quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Redenção do homem

Redenção do homem


- A Salvação vem de Deus –

- Palavras iniciais: Este texto foi escrito em 01.08.1984, destinado a “auto-avaliação” - março a julho - do “Curso de Igreja”. Tema básico para Estudo e Meditação.

I.O que nos dizem os apóstolos em Atos 4, 1-16:

“1 Enquanto eles estavam falando ao povo, sobrevieram-lhes os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus,

2 doendo-se muito de que eles ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos,

3 deitaram mão neles, e os encerraram na prisão até o dia seguinte; pois era já tarde.

4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil.

5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos, os escribas,

6 e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote.

7 E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto?

8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos,

9 se nós hoje somos inquiridos acerca do benefício feito a um enfermo, e do modo como foi curado,

10 seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós.

11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular.

12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

13 Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus.

14 E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário.

15 Todavia, mandando-os sair do sinédrio , conferenciaram entre si,

16 dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar”.

“Vivemos num mundo cheio de miséria e ignorância. O dever evidente de cada um de nós é tentar tornar o pequeno canto em que vive em algo um pouco menos miserável e menos atrasado do antes de sua chegada”.

(Aldous Huxley)

II. Contribuição da Filosofia e da Psicologia Transpessoal

Termos básicos:

- Auto = próprio, dentro, por si mesmo - Autoconhecimento, auto-realização, autolibertação, auto-redenção.

- Alo = Exterior, de fora, de outro – Aloconhecimento, alo-realização, alopatia, alolibertação, alo-redenção.

- Eu = Divino, Deus, Divindade Universal, Absoluto, Pai, Jesus Cristo em mim, Espírito Santo, Razão, Intuição, Cristo, Logos, Amor (com letras maiúsculas).

- Ego = Egoísmo, Intelecto, Serpente, Ciência, Lúcifer.

Egolatria (narcisismo) = fazer de si mesmo ídolo, idolatrar-se. Egocídio: matar o ego. Isto é, morte voluntária, morte metafísica.

- Resistência = Energia liberada contra alguém ou contra alguma coisa.

- Adesão = Laço emocional entre minha pessoa e alguém ou alguma coisa.

- Desligamento = Libertar-se de alguém ou de algo. Libertar-se, ser livre, ter autonomia, pensar e agir por si mesmo.

- Cósmico = relativo a Cosmo, Universo. Universal, cristico. Cristo cósmico, o mesmo que Cristo Externo, univérsico, transcendente. Posição diferente do Cristo em cada um de nós, imanente, dentro do homem.

III. O Homem = O ser humano. A pessoa humana. Segundo os Terapeutas da Alexandria, os seres humanos são constituídos de corpo, alma e espírito.

Na Carta de São Paulo aos 1 Tessalonicenses 5, 23, lemos:

“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

IV. Características do homem:

- Singularidade, mesmidade, peculiaridade.. Solidariedade. Solitariedade Solidão (querida e compulsiva).

- Cada homem é um ser novo no mundo, chamado a realizar a sua peculiaridade, a sua singularidade. O homem não se repete. É único, original. Só o Eu interno. Uma só consciência.

- “Nós podemos ter filhos. Tendo-os, reproduzimo-los na ESPÉCIE (humana). Todavia, não podemos reproduzi-los na INDIVIDUALIDADE. Cada um filho é um ser humano original, novo na sua individualidade. Não podemos nos repetir nos nossos filhos”.

- Solidariedade = Relação, relacionamento, comunidade, vida em comum.

- Tomando consciência de sua singularidade, do seu “eu”, no ser humano existem duas necessidades vitais:

a) Ser ele mesmo = Eu - sua interioridade plena, sua consciência, sua individualidade (único).

b) Ser para o outro (outra pessoa), ser para a Natureza, ser para Deus = Tu.

b) O ser Eu para si mesmo deixa de existir e não cumpre sua missão no mundo. Com a existência do outro, o tu, já não sou sozinho, somos; já não estou sozinho, estamos = Nós.

V. O Caminho da Redenção

• Só é possível pelo Cristo Interno em cada um de nós.

Em Gálatas 2, 20, São Paulo diz:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora [vivo ] na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.

• Onde dois ou mais estiverem, eu aí estarei.

• “Pois onde se acham [dois] ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18, 20).

• O Reino de Deus está dentro de vós.

Lucas 17, 20 - 21: “Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterio;

nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Pois o reino de Deus está dentro de vós”.

- O pequeno ego (intelecto) deve integrar-se no grande Eu (Deus, o Pai). Inteligência versus Intuição.

VI. A integração do Eu com o ego

- Saibamos, antes:

• O ego é um objeto que o homem tem.

• O eu é o próprio sujeito que o homem é.

- Diagrama ilustrativo








Na primeira figura, o homem se identifica com o seu ego externo (egoísmo) sensorial-mental, sem enxergar a sua realidade interna (egoidade).

Na segunda figura, o homem se identifica com o seu Eu, que integrou em si o seu ego, não o egoísmo ilusório, mas a egoidade real. Na segunda figura persiste o ego em sua egoidade real, desapareceu o ego em seu egoísmo ilusório; não morreu a alma do ego, morreu apenas o seu corpo; a alma do ego é idêntica à realidade do Eu.

É indispensável que o homem faça, cada, anoitecer, o mundo ilusório do seu ego sensório-mental, para que possa amanhecer o mundo verdadeiro do seu Eu espiritual. A isso se chama cosmo-meditação.

- É indispensável que o homem faça, cada, anoitecer, o mundo ilusório do seu ego sensório-mental, para que possa amanhecer o mundo verdadeiro do seu Eu espiritual. A isso se chama cosmo-meditação.

“Quem perder a sua vida por amor do Cristo, ganhará sua vida”! (Mt 16, 14).

VII. Como se realiza a integração do ego no Eu:

- A integração se realiza pela

a - Experiência MÍSTICA com Deus. Verticalidade.

b -Vivência ÉTICA com os homens. Horizontalidade.

- A integração no Deus-Essência no Deus-Amor é realizada pela Experiência Mística que, no Evangelho, chama-se o Primeiro e maior de todos Mandamentos:

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças” (Mt 12, 30).

- A integração no Deus-Existência se faz pela Vivência Ética, que o Nazareno chama de Segundo Mandamento:

“E o Segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses” (Mt 12, 31).

- A natureza infra-humana está incluída nessa vivência ética, num algo (a natureza), também essencial, mas diferenciado da humanidade.

• Para cima: o amor para com Deus, o Pai.

• Para todos os lados: a fraternidade para com todos os homens.

• Para baixo: reverência e respeito pela natureza (Gaia, a Mãe Terra)

A Redenção total do homem se resume nesses três itens.

1º - “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças” (Mc 12, 30).

- Eis a Experiência Mística.

2º - “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12, 31).


- Eis a Vivência Ética.

- Para que alguém tenha experiência mística com Deus tem que criar em torno de si mesmo um ambiente propício. uma atmosfera em que possa brotar e medrar a condição dessa experiência: amor.

IX. Fatores básicos

• Fé - Antes de tudo, deve o homem sintonizar-se com a realidade do mundo invisível, sem que com ele tenha experiência direta. Consiste isso numa permanente atitude de humildade, de sinceridade, receptividade, no senso de vacuidade (vazio) do ego físico-mental, certo de que uma plenitude (cheio) de Deus lhe possa vir ao encontro.

“Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá” (Ap 22, 4).

“Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal” (Mc 5, 34).

• Vida - Fé vivida! A fé nunca passará a ser experiência direta com Deus, se ficar no terreno meramente intelectual ou teórico. É necessário que ela se encarne na vida total do homem. No dizer de Santo Agostinho: “fé que atue pelo amor”.

• Perseverança - No Evangelho de Lucas, Jesus diz:

"É pela vossa perseverança que mantereis vossas vidas" (Lc 21,19).

No Evangelho de Mateus a expressão é esta:

"Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo" (Mt 24, 13).

Já no discurso missionário Jesus fizera a mesma afirmação, ao predizer as perseguições e conflitos a que estarão sujeitos os Apóstolos;

“E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 10, 22).

Dizia um provérbio latino: "Quem começou já fez metade do caminho". Mas há o reverso da medalha: "Não é o que começa bem que merece o prêmio, mas o que termina bem". É a necessidade da perseverança.

No Evangelho de Lucas, Jesus diz:

"É pela vossa perseverança que mantereis vossas vidas" (Lc 21,19).

“Porque necessitais de [perseverança], para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”. (Hebreus 4, 36).

• Oração - “A oração é algo tão grande que corremos o risco de rebuscar uma definição solene e surpreendente. O velho catecismo diz, com toda a simplicidade, que “orar é falar com Deus”. E, de fato, se uma pessoa põe-se a falar com Deus – com palavras ou sem palavras – movida pela fé, a humildade e a confiança, está fazendo oração. São João Damasceno diz que é “a elevação da alma a Deus”. Santa Teresa de Jesus explica que a oração é “Tratar de amizade com Deus, estando muitas vezes tratando a sós com quem sabemos que nos ama”. Fiquemos, pois, com esta idéia: orar é falar com Deus; ou, se preferir, “um diálogo com Deus, um diálogo de confiança e de amor”, como ensina o Papa João Paulo II, com o fim de adorá-lO, dar-Lhe graças, implorar o perdão e pedir o que precisamos. Falar com Deus, que é o Criador e Senhor nosso, da mesma maneira que falamos com as pessoas que amamos.

- A oração é essencial para o ser humano”.

“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6, 6).

“Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5, 44).


X. De onde virá o Redentor do homem

• De fora? Ritos, iniciações, dogmas, liturgias, cerimônias formais, leis...

• De dentro? Inteligência, estudo reflexivo, imaginação...

• Auto-redenção espiritual? Do Eu divino, do Cristo Interno, no Deus em nós, do Espírito que em nós faz morada.

“... no qual também vós juntamente sois edificados para [morada] de Deus no Espírito” (Efésios 2, 22).


- Conclusão:

- A redenção vem de dentro do próprio homem, mas não do homem-ego, que é o autor da escravidão e sim do homem-eu, do “Espírito de Deus que habita no homem” (São Paulo).

- Se o “grão de trigo” do homem-ego morrer, então a vida do homem-Eu “produzirá muito fruto”.

- Se o “grão de trigo” do homem-ego não morrer, então a vida do homem-Eu não - Se o “grão de trigo” do homem-ego morrer, então a vida do homem-Eu “produzirá muito fruto”.

- Se o “grão de trigo” do homem-ego morrer, então a vida do homem-Eu “produzirá muito fruto”. Morte metafísica, não morte física, biológica.

- Se o “grão de trigo” do homem-ego não morrer, então a vida do homem-Eu não “produzirá fruto”. Ficará estéril.

A auto-redenção não é ego-redenção. O que eu sou me redime (me salva) daquilo que eu tenho.

Êxodo 3, 13-14: Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem:

Qual é o seu nome? Que lhes direi?

Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais:

Assim dirás aos olhos de Israel:

EU SOU me enviou a vós.

- João 8, 58: “Respondeu-lhes Jesus:


Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”.

Eu sou o Pai, Eu sou o Filho, Eu sou o Espírito Santo. Um só DEUS.
Eu Sou a Santíssima Trindade!

Despertar em si essa vida divina dormente, é isto REDENÇÃO, SALVAÇÃO, AUTO-REALIZAÇÃO, AUTOLIBERTAÇÃO do homem!

Wanda e Tatai

11.09.2012.


Nenhum comentário: