quinta-feira, 12 de junho de 2014


- Dia dos Namorados -
12.06.2014

- Minha querida namorada, Wanda




Casados há mais de 65 anos, o nosso namoro continua em alta, graças a Deus.
Esta crônica é dedicada a Você. Leia-a e ouça a canção de Cartola.

- Eu amo Você, Wanda! -

- As rosas não falam -
- Por favor: antes ou após a leitura do texto, ouça o belo canto de Cartola.

O poeta canta. As rosas não falam. É uma emoção sua, do poeta. Em sua canção, sentida, sofrida, amada, falava com o coração.

Para quem ouve o poema e acompanha os acordes da flauta e do violão, nada mais nobre  e emocionante. O violão e a flauta também sentem a dor e a saudade do poeta.  Sobretudo, sabem a historia do poeta e sonhador.

Como toda a natureza, as rosas também têm seu perfume que exalam por todos os jardins. Com seu perfume, nos fazem sentir, plenamente, sua singularidade, sua formosura, seu encanto e jeito todo especial de ser rosa. No jardim, na sala, no oratório, em todo o lugar ela é sempre mais uma criação de Deus.

Não choramos como o poeta. A Wanda, nossa Rosa é a matriz de todo o nosso clã e dela aspiramos seu perfume, sua beleza, sua ternura, sua timidez, sua voz, sua forma especial de ser gente. A nossa rosa Wanda fala. Todos os dias há mais de sessenta e cinco anos.

Por isso, só assim pode ser conceituada uma rosa.

“A rosa é uma rosa, uma rosa, uma rosa”

Por fim, aspiramos felizes, os seus sentimentos de esposa, mãe, avó, bisavó, sogra que é a nossa Rainha, a minha namorada Wanda.

W a n d a!

Tatai e toda a família

- As Rosas Não Falam – (Cartola)



Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão enfim

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar para mim

Queixo-me às rosas, mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai...
Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhar os meus sonhos
por fim.


Ipiaú. 12 de junho de 2014

segunda-feira, 2 de junho de 2014


Ascensão do  Senhor
(Mateus 28,16-20)
1º.06.2014

  
- Leiamos, atentamente.

16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara.

17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.

18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Vamos refletir:

As antigas alianças feitas por Deus e a humanidade falharam. Começou, então, uma Nova e Eterna Aliança, enviando o Criador Seu próprio Filho, a fim de nos trazer a salvação.

Nova história entre Deus e os homens. Escolhida pelo Criador, só a ação do Espírito Santo, Maria, virgem mãe, deu à luz, Jesus, Filho do Altíssimo. Judeu, como seus pais adotivos José e Maria, Jesus teve uma vida normal. Trabalhava na carpintaria do pai, frequentava as sinagogas e cumpria a leis judaicas. Como Filho do Homem, Jesus manteve-Se impecável em tudo o que fez e realizou. Foi perfeito.

Aos trinta anos, despedindo-Se dos pais, deu início ao Seu ministério. Encontrando-Se ás margens do rio Jordão, foi convidado por João a ser batizado. Foi quando, desceu o Espírito Santo. Em forma de pomba: eis o meu filho amado  no qual ponho toda a minha complacência.

Batizado, o Espírito levou-O ao deserto, onde foi tentado pelo diabo por três vezes, vencendo as tentações. Continua o Mestre na sua perfeição

Começou, então, Seu ministério na sinagoga de (Lc 4,21-22) onde declarou ser Ele, Jesus, Filho de Deus, o Messias, repetindo citação do profeta  Isaías.

Como dizem as Escrituras, Jesus escolheu seus apóstolos, entre os mais humildes pescadores  e gente do povo e fez pregações, anunciou   Reino, fez milagres. Rejeitado pelo seu povo, resistiu em Suas lições de amor. Os pequenos, os humildes, os excluídos sempre estiveram com o filho de Deus. Após mentiras e injúrias foi condenado e levado á cruz. Morreu e ressuscitou. Reencontrou-Se com os apóstolos, foi visto pelos que Ele acreditam e chegou o momento de voltar ao Pai de onde veio, como foi prometido na Nova e Eterna Aliança.

- Ascensão do Senhor -

18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito;

20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Absortos, confusos, saudosos, os apóstolos continuavam a olhar para o céu. Foi, quando, enquanto os apóstolos olhavam para o céu, aconteceu:

Atos, 1, 9-11

9Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
10 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco,
11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Conclusão: Após as lições do Mestre, do Seu verdadeiro exemplo de vida, só nos resta ouvir a Palavra, pondo-A em ação.
Como discípulos e missionários, voltemos nossos olhos para a terra e lá vamos nós.

Vamos evangelizar!
O mundo precisa de amor e de paz!
Aleluia!

Feliz Páscoa.


Wanda e Tatai