quarta-feira, 4 de abril de 2012

Celebração Eucarística

Primeira Celebração da Eucaristia e
Instituição do Sacerdócio

• A Missa, a Celebração Eucarística, foi instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo, na ocasião da Páscoa dos judeus, sendo Ele mesmo o Celebrante, o primeiro Sacerdote.

Ceia do Senhor

Trata-se da Ceia do Senhor de um modo distinto em cinco passagens do N.T. : nas três narrativas dos Evangelhos, quando se referem à sua instituição - em 1 Co 10 - e em 1 Co 11. os nomes pelos quais é conhecida esta ordenação no N.T. são: o ‘partir do pão’ (At 2.42), e a ‘ceia do Senhor’ (1 Co 11.20).

Esta cerimônia foi instituída na véspera da morte de Jesus Cristo, e na presença dos Seus discípulos mais intimamente a Ele ligados.

Há uma estreita conexão entre a ceia do Senhor e a morte de Cristo. Duma maneira solene e enfática Ele afirmou que era o pão do céu para vida do mundo - e que era absolutamente necessário que cada um comesse a Sua carne e bebesse o Seu sangue para receber e conservar a vida eterna.

E assim, Ele ensinou a absoluta necessidade de participar da Sua morte para a posse da vida eterna. Em vista da clara referência feita à Sua morte, vê-se logo a relação entre aquelas Suas palavras e a ceia do Senhor instituída na véspera da Sua paixão.

Vamos, agora, examinar nos seus pormenores a linguagem de Cristo na instituição da ceia. A instituição foi imediatamente depois da refeição da Páscoa.

Tomou Jesus primeiramente o pão, e depois o cálice, bendizendo a Deus por um, e dando graças pelo outro. Com efeito, dirige a Deus louvores e dá-lhe graças. E no ato de partir o pão, disse Jesus:

‘Tomai, comei - isto é o meu corpo’, e quando tomou o cálice exprime-se deste modo: ‘isto é meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados’ (Mt 26.26,28).

‘Em memória de mim’ (Lc 22.19) que dizer ‘para recordação’, sendo a lembrança do fato o fim primário e fundamental da instituição. E ‘fazei isto’ significa ‘praticai este ato’. Deve haver um determinado exame e discernimento - isto quer dizer que cada um deve discernir espiritualmente o fim sagrado e os desígnios do ato.

’ Recordamos o Salvador e o Seu sacrifício para o nosso bem. Mas o pão deve ser comido e o vinho deve ser bebido. isto quer dizer que não se trata simplesmente de uma lembrança, mas de uma aplicação a cada crente. Devemos, em nossos corações, ‘alimentar-nos dele por fé’, praticando o ato não em segredo e isoladamente, mas em companhia de outros, em comunhão com todos, em comunidade.(Fragmentos – Pe. Luizinho da Canção Nova - Internet).

O evangelista Lucas, que não conviveu com Jesus, narra o momento divino em que foram instituídos o Sacerdócio e a Eucaristia.

Vejamos o capítulo 22:
.9 Perguntaram-lhe eles: Onde queres que a preparemos?
10 Respondeu-lhes: Quando entrardes na cidade, sair-vos-á ao encontro um homem, levando um cântaro de água; segui-o até a casa em que ele entrar.
11 E direis ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?
12 Então, ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado; aí fazei os preparativos.
13 Foram, pois, e acharam tudo como lhes dissera e prepararam a páscoa.
14 E, chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.
15 E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão;
16 pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
17 Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
18 porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.

, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.
47 E estando ele ainda a falar, eis que surgiu uma multidão; e aquele que se chamava Judas, um dos doze, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar.
A Missa, a Celebração Eucarística, toda ela, consiste no Memorial, na Memória da Vida, Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo.
O ato da comunhão é pessoal e intransferível. Crer ou não crer na hóstia consagrada!. Ter fé ou não ter fé.
Eis por que motivo o Celebrante pronuncia, após a santificação do pão e do vinho. Já não mais pão e vinho, mas o Corpo e Sangue de Cristo.
Eis o mistério da fé!

Wanda e Tatai
04.04.2012

Nenhum comentário: