domingo, 11 de março de 2012

Seguimento de Jesus

Seguimento de Jesus


No Capítulo 14, versículo 6 do evangelista João, o discípulo amado, Jesus disse:
Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida;
ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Divina afirmação de Jesus, priorizando o caminho, a verdade, a vida que são Ele, estão n’Ele e com Ele mesmo, Jesus Cristo, Filho do Altíssimo.

Ninguém pode ser realmente, feliz sem o seguimento destas três premissas sagradas: caminho, verdade e vida.

Para seguir o divino Mestre, temos de fazer opções, tomar decisões, crer, simplesmente, crer que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo, como o bem testificou o apóstolo Pedro.

Nem todo mundo tem a sorte dos pescadores, apóstolos, que ao chamado de Jesus, largaram suas redes, barcos e seus peixes e O seguiram, sem pestanejar. Não perguntaram quem era Aquele Homem e para onde os estava levando.

Sem pensar duas vezes, largaram tudo e seguiram Jesus.

Um outro cobrador de impostos, a serviço de Roma, publicano e não simpático à comunidade, Mateus. Estava ele em sua banca, com seus talões de impostos, quando Jesus passava e o viu. Sm se perguntar por que e como, o Mestre aproximou-se dele e disse:

- Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos” - Mateus 8, 22

E Mateus, que só pensava em dinheiro, largou tudo e seguiu Jesus. Lá ficaram sua profissão de cobrador, mesa, talões e, sem perguntar para onde ia, seguiu, Mateus 8, 22acompanhou o Mestre.

Mais um edificante exemplo dessa atitude, inexplicável e misteriosa, aconteceu com Zaqueu. De estatura pequena, rico, curioso de ver o Filho do Homem.

Muita gente, na praça, todo mundo querendo ver o Rabi, Novo Profeta. Pequeno, querendo, também ver Jesus, Zaqueu subiu numa árvore. Foi quando Jesus, que sabia e sabe de tudo, olhou para ele, no alto do sicômoro e lhe disse que jantaria com ele em sua própria casa.
Toda Israel, hà séculos e mais séculos estava à espera do Messias. Os profetas já haviam anunciado a vinda de um Salvador.

Jesus era judeu. Nasceu em Belém da Judéia, viveu na pequenina cidade de Nazaré. Conhecido por todos como filho de Maria e do carpinteiro, José.

Como crer, então, que fosse ele o Messias, o Redentor do mundo? Manso e humilde de coração, não poderia ser o Messias guerreiro, valente, capaz de derrubar o poderoso Herodes, o Grande. Em vez do general de espada à cintura, montado num belo cavalo, eis que surge o filho de um carpinteiro, de Nazaré, alçando-se a Messias Salvador. Como acreditar?

Jesus de Nazaré, o mesmo Jesus Ressuscitado transformou o mundo. Ele dividiu o tempo, implantou o Reino de Amor e nos fez descobrir novos rumos por ande andar, livres, solidários, comprometidos com o amor e a verdade.

Na Sua mansidão e humildade Jesus foi a Luz. Insatisfeito com o sistema vigente, Ele foi herói, visionário e revolucionário. Defensor dos injustiçados, lutou até a morte pela vida e liberdade de todos. Sem medo, firme em Suas pregações, jamais, desde o inicio, mostrou e demonstrou ser o Messias, o Enviado de Deus. Fez-Se amado, tímido e odiado a um só tempo. Os donos do sistema queriam a Sua morte. Os pobres e oprimidos queriam a Sua vida.

No Evangelho de Mateus, Capítulo 16. versículo 24, estão estas condições. Atentemos à leitura.

“Então disse Jesus aos seus discípulos:
Se alguém quer vir após mim,
negue-se a si mesmo,
tome a sua cruz,
e siga-me”

a) Negue-se a si mesmo.
b) Tome a sua cruz
c) (só após isso) e siga-me.

Sem pretensões s doutrinárias, teçamos algum comentário.

1. Negar-se a si mesmo

Psicologicamente, Negar-se a si mesmo, tem a ver com o nosso ego, o núcleo da consciência. É o nosso cartão de apresentação; eu minúsculo que quer estar sempre à frente, aparecer, ser visto e cortejado, É a face do egoísta, pessoa que só pensa em si mesma. Não pode seguir Jesus.

Negar-se a si mesmo é ser desprovido, conscientemente, da vaidade, do orgulho, da inveja; é sentir-se feliz com o sucesso do seu irmão, seu próximo.
Renunciar a si mesmo é perdoar aos que lhe fazem mal; perdoar seu inimigo. Esquecer-se de si mesmo, compartilhar-se do sofrimento alheio. entre Deus e o dinheiro, agir diferente daquele jovem que queria ter a vida eterna. Sabia tudo os mandamentos, todavia, muito rico, desistiu do Reino. Preferiu o dinheiro

Negar-se a si mesmo é amar, gostar, vivem em comunidade, curtindo, sorrindo, chorando, sendo igual a todos, seja qual for sua situação econômica, política ou social.

Aquele que deseja seguir Jesus renuncie aos seus propósitos pessoais. Procure fazer como o fizeram os apóstolos, Zaqueu, Mateus. Maria Madalena, Pedro, Paulo e outros verdadeiros cristãos

Seguir Jesus

Lembremo-nos do episódio, quando Jesus foi procurado pelos seus pais José e Maria, no Templo. Está em Mateus 12, 47 – 50;

47 Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo.
48 Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?
49 E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50 Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

Como já dissemos acima, o amor a Jesus Cristo é radical. Nada o precede. Porque Jesus é o Messias, o Redentor, o Alfa e o Ômega.

Jesus Cristo e preexistente à criação do mundo. Ele é anterior a Moisés, Davi, Abraão. Nada do que foi feito para a criação do mundo foi feito sem Jesus Cristo, Filho de Deus.
No Evangelho de João, 30, 10 Jesus expressou assim:
Tomar a sua cruz

Eu estou no Pai, o Pai está em mim.

2. Tomar a sua cruz

A cruz , símbolo do Cristianismo, é o marco, o instrumento em que Jesus sofreu, morreu e ressuscitou. Sinal do cristão, exemplo do Único Homem que venceu a morte: Jesus Cristo, Filho Unigênito do Pai.


A cruz

Tomar a sua cruz é assumir a vida inteiramente, com profunda fé em Deus e dar sentido a ela, tornando-se digno, correto de atitudes, amante da paz e da justiça. Em qualquer circunstância, fazer a vontade do Pai e não a sua vontade.

Tomar a sua cruz é assumir o compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo, vivendo-o de modo integral e levar sua Boa Notícia aonde quer que vá: na família, no trabalho, no recreio, a qualquer hora, a qualquer tempo.

Tomar a sua cruz é entrar pela porta estreita, vivendo a realidade presente, lutando, honestamente, pela sobrevivência; Jamais aventurarar-se a entrada da porta larga, onde estão as coisas más e desaconselháveis: o erro, a mentira, a corrupção.

Tomar a sua cruz é compartilhar com os irmãos das mesmas alegrias e dificuldades, vivendo os mesmos momentos; Lutar sempre em favor dos menos favorecidos. É amar, viver em união, priorizar a paz, a justiça social,

3. Siga-me

Seguir Jesus é ser discípulo e missionário. É estar disponível, pensar como Ele pensou, viver como Ele viveu. Abandonar-se nas mãos de Deus, sem interrogações nem reticências. Amor radical ao Ressuscitado e aos Seus princípios.

Só se pode ser plenamente feliz, em seguindo os passos de Jesus. E é o nosso divino Mestre que estabelece condições para quem quiser segui-lO.

Seguir Jesus é andar no mesmo caminho que ele andou, ser a verdade que Ele é ter a vida plena que Ele trouxe para todos.

Seguir Jesus é ser e esta disponível sempre em favor da justiça e proteção para os mais fracos.

Seguir Jesus é ser humilde, paciente, corajoso pacifico e ter um profundo amor por todos aqueles que estão em dificuldade. É ser amoroso, compassivo e misericordioso.

Para seguir Jesus, como Ele, é fazer a vontade de Deus em todas as coisas e amar o próximo como Ele nos ensinou.

Para seguir Jesus é fazer como os santos fizeram que viveram, sofreram, deram vida por amor aos pobres e necessitados.

A exemplo do apóstolo Paulo, antes, implacável perseguidor da Igreja, a um dos cristãos mais fiéis e seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo. :

“Estou crucificado com Cristo;
logo, já não sou eu quem vive,
mas Cristo vive em mim.”
(Gálatas 2.19-20)

Andar nos caminhos da fé, amar o próximo, vigiar e orar permanentemente viver e pregar o evangelho são caminhos seguros de seguir Jesus.


Salvador, 12.07.2010.

03.10.2010.

Nenhum comentário: