quinta-feira, 16 de abril de 2009

2º Domingo da Páscoa

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ – BAHIA

• Dia da Igreja
• 2º Domingo da Páscoa

Edvaldo Santiago

Ano B – Marcos

19 de abril de 2009

Tempo pascal!
O tempo pascal vai do Domingo de Páscoa até o Dia de Pentecostes. É o dia da vitória plena Jesus ressuscitou. O Filho de Deus venceu a morte. A alegria e a esperança se juntam ao Amor Maior e a todos nós renasce a fé, a perseverança, a certeza de um mundo melhor.
No 2º Domingo da Páscoa, Jesus encontra-Se com os discípulos.
Antes de ler o Evangelho de hoje, pare e reflita bem. Está comprometido com seu tempo? Tem orado, tem agradecido a Deus pelas graças recebidas?
• Oração do Dia

Pai, abre todas as portas que me mantém fechado no medo e na insegurança, para que eu vá ao encontro do mundo a ser evangelizado. (Paulinas).

Leituras da Liturgia de hoje:

1ª Leitura - Atos dos Apóstolos 4, 32 - 35

32 Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
33 Com grande poder os apóstolos davam testemunho da

ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
34 Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos.
35 E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.

Salmo – 118, 1 - 5

1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
2 Diga, pois, Israel: A sua benignidade dura para sempre.
3 Diga, pois, a casa de Arão: A sua benignidade dura para sempre.
4 Digam, pois, os que temem ao Senhor: A sua benignidade dura para sempre.
5 Do meio da angústia invoquei o Senhor; o Senhor me ouviu, e me pôs em um lugar largo.

2ª Leitura - 1João 5, 1- 6

1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida
2 (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada);
3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
4 Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo seja completo.
5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas.
6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade;

- Evangelho - João 20, 19 - 31

19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.
20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor.
21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

- Jesus ressurreto aparece aos discípulos -

23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.
26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.
27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.
28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.
30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro;
31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Comentário do Evangelho

- Jesus aparece aos discípulos –

No capítulo 20 do Evangelho de João, há duas características marcantes:

Este capítulo ressalta dois discípulos que acreditam, por isso amam Jesus. São eles o Discípulo Amado, o próprio João e Maria Madalena a quem o Mestre apareceu na ressurreição. Dois outros discípulos não creram, por isso não amam Jesus: Simão Pedro e Tomé. Esses dois exigem provas da ressurreição. Querem ver para crerem.

De tal importância é este capítulo que culmina no Dia de Pentecostes, quando o Espírito de Deus aparece a todos os discípulos e testemunha todas as coisas pregadas e ensinadas por Jesus Cristo, o Filho de Deus.

2º Domingo da Páscoa. Para a Comunidade de João o Domingo é sempre o Domingo e o Dia da Ressurreição jamais se acaba. Inaugura-se, aqui, a vitória da Vida sobre a morte.

Todos comemoram a Páscoa, todavia os discípulos de Jesus, ainda com medo dos judeus, se reúnem a portas fechadas. Eis que, de repente, aparece Jesus Ressuscitado, põe-Se no centro deles e lhes dá a saudação de vida e de amor:

Paz Seja Convosco!

Alegraram-se os discípulos e no meio dessa alegria, Jesus mostrou-lhes as marcas das feridas oriundas da cruz, onde deu a Sua vida como exemplo de amor a todos nós.

Os versículos 21 e 22 exprimem de modo profundo a missão do Filho de Deus. Exprimem o sentido da própria vida de Jesus e a Sua Missão no mundo inteiro:

21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

Enviado pelo Pai ao Universo, trazendo a Paz e o Amor, assim também Jesus Cristo envia os seus discípulos, por extensão a todos nós a pregar a Boa Nova, a convidar a nos todos, de ontem, de hoje a celebrar a Palavra de Deus!

O Sopro, o Paráclito já antes anunciado, o Espírito Santo foi dado aos discípulos, servindo de testemunha de tudo o que o Mestre dissera.

Recebei o Espírito Santo!


E com poder do Espírito Santo, o ministério, a missão de perdoar e reter pecados de tantos quantos, na sua peregrinação, os procurem. Serão seus discípulos suas testemunhas nos quatro cantos do mundo.

Na primeira aparição de Jesus, Tomé não se encontrava. Ciente do que havia acontecido, declarou não acreditar. Só creria se visse os sinais e as marcas das feridas em Jesus e não lhes tocasse de verdade. Não creu. Só se constatasse ao vivo.

E o Mestre lhes apareceu outra vez, agora com a presença de Tomé. E, pediu ao discípulo incrédulo que verificasse suas feridas, metesse o dedo nelas, visse e tocasse no seu lado. Concluísse se era verdade ou não o que via a sua frente.

Tomé, que só creria se tocasse nas feridas de Jesus, num ímpeto de amor e de arrependimento, ajoelhou-se e proferiu sua Profissão de Fé que ecoa até hoje, como símbolo de reconhecimento da santidade e grandeza do Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo:

Senhor meu e Deus meu!

E a bênção do Ressuscitado:

Bem-aventurados os que não viram e crêem que
Jesus Cristo é o Filho de Deus, Redentor do Mundo!

A Missão agora é nossa. Dar testemunho de tudo o que aconteceu, ir pelo mundo, evangelizar, pregando a Paz, o Amor, a Solidariedade, a Partilha!

Feliz Domingo para todos!

Wanda e Tatai

19.04.2009

Nenhum comentário: