DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA
Ano A - Mateus
06 de fevereiro de 2011.
Dia do Senhor
5º Domingo do Tempo Comum
Oração do Dia
Senhor, vós que fizestes de mim sal da terra e luz do mundo, impimi em nossa mente e coração, esse desígnio divino, servindo e amando sempre os menos favorecidos.
1ª Leitura - Isaias 58, 7 - 10
7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
9 Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia.
Salmo – 111, 1 - 5
1 Louvai ao Senhor. De todo o coração darei graças ao Senhor, no concílio dos retos e na congregação.
2 Grandes são as obras do Senhor, e para serem estudadas por todos os que nelas se comprazem.
3 Glória e majestade há em sua obra; e a sua justiça permanece para sempre.
4 Ele fez memoráveis as suas maravilhas; compassivo e misericordioso é o Senhor.
5 Dá mantimento aos que o temem; lembra-se sempre do seu pacto.
2ª Leitura –1Coríntios – 2, 1 - 5
1 E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
4 A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder;
5 para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Evangelho - Mateus 5, 13 – 16
13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
15 nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
“Vós sois sal da terra e luz do mundo”
Comentário do Evangelho
- Jesus nos fez sal da terra e luz do mundo –
No evangelho de hoje, Mateus nos diz que Jesus chamou-nos sal da terra, se bem refletido, o Mestre nos coloca numa posição jamais vista antes. O sal é o tempero, o equilíbrio no sentido figurado e espiritual. Jesus nos dá com este sal da terra o verdadeiro sentido da perfeição humana,
De imediato, o Filho de Deus nos adverte, ao dizer que esse mesmo sal que equilibra, dá o gosto ideal, nos faz a caminho do bem-estar nosso e em comunidade, tem de ser dosado. Nem sal demais, nem sal de menos, sob pena de se perder tudo: o sabor, o gosto, a perfeição, a vida.
Do mesmo modo, o Mestre nos chamou de Luz do mundo. Ora, a luz nos abre os olhos, faz-nos ver de verdade, distinguir o que se passa no mundo.
Escondida, ofuscada pelas coisas do mundo, de nada serve a luz; Apagada a luz, surgem as trevas, e o homem se perde. Afastamo-nos de Nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira LUZ de todo o universo; ontem, hoje e eternamente.
Grande lição do mestre. Resta-nos atentar para essa Verdade, nos apegarmos a ela e o mundo será melhor, mais humano, mais divino e todos, sem exceção se beneficiarão dessa LUZ que vem do céu.
Na primeira leitura, o profeta Isaías fala na necessidade de se repartir o pão. Paulo aos coríntios, menciona que o assunto entre privilegia o nome de Jesus.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
Bom Domingo para todos.
Wanda e Tatai
06.01.2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário