domingo, 20 de maio de 2012

Quase ninguém tem tempo

- Quase ninguém tem tempo -



“Se ouvires a voz do vento, chamando sem cessar

Se ouvires a voz do tempo, mandando esperar...

A decisão é tua...

São muitos os convidados; são muitos os convidados...

Quase ninguém tem tempo...

Se ouvires a voz de Deus, chamando sem cessar...

Se ouvires a voz do mundo, tentando te enganar...

A decisão é tua.

São muitos os convidados, são muitos os convidados...

Quase ninguém tem tempo.

O trigo já se perdeu, cresceu, ninguém colheu.

O mundo passando fome, passando fome de Deus!

A decisão é tua...

Quase ninguém tem tempo...”


Linda música, maravilhoso cântico de Igreja. Para os que sabem letra e música, que cantem bem baixinho e ouçam que conteúdo tem este poema cristão.

Em quase todas as suas parábolas, Jesus sempre conclui:

Quem tem olhos, que veja... Quem tem ouvidos que ouça...

Todavia, quase ninguém escuta, poucos ouvem a voz da razão, percebem o que nos diz a natureza, sobretudo, a voz de Deus que nos fala o dia inteiro.

Quase ninguém tem tempo.

Está todo mundo ocupado com seus negócios, seus afazeres, suas preocupação que, a cada dia, aumentam mais. Ao mesmo tempo, todos, querem falar dar opiniões, sugerir, “achar”, sem o mínimo cuidado de ouvir ou prestar atenção à natureza, ao bom senso, que os outros dizem.

O ego se faz mais forte e impede que nosso Eu divino tenha seu lugar. Ignoram a importância do escutar, ouvir, em silêncio, o Sopro, a voz de Deus. Esquecemos que Deus nos fala de mil maneiras, tanto no estado vigília, quanto no mais profundo sono.

A voz do mundo é mais estridente, grita ou berra mais. Todavia pouca coisa nos diz nem sempre merece confiança. O silêncio fala mais forte, é mais profundo e atinge nosso centro. Fala-nos direto à consciência. Como diz São Paulo, o silêncio nos fala ditos indizíveis.

Aprende-se muito mais ouvir que falar. E não se corre o risco de falar, falar e nada dizer. Infelizmente, o vozerio é grande, o gosto de ouvir a própria voz dá prazer e lá se vão os discursos vazios de conteúdo: não informam nem educam.

De primeiro, era um prazer, uma coisa gostosa ouvir falar os mais velhos, mais calejados, experientes, com histórias e exemplos de vida. Mesmo as histórias da Carochinha ou de João e Maria eram encantadas e faziam bem serem ouvidas.

Quase ninguém tem tempo.

Tempo para ouvir e por em prática a Palavra e transformar o mundo. Ninguém se entende, a violência atinge momentos fora do normal, o desamor impera em todos os cantos.

Não há mais cidade grande ou pequena para abrigar a violência. Ela está em todos os lugares e as balas perdidas, os assaltos, os malditos seqüestros, as corrupções dão as cartas. Lá se vão por água abaixo os valores, os sentimentos, a voz da razão e dos direitos humanos.

A hora é de reflexão; hora de agradecer a Deus a vida, o pão, o vestido, a morada, Necessitamos de silêncio, de meditação, de intensa espiritualidade, se quisermos sobreviver ao caos que nos rodeia. Ninguém nos ouve nem ouvimos ninguém. Todos nós falamos ao mesmo tempo, uma das razões da nossa crise existencial.

Precisamos dar as mãos e rezar. Necessitamos rever a vida e perceber que a partilha e a solidariedade urgem. Todos, queiramos ou não, estamos envolvidos no processo de corpo e alma. O mundo encurtou e já somos Unidade.

O trigo já se perdeu, cresceu, ninguém colheu.

O mundo passando fome, passando fome de Deus!

Quase ninguém tem tempo...

A decisão é tua!
Wanda e Tatai

Ipiaú, 20 de maio de 2012


Nenhum comentário: