO SE APAGUE DAS MEMORIAS
QUE NA ALEGRIA OU NA AFLIÇÃO
NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS
É GRANDE FORÇA E PROTEÇÃO
Refrão: EM HONRA DO DEUS UNO...

7.NO PLENO AMOR DO PAI CELESTE
E DE JESUS O FILHO SEU
O SANTO ESPÍRITO REVESTE
DE IMENSA LUZ O JUBILEU 
Refrão: EM HONRA DO DEUS UNO...


Contribuição de
Wanda e Tatai