sábado, 9 de maio de 2009

5º Domingo da Páscoa

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

10 de maio de 2009

Edvaldo Santiago

Dia do Senhor

5º Domingo da Páscoa

Oração do Dia

Pai, reforça minha união com teu Filho Jesus, de quem dependo para produzir os frutos que esperas de mim. (Paulinas).

· Leituras litúrgicas:

1. 1ª Leitura – Atos dos Apóstolos 9, 26 – 31

26 Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus.
28 Assim andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo,
29 e pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e disputava também com os helenistas; mas procuravam matá-lo.
30 Os irmãos, porém, quando o souberam, acompanharam-no até Cesaréia e o enviaram a Tarso.
31 Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava.

2. Salmo 22, 26b - 31

26. louvarão ao Senhor os que o buscam. Que o vosso coração viva eternamente!
27 Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações.
28 Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações.
29 Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, os que não podem reter a sua vida.
30 A posteridade o servirá; falar-se-á do Senhor à geração vindoura.
31 Chegarão e anunciarão a justiça dele; a um povo que há de nascer contarão o que ele fez.

3. 2ª Leitura - 1João 3,18 – 24

18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.
19 Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração;
20 porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
21 Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus;
22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.
24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado.

4. Evangelho – João 15, 1 - 8

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor.
2 Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.
3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.
4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.
7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.


Eu sou a Verdadeira Videira

Comentário do Evangelho- Permanecer na verdadeira Videira –

No Antigo Testamento, Moisés tinha o seu deus que se proclamava como “Eu sou Aquele que Sou”.

No Novo Testamento, Jesus Cristo, o Filho de Deus, por várias vezes, deu a Si mesmo, vários títulos como: “O Pão da Vida”, A Porta das ovelhas”, “O Pão que desceu do Céu”. “Eu sou a Ressurreição e a Vida”, “Eu sou o Bom Pastor” e outros títulos.

Hoje, no Evangelho de João, o mestre se autoproclama como “Eu sou a Videira”, nós somos os ramos e o PaI é o agricultor.

Nessa comparação, Jesus demonstra como quer que seja a sua comunidade. Unidade, coesa, plena de harmonia, em permanência e sintonia com Ele, o Filho de Deus. Comunidade totalmente diferente da sociedade em que vivia, essa plena de dominação dos mais fortes, dos mais poderosos. Bem diferente da comunidade de então que vivia da exploração dos menos favorecidos, excluídos do sistema. Em detrimento com os excluídos, fora do sistema.

A videira é um símbolo importante do Povo de Deus. A bela comparação nos faz entender que Jesus Cristo nos quer, como amos, permanentemente unidos a Ele, sorvendo Sua seiva, pois sõ assim poderemos dar frutos, fazer justiça, viver em paz como irmãos.

Foi com seu povo que Jesus fez Aliança para que possamos produzir frutos. Desunidos, separados do Filho de Deus, nos transformaremos em galhos secos , improdutivos, incapazes de produzir. Só ouvindo Suas palavras, seguindo suas lições, é que estaremos unidos a Ele.

Os ramos separados de Jesus, secos, serão queimados, jogados fora. Enquanto os que Ele permenecem unidos, serão podados, cuidados, voltando sempre a dar frutos em abundância.

Aquele que tentar viver fora de Jesus não faz parte do Projeto de Deus, nesta parábola, considerado o Viticultor.

Por fim, nos lembremos que na comunidade do Discípulo Amado não havia hierarquia. Prevalecia sempre a igualdade entre todos os discípulos.

Resta-nos, então, como discípulos de hoje, como ramos viver em permanência constante, unidos a Jesus, ouvindo Sua voz e praticando seus ensinamentos.

Feliz Domingo para todos.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

10.05.2009

Nenhum comentário: