domingo, 17 de janeiro de 2010


DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

17 de janeiro de 2010

ANO NOVO

ANO SACERDOTAL


• Dia dos Dias
• 2º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Senhor, mais uma vez, ensina-nos a amar, ensina-nos a servir e a sermos sempre disponíveis ao Projeto do Pai.


Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Isaías 62, 1 - 5

1. Por amor a Sião, eu não me calarei, por amor de Jerusalém, não terei sossego, até que sua justiça brilhe como a aurora, e sua salvação como uma flama.
2. As nações verão então tua vitória, e todos os reis teu triunfo. Receberás então um novo nome, determinado pela boca do Senhor.
3. E tu serás uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real entre as mãos do teu Deus;
4. não mais serás chamada a desamparada, nem tua terra, a abandonada; serás chamada: minha preferida, e tua terra: a desposada, porque o Senhor se comprazerá em ti e tua terra terá um esposo;
5. assim como um jovem desposa uma jovem, aquele que te tiver construído te desposará; e como a recém-casada faz a alegria de seu marido, tu farás a alegria de teu Deus.

Salmo 95, 3 - 6

3. Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos as suas maravilhas.
4. Porque o Senhor é grande e digno de todo o louvor, o único temível de todos os deuses.
5. Porque os deuses dos pagãos, sejam quais forem, não passam de ídolos. Mas foi o Senhor quem criou os céus.
6. Em seu semblante, a majestade e a beleza; em seu santuário, o poder e o esplendor.

Segunda Leitura - 1Coríntios 12, 1 - 11

Coríntios, 12
1. A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância.
2. Sabeis que, quando éreis pagãos, vos deixáveis levar, conforme vossas tendências, aos ídolos mudos.
3. Por isso, eu vos declaro: ninguém, falando sob a ação divina, pode dizer: Jesus seja maldito e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo.
4. Há diversidade de dons, mas um só Espírito.
5. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor.
6. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum.
8. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito;
9. a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito;
10. a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas.
11. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.

Primeiro milagre de Jesus


• Evangelho - João 2, 1 - 11

1. Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
2. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
3. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.
4. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.
5. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.
6. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.
7. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima.
8. Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.
9. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo
10. e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.
11. Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Comentário do Evangelho

- Em Caná surge a nova humanidade –


• O evangelista João, o discípulo amado, enuncia, em sete milagres de Jesus, a Sua messianidade. Começa com as Bodas de Cana e conclui com a Ressurreição de Lázaro. Para este casamento, Jesus e Seus discípulos foram convidados.

As Bodas de Cana significam que o Pacto de Deus com a humanidade deu certo. A vida em família é o início de uma nova caminhada em busca do Reino de Deus. , Justamente, na família, come Jesus a mostrar que é Filho de Deus, o Verbo encarnado, nascido de Maria, sob a ação do Espírito Santo.

Tudo começou na ta de casamento em Cana da Galiléia. Caná significa “adquirir”. Nessa festa, Jesus, em a Nova e Eterna Aliança, vai adquirir um novo povo para Ele, razão maior da Sua missão entre nós.

Em plena festa, quando todos se animavam, o vinho acabou. Tristeza dos noivos, decepção para os convidados. O vinho terminou. Maria percebendo a decepção de todos, virou-se para Jesus e, simplesmente, anunciou que o vinho havia terminado. Falta grave, em virtude de o vinho, então, significava amor.

Até, então, jamais se poderia entender a resposta de Jesus, em tratando Maria por “mulher’, como Ele a tratou, como resposta á indagação da sua mãe. Tratamento tal só normal entre marido e mulher.

Todavia, Jesus chamou os interessados do casamento e ordenou-lhes que enchessem as talhas vazias de água e, seguida, convidassem o mestre de cerimônia, a fim de experimentar o novo vinho, razão do primeiro milagre de Jesus.

Mesmo dizendo Jesus que sua hora ainda não havia chegado, o milagre aconteceu e os convivas estranharam uma coisa. Normalmente serve-se, no fim de festa, o vinho mais ordinário, em virtudes de os convidados já se encontrar embriagados. E o vinho de Jesus foi aprovado por todos como o mais saboroso.

Como nas Bodas de Cana, a nossa tarefa, a tarefa da humanidade é obedecer a Jesus e servir. Servir, desinteressadamente, visando o bem-comom.

O conjunto de sofredores, marginalizados, excluídos do sistema, todo esse conjunto constitui-se, simbolicamente, na noiva de Javé, já anuncia Isaias na primeira leitura. Jesus é o esposo da comunidade!

Nossos dons vêm de Deus. São eles vários, todavia um só é o Senhor e é a Ele, só ao Devemos adorar a todo o momento. Sempre.


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


• Bom domingo para todos.


Wanda e Tatai


17.01.2010.

Nenhum comentário: