sábado, 1 de janeiro de 2011

Evanglho do Domingo

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano A - Mateus

02 de janeiro de 2011

Wanda e Tatai

Dia da Igreja


Domingo da Epifania do Senhor

Oração do Dia

Pai, com discernimento e humildade, os magos deixaram-se guiar até Jesus. Concede-me as mesmas virtudes, para que eu siga o caminho que me leva a teu Filho. (Paulinas).

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura - Isaías 60, 1 - 6

1 Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor.

2 Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.

3 E nações caminharão para a tua luz, e reis para o resplendor da tua aurora.

4 Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes se ajuntam, e vêm ter contigo; teus filhos vêm de longe, e tuas filhas se criarão a teu lado.

5 Então o verás, e estarás radiante, e o teu coração estremecerá e se alegrará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão.

6 A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos os de Sabá, virão; trarão ouro e incenso, e publicarão os louvores do Senhor.

Salmo 72, 1 - 4

1 Ó Deus, dá ao rei os teus juízes, e a tua justiça ao filho do rei.

2 Julgue ele o teu povo com justiça, e os teus pobres com eqüidade.

3 Que os montes tragam paz ao povo, como também os outeiros, com justiça.

4 Julgue ele os aflitos do povo, salve os filhos do necessitado, e esmague o opressor.
2ª Leitura - Ef 3, 2 - 3a. 5 - 6

2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,

3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, , pelo seu muito amor com que nos amou,

5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,

Os Reis Magos e a Sagrada Família

Evangelho de Mateus – 2,1-12

1 Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:

2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.

3 O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém;

4 e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.

5 Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta:

6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.

7 Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera;

8 e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.

9 Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.

10 Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria.

11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.

12 Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

- Comentário do Evangelho -

A adoração dos magos

Jesus nasceu em Belém da Judéia, no tempo de Herodes, Grande. Conta, assim, Mateus em seu evangelho de hoje.

Eis que de longe, do Oriente, vieram uns magos a Jerusalém, a fim de visitar o Menino Jesus que acabara de nascer. Perguntaram, então os magos;

- Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Vimos até aqui, seguindo a Estrela que nos guiou. Essa indagação deixou inquieto e perplexo o Rei Herodes, bem como toda a população de Jerusalém. Só falando em rei dos judeus, deixou-se o rei por demais perturbado.

Desse modo, chamando seus assistentes, sacerdotes, escribas, escrivães, a fim de se precaverem contra esse rei anunciado pelos magos, que acabara de nascer em Belém. Ainda não nascera, começou a oposição contra o Menino Rei, o Salvador do Mundo.

Inquieto, medroso, Hrodes procurou saber detalhes sobre o nascimento de Jesus, maquinando, planejando meios de eliminar o Menino Rei que lhe tirava o sono. Como respostas todos lhe diziam que estava escrito pelos profetas o nascimento de Jesus, o Messias prometido, aumento, ainda mais o seu medo.

Particularmente, chamou os magos e lhes inquiriu tudo sobre a estrela, a caminhada, a visão que tiveram eles sobre o Menino. E, quando O encontrassem, na sua volta avisassem a ele, o rei Herodes.

Prosseguindo viagem, os magos chegaram até o Menino recém-nascido e O encontram com sua Mãe Maria. Prostrando-se, adoraram o Menino Jesus e Lhe ofereceu ouro, incenso e mirra, como presentes pelo Seu nascimento.

Cumprida a missão, alegres, felizes por terem realizado sua missão, os magos voltaram a sua terra, não mais pelo mesmo caminho que vieram. Avisados em sonho, não seguiram o pedido de Herodes que querima vê-los e saber tudo sobre Jesus.

Cumpridas, assim as Escrituras sobre o a Epifana de Jesus.

Na segunda leitura, na carta aos Efésios, essa universalidade acontece com a admissão dos pagãos à mesma herança que os judeus.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai


02.11.2011

Nenhum comentário: