domingo, 22 de abril de 2012

“Hoje se cumpriu este oráculo

“Hoje se cumpriu este oráculo

que acabais de ouvir”

Lucas 4, 1 – 24

O texto que comentamos é por demais profundo, misterioso, sagrado. A magnitude do Mestre, que se apresenta como o Messias.

É o cumprimento de uma profecia, o anúncio, da Boa Notícia sete séculos depois de Cristo.

Para melhor compreensão e profundidade do texto, dividiremos o texto em três partes distintas e significativas: Nascimento, Batismo, Messianismo.

I, Nascimento

No ano 7 a.C., nasceu em Belém da Judéia, Jesus Cristo, Filho de Maria e Jose, o carpinteiro. Com o anúncio de Anjo Gabriel, sob a ação do Espírito Santo, nasceu o Filho do Altíssimo, Emanuel, Deus conosco. Era Jesus galileu.


Nascimento do Menino Jesus.

esus era judeu, nascido de uma judia, mulher santa e escolhida. Na estalagem, em Belém, onde foram recensear-se, não havia lugar para José e Maria, prestes a a dar à luz o Menino Jesus, Este nasceu numa manjedoura, tendo como palco a natureza, pastores e animais domésticos. Assim nasceu o Filho de Deus.

Desde os tempos imemoriais, civilizações e mais civilizações aguardam um Messias, uma espécie de rei poderoso, que viesse trazer paz, ordem e jus atiça ao mundo.

O anúncio do profeta era a “vinda de um Messias de natureza espiritual, que nasceria de uma virgem, sofreria terríveis dores e uma morte cruel, para salvar a Humanidade”.

Realizou-se, assim, o anúncio do Anjo Gabriel a Maria. Eis que nasceu Jesus, o Filho do Altíssimo, Deus conosco, Emanuel. O Messias!

Com o decreto de Herodes - matar todas as crianças de até dois anos de idade -, começa a perseguição a Jesus, Filho do carpinteiro e de Maria.

Desde então, começam José e Maria a viverem uma vida inteira dedicada ao Menino. Mal sabiam os dois a imensa responsabilidade que carregavam e do valor que tinham ambos para Deus. O Deus invisível deu a Maria e a José a sagrada incumbência de educar, de proteger, de zelar pelo Seu Filho, Deus visível. José e Maria viam Jesus crescer e ela pensava de si para consigo:

E o Menino crescia em graça e sabedoria.

Aos doze anos discute com os doutores no Templo,

deixando-os assombrados, perguntando a si mesmos:

de onde vem tanta sabedoria desse Menino?

Jesus crescia e vivia na comunidade, como um cidadão normal. Trabalhando com José na carpintaria e assistindo sempre sua mãe, Maria, ouvindo-a e lhe dando total atenção. Sabia Jesus, desde o Seu nascimento, por que razão o Pai O enviou à terra. Filho de Deus que é, jamais prevaleceu desta sagrada condição, para agir em qualquer lugar. Jesus aguardava a Sua hora.

Só mesmo nas Bodas de Cana,ao faltar vinho para os convidados, a pedido da Mãe Maria, foi a água transformada em vinho. Antes, porém, da realização do Seu primeiro milagre, lembremo-nos que Jesus lhe disse:

“Mulher, que tenho eu contigo?

Ainda não é chegada a minha hora”. (João 2, 4)

Todavia, a Mãe pediu e o milagre Filho foi realizado!

Alguns doutrinadores admitem que Jesus, dos doze ou dos dezoito anos conviveu com comunidades especiais, inclusive com os essênios, estudando com eles. A maioria, porém, crê e afirma que o Filho de Deus viveu em família, com seus pais adotivos, sendo educado por Maria, Sua mãe e aprendendo a profissão de José, carpinteiro. Do Nascimento até os trinta nos viveu o Jesus cristo com José e Maria.

A vida do Mestre, do nascimento à ressurreição e à ascensão aos céus é conhecida pela narração dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e Jô\o e outros evangelhos considerados apócrifos pela Igreja. em detalhes nos Evangelhos de Lucas e de Mateus.

Completou Jesus 30 anos de idade. Eis chegado o tempo!

II. Batismo de Jesus

Para maior compreensão dos desígnios de Deus, antes do inicio deste trecho ´é necessário conhecer o Prólogo do evangelista João, escrito nos anos noventa a cem anos da Era Cristã.

Trata-se do Prólogo de João, que trata, especificamente da preexistência de Jesus Cristo.

No princípio era o Verbo,

e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

“Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele,

e sem ele nada do que foi feito se fez”. (João 1, 1-3).



Batismo de Jesus e o Espírito Santo

Época em que Jesus Cristo começou Sua vida pública. Herodes. O Grande, Pôncio Pilatos governador da Judéia, Anás e Caifás sumos sacerdotes, os verdadeiros algozes de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Veio, então, a Palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto”. João Batista, o precursor de Jesus, em pleno deserto a clamar, anunciando:

Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.

João é a voz que clama no deserto e, por toda a região, prega o batismo do arrependimento e da conversão.

Ao lhe perguntarem como deveriam proceder, respondia ele: que fossem justos, solidários, honestos. Publicanos, soldados, judeus ouviram do precursor essa lição de amor e de justiça.

A todos os que o inquiriam se ele era o Cristo, ele respondia que, enquanto ele batizava com água, o Cristo, que há de vir, batizava no Espírito Santo.

Quando no Rio Jordão, João Batista batizava, avistou e chamou Jesus a fim de batizá-lO, como fazia a outros. Jesus aproximou-Se e foi batizado em água. No momento exato em estava sendo batizado, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz:

“Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo”.

Logo após o Batismo, cheio do Espírito, Jesus foi levado ao deserto e lá foi tentado, pelo diabo, após quarenta dias sem comer. Tentado por três vezes.

Jesus foi tentado a transformar pedras em pães, prostrado, adorar o demônio e, por fim, ordenou Jesus a atirar-Se do alto do Templo, com promessas de poder e de autoridade.

Após as frustradas tentações contra Jesus, o diabo foi embora. Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou para a Galiléia, tendo sido a Sua fama se espalhado por toda a região. Ensinou por toda parte e era o Filho de Deus sempre louvado.
Na sinagoga de Nazaré

Jesus anuncia a Si mesmo como o Cristo!

III. Messianismo

Jesus, Verdadeiro Homem, Verdadeiro Deus, dá-se a conhecer como o Messias!

Cumpriram-se as Escrituras Sagradas. O Messias, há tanto tempo anunciado e esperado, chegou. Chegou na Pessoa de Jesus Cristo, que está, por Deus, dentro de cada um de nós e conosco ficará ate o final dos tempos.

Vivendo com seus pais adotivos Maria e José, até os trinta anos de idade, chegou a hora de exercer o Seu Ministério: anunciar ao mundo o Novo Reino! Trazer e pregar a Boa Nova: a Paz, a Justiça, o Amor.

Batizado por João Batista, desceu do céu o Espírito de Deus e regozijou-Se n’Ele.

Tentado por três vezes, no deserto, derrotou o demônio e partiu para Sua missão; viver e ensinar a viver, como quer Deus Todo Poderoso.

Assim, voltou Jesus do deserto, pregando e fazendo milagres nos lugares por onde passava, até chegar a Nazaré, onde se havia criado.

Entrou, então, na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu Jesus a passagem onde está escrito (61,1s.):

“O Espírito do Senhor está sobre mim,

porque me ungiu; e enviou-me

para anunciar a boa nova aos pobres,

para sarar os contritos de coração,

para anunciar aos cativos a redenção,

aos cegos a restauração da vista,

para pôr em liberdade os cativos,

para publicar o ano da graça do Senhor”.

E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.

Ele começou a dizer-lhes:

“Hoje se cumpriu este oráculo

que vós acabais de ouvir!”

De modo simples e natural, anunciou JESUS ser Ele mesmo, o Messias, o Cristo, o Filho do Deus vivo, Redentor do Universo!

Eu Sou!



Wanda e Tatai



14.11.2010.22.04.2012





Nenhum comentário: