sexta-feira, 3 de outubro de 2008

EVANGELHO DO DOMINGO

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA

Dia do Senhor!
27º Domingo do Tempo Comum

Edvaldo Santiago
Ano A – Mateus
02 de setembro de 2008

- Antes de ler o Evangelho de hoje, pare, pelo menos, um minuto, e reflita bem. Como passou a semana, em casa e no trabalho. Como tem sido sua convivência com a esposa, com os filhos, de modo geral, com todos (as) que o (a) rodeiam.

Oração do Dia

Pai, transforma-me numa vinha fecunda onde encontres os frutos de amor, justiça e solidariedade tão esperados. Que eu jamais te decepcione, levando uma vida estéril. (Paulinas).

1ª Leitura Isaías 5, 1 - 7


Salmos 79(80)

2ª Leitura Filipenses 4, 6 - 9

Evangelho Mateus 21, 33 - 43

Primeira Leitura: - Isaías 5, 1 – 7

1 Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo.
2 E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que dessas uvas, mas deu uvas bravas.
3 Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julguem, vos peço, entre mim e a minha vinha.
4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que dessas uvas, veio a produzir uvas bravas?
5 Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será devorada; derrubarei a sua parede, e será pisada;
6 e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada, mas crescerão nela sarças e espinheiro; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.
7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.

Salmo 80, 1 – 7

1 Ó pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho, que estás entronizado sobre os querubins, resplandece.
2 Perante Efraim, Benjamim e Manassés, desperta o teu poder, e vem salvar-nos.
3 Reabilita-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos.
4 Ó Senhor Deus dos exércitos, até quando te indignarás contra a oração do teu povo?
5 Tu os alimentaste com pão de lágrimas, e lhes deste a beber lágrimas em abundância.
6 Tu nos fazes objeto de escárnio entre os nossos vizinhos; e os nossos inimigos zombam de nós entre si.
7 Reabilita-nos, ó Deus dos exércitos; faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos.
Segunda Leitura – Filipenses 4, 6 - 9


6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

Os trabalhadores da vinha

Evangelho – Mateus 21, 33 – 43


33 Ouvi ainda outra parábola: Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país.
34 E quando chegou o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos.
35 E os lavradores, apoderando-se dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram.
36 Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros; e fizeram-lhes o mesmo.
37 Por último enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho terão respeito.
38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança.
39 E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram.
40 Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?
41 Responderam-lhe eles: Fará perecer miseravelmente a esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe entreguem os frutos.
42 Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?
43 Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos.

- Comentário do Evangelho

O texto de hoje, de Mateus, focaliza problemas e conflitos na vinha.seus trabalhadores. Tem a mira direta da “casa de Israel”. Vê-se bem como, na primeira leitura, o profeta Isaías se expressa. Vendo que sua vinha só estava produzindo uvas azedas, o dono dela resolveu abandona-la. a função da vinha era´dar bons frutos, uvas doces.
Como sempre o povo judeu – sacerdotes, escribas, fariseus, doutores da lei – julgando-se donos da verdade, exploram o povo, exploram os mais pobres, usando de seus pretensos poderes. Julgam-se autoridades, no intento de prejudicar toda a comunidade. E isso em nome de Javé, somente Deus dos poderosos.
A vinha foi arrendada. No tempo da colheita, o dono mandou colher os frutos. No entanto, por duas vezes, os lavradores espancaram os enviados para a dita colheita.
Não satisfeito com o procedimento dos lavradores, infiéis, Vendo como foram tratados seus servos, o dono da vinha enviou seu próprio filho, a fim de proceder a colheita.
Nem mesmo o filho do dono foi poupado. Significa que, até mesmo, o filho do dono da vinha foi poupado. Significa que o Filho do Homem, a pedra angular que sustenta todo o sistema foi recusado. Os donos do poder, rejeitaram o Filho de Deus e, por isso sofrerão a pena: o Reino de Deus lhes será tirado.
Em Filipenses, segunda leitura, aconselha a não ficarmos ansiosos, pois tudo de bom, de justo e honesto será reconhecido pelo Pai, na hora necessária.
Constatando, hoje, a Palavra de Deus, continuam os ricos e poderosos a influir em todos os setores, com intuito de excluírem os menos favorecidos. Todavia, a esperança, a fé continuam de pé e a justiça de Deus triunfará.

Bom Domingo para todos!

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

05.10.2008

Nenhum comentário: