sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

10 de janeiro de 2010

ANO NOVO

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

BATISMO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Batismo e Missão

• Dia dos Dias
• Batismo de Jesus

Oração do Dia

Espírito de purificação, faze-me experimentar o batismo purificador de Jesus, que me liberta do pecado e do egoísmo, predispondo-me para o serviço generoso a meu próximo (Paulinas).

Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Isaías 42, 1 - 4. 6 - 7

1. Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.
2. Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas.
3. Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá,
4. até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos.
6. Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações;

7. para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas.

Salmo 28, 9 - 11

9. A voz do Senhor retorce os carvalhos, desnuda as florestas. E em seu templo todos bradam: glória!
10. O Senhor preside ao dilúvio, o Senhor trona como rei para sempre.
11. O Senhor há de dar fortaleza ao seu povo! O Senhor abençoará o seu povo, dando-lhe a paz!

Segunda Leitura – Atos 10, 34 – 38

34. Então Pedro tomou a palavra e disse: Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas,
35. mas em toda nação lhe é agradável aquele que o temer e fizer o que é justo.
36. Deus enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a boa nova da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.
37. Vós sabeis como tudo isso aconteceu na Judéia, depois de ter começado na Galiléia, após o batismo que João pregou.
38. Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele.

• Evangelho – Lucas 3, 15 - 16. 21 – 22

15. Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,

16. ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.

21. Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu

22. e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição.

Batismo de Jesus

- Comentário do Evangelho –

Batismo de Jesus aponta para o seu serviço

A festa do Batismo nos trás duas revelações ao mesmo tempo: Quem é Jesus e sua missão; Quem são seus seguidores e sua realização na sociedade.

A celebração eucarística de hoje nos aponta a chegada de um novo mundo com a implantação do projeto de Deus.

Há seis séculos antes de Cristo, no tempo do exílio da Babilônia, o profeta Isaías anunciava que um Messias enviado por Javé haveria de trazer ao mundo a justiça e a liberdade, mostrando em que consiste a verdadeira religião.

O Redentor, como diz Isaias no versículo 2:

Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas.

Ele veio e está entre nós para curar os cegos fazer aleijados andarem, curar os doentes, fazendo a justiça justa e dando prioridade aos menos favorecidos.

Em Atos, a segunda leitura, o discurso de Pedro reconhece a realeza de Jesus no cumprimento do projeto de Deus. Jesus é a Eterna Aliança de Deus com a humanidade.
Ele foi ungido pelo Espírito Santo e veio e está dentro de cada um de nós, a fim de que a justiça seja completa e sem distinção de pessoas.

Em seu Evangelho, Lucas trata do Batismo de Jesus, sobretudo na expectativa do povo, na interrogação em seus corações se João era ou não o Cristo.

João, precursor de Jesus tinha, sua comunidade e batizava em água para conversão dos pecados e o arrependimento, como prenúncio do Messias que já estava chegando. E de tão bonita a sua afirmação e humildade transcrevemos na íntegra as palavras de João, desfazendo essa dúvida se ele era o Messias ou não:

Ele tomou a palavra, dizendo a todos:
Eu vos batizo na água,
mas eis que vem outro mais poderoso do que eu,
a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias;
ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.

Jesus foi batizado, quando todo o povo também era batizado por João. Foi quando Jesus estando a orar, abriu-se o céu e, em forma de uma pomba, o Espírito Santo desceu sobre Ele. E como prova e testemunho de que Jesus Cristo é o Filho de Deus ouviu-se uma voz que dizia:

Tu és o meu Filho bem-amado;
em ti ponho minha afeição.

A voz que vem do céu é a voz do Pai proclamando quem é Jesus e como será realizada Sua missão. Jesus é assim o Messias que vai ser intermediário entre Deus e a humanidade num novo projeto de paz, de solidariedade, de justiça para todos. Jesus Cristo é a Grande Síntese, é o Alfa e o Ômega, que viveu e vive entre nós até o fim dos tempos.

Em cumprindo sua missão, João, que veio aplainar as veredas, fazendo a caminho para receber Jesus, Ele encerra o Antigo Testamento. Com Jesus e o batismo pelo Espírito Santo começa o mundo uma nova história de vida plena e liberdade com Jesus Cristo, o Messias o Salvador do mundo, o Servo Sofredor que veio servir a todos indistintamente.

Começa, aqui, com Jesus Cristo, o Novo Testamento.

Cabe-nos, então, uma responsabilidade muito grande que é servir. Servir sem interesses pessoais; servir por amor.

Assim sendo estamos realmente valorizando o Batismo do Senhor.

Bom Domingo para todos.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Wanda e Tatai

10.01.2010.

Nenhum comentário: