sábado, 2 de maio de 2009

4º Domingo da Páscoa

EVANGELHO DO DIA

Ano C – Marcos


03 de maio de 2009

João 10, 11 – 18


Edvaldo Santiago

• Dia do Senhor

• 4º Domingo da Páscoa

• Oração do Dia

Pai, que eu saiba entregar-me com toda confiança nas mãos de teu Filho - o bom Pastor - pois só assim estarei seguro de estar trilhando o caminho para ti. (Paulinas).

• Leituras litúrgicas:

1. Atos dos Apóstolos – 4, 8 - 12

8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos,
9 se nós hoje somos inquiridos acerca do benefício feito a um enfermo, e do modo como foi curado,
10 seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós.
11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular.
12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

2. Salmo 117, 1 – 3

1 Louvai ao Senhor todas as nações, exaltai-o todos os povos.
2 Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor.

2. 1João 3, 1 – 2

1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.
2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.

Jesus, o Bom Pastor.

Evangelho – João 10, 11 - 18

11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12 Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
13 Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.

Comentário do Evangelho

O Bom Pastor conhece suas ovelhas

Jesus, além da Porta das ovelhas, é o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Ele que conduz as suas ovelhas, dá conta delas e as dirige com um amor, bem diferente dos pastores comuns.

Em vez de usar de suas ovelhas, como o comum dos pastores, Jesus as dirige e orienta por todos os caminhos em que elas se encontrem. Um pastor raro, único, que dá ávida por todas elas.

O Mestre não é um mercenário, aquele que foge com a presença de lobos, aquele que pouco se importar com a vida das pobres ovelhas, sem pastor, nas mãos dos maus pastores.

A declaração é do próprio Jesus; Eu sou o bom Pastor, conheço minhas ovelhas e elas me reconhecem (v 14)

O Bom Pastor tem, ainda, outras ovelhas e delas, também, com o mesmo zelo. Assim como o Pai ama o Bom Pasto, de modo idêntica Ele ama as suas ovelhas.

Dentro desse profundo simbolismo, somos nós as ovelhas do Senhor Jesus Cristo. Ele nos ama e por nós, doou sus própria vida, na cruz humilhante, entre dois malfeitores.

Com essa atitude, com esse gesto de amor, ele se indispôs com a sociedade do Seu tempo, desafiando as leis, a hierarquia, que eram frontalmente contra os excluídos; as crianças, os escravos, as mulheres, os doentes.

Ficaram, até hoje, as lições do Nosso Pastor, Jesus Cristo, cujas lições indicam a paz, o amor, a partilha entre os homens. Mesmo na sociedade injusta e cruel em que vivemos.

Na primeira leitura, em seu discurso, Pedro dá testemunho do Bom Pastor, denunciando que a morte do Mestre foi obra dos donos do poder da época. Mas Jesus ressuscitou e está presente entre nós, nos meio de nós. Ontem, hoje e eternamente.

Bom Domingo para todos e

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


Wanda e Tatai

03.05.2009

Nenhum comentário: