quinta-feira, 9 de outubro de 2008

EVANGELHO DO DIA

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA

Dia do Senhor!

28º Domingo do Tempo Comum


Edvaldo Santiago
Ano A – Mateus

12 de outubro de 2008

- Antes de ler o Evangelho de hoje, pare, pelo menos, um minuto, e reflita bem. Como passou a semana, em casa e no trabalho. Como tem sido sua convivência com a esposa, com os filhos, de modo geral, com todos (as) que o (a) rodeiam.

Oração do Dia

Pai, que o testemunho de Maria cale fundo no meu coração, transformando-me em perfeito discípulo de Jesus. E que eu possa conduzir muitas outras pessoas a crerem em teu Filho.


1ª Leitura - Ester 5, 1b- 2; 7, 2b-3

Salmos - 44(45)

2ª Leitura - Apocalipse 12, 1. 5. 13a. 15-16a

Evangelho João 2, 1 - 11

Primeira Leitura – Ester 5, 1b - 2; 7, 2 b - 3

...1b Ester se pôs no pátio interior do palácio do rei, defronte da sala do rei; e o rei estava assentado sobre o seu trono, na sala real, defronte da entrada.
2 E sucedeu que, vendo o rei à rainha Ester, que estava em pé no pátio, ela alcançou favor dele; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro que tinha na sua mão. Ester, pois, chegou-se e tocou na ponta do cetro.
7, 2b Qual é a tua petição, rainha Ester? e ser-te-á concedida; e qual é o teu rogo? Até metade do reino se te dará.
3 Então respondeu a rainha Ester, e disse: Ó rei! se eu tenho alcançado o teu favor, e se parecer bem ao rei, seja-me concedida a minha vida, eis a minha petição, e o meu povo, eis o meu rogo.
Salmo 45, 11 – 12ª
11 Então o rei se afeiçoará à tua formosura. Ele é teu senhor, presta-lhe, pois, homenagem.
12 A filha de Tiro estará ali com presentes;
12b os ricos do povo suplicarão o teu favor.
13a A filha do rei está esplendente lá dentro do palácio; as suas vestes são entretecidas de ouro.
14 Em vestidos de cores brilhantes será conduzida ao rei; as virgens, suas companheiras que a seguem, serão trazidas à tua presença.
15a Com alegria e regozijo serão trazidas;
15b elas entrarão no palácio do rei.
16 Em lugar de teus pais estarão teus filhos; tu os farás príncipes sobre toda a terra.
· Segunda Leitura – Apocalipse 12, 1. 5. 13a. 15-16a
1 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
2 E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz.
3 Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas;
4 a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe devorasse o filho.
5 E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
13a Quando o dragão se viu precipitado na terra,
15 E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada pela corrente.
16 A terra, porém acudiu à mulher.

A presença da mãe de Jesus

Evangelho João, 2, 1 - 11

1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus;
2 e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento.
3 E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho.
4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
6 Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas.
7 Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
8 Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram.
9 Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo
10 e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
11 Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.

Comentário do Evangelho

“Façam tudo o que ele vos disser”


Foi essa a expressão de Maria, nas Bodas de Caná, e sucedeu o milagre de Jesus: a água transformou-se em vinho. E vinho da melhor qualidade.
O evangelho de hoje é rico em liturgia, é precioso em conteúdo, maravilho em eventos;
Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Dia das Crianças. No Terceiro Dia (a Ressurreição), o Primeiro Sinal da messianidade de Jesus: Bodas de Caná.
Tanto nas leituras quanto no próprio evangelho, ressalta-se a figura da Mulher e sua importância na história dos homens e na história divina.
Em 1930, o Papa Pio XII proclamou Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, numa devoção à Maria, Imaculada Mãe de Jesus. Sua imagem colhida por três pescadores em outubro de 1717, quando lançavam suas redes no rio Paraíba, seno hoje venerada no Santuário Nacional em Aparecida do Norte.
Toda a liturgia de hoje é dedicada a Maria. Comecemos pelo Livro de Ester (primeira leitura), jovem judia que, tomada por esposa do rei Assuero, arrisca sua vida e salva seu povo da morte.
Em Apocalipse, vê-se a presença da mulher vestida de sol que surgiu no céu. Ameaça pelo dragão, símbolo da maldade, vence o perigo e sai exaltada, como símbolo, hoje, da comunidade cristã.
Como síntese e essência da liturgia, o evangelho de João, narrando o primeiro sinal de Jesus, nas Bodas de Caná. Ele, sua mãe Maria e seus discípulos foram convidados para um casamento em Caná da Galiléia.
Celebração das Bodas, sinal de amor, de fecundidade, de união entre as pessoas; a celebração da família, onde tudo começa e termina.
Na alegria da festa e das comemorações, o vinho acabou. Foi quando Maria, Mãe de Jesus, simplesmente, dirigindo a Seu filho, anunciou: o vinho acabou.
Numa estranha, então, a resposta de Jesus, dizendo: Mulher ainda não minha hora. Num sentido escatológico de que ainda não começou seu ministério, sua caminhada infinita, fazendo a vontade do Pai.
O que não impediu a Maria, divina mulher, de ordenar aos serviçais:
“Façam tudo o que ele vos disser”
E o Mestre, como diz o evangelho, mandou encher de água as talhas de pedra e ordenou que tirassem dessa água e a levassem ao mestre, a fim de verificar o que aconteceu. Qual não foi a surpresa de todos. A água transformou-se em vinho e vinho da melhor qualidade.
Eis o primeiro sinal do Messias, Filho de Deus. No terceiro dia, símbolo da Sua ressurreição.
Constatando o evangelho, fica-nos a figura imponente e divina da mulher. Maria, mãe de Jesus, dá sua colaboração, exerce sua influência, justamente nas bodas, na união da família, início de tudo na vida.
Cabe-nos, a nós todos, do mesmo modo, contribuir com nosso esforço, nosso carinho, nossa fé no homem, fé em Deus, prestigiar a mulher, dando-lhe lugar especial em nossa comunidade. Fazendo dela símbolo de perseverança e coragem.
Que Deus abençoe as mulheres e todas as crianças, pelo seu Dia, hoje.

Um bom Domingo para todos.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

12/outubro/2008

Nenhum comentário: