quinta-feira, 4 de outubro de 2012


Ano da Fé - 2013
Ano C - São Lucas

Carta Apostólica
sob forma de Motu Próprio

- PORTA FIDEI -
-do Sumo Pontífice BENTO XVI
com a qual se proclama o Ano da Fé



O Papa Bento XVI, inspirando-se no 50º aniversário do Concílio Vaticano II (Papa João XXIII / 1962), e do 20º Ano do Catecismo da Igreja (João Paulo II), proclamou 2013, o Ano da Fé, com início no dia 11 de outubro deste ano. Ano C – São LUCAS.

“Pistis (do grego), fides (latim), significa, originalmente, harmonia, sintonia, consonância. Portanto, ter fé é estabelecer ou ter sintonia e harmonia entre o espírito humano e o espírito divino.”

Diante da modernidade que nos envolve, diante das mudanças que ocorrem a cada momento, nossa Igreja necessita acompanhar o sinal dos tempos.

Sem perder sua tradição, sempre com a Presença de Deus, precisa atualizar o sistema da evangelização, dinamizando métodos e dinâmicas, fazendo permanecerem nossos irmãos na Unidade da nossa Igreja, que somos nós mesmos.

Mais que católicos, somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. Os discípulos seguem o Mestre na sua peregrinação, rumo ao Reino. Sempre em fazendo a vontade do Pai. Por isso é necessária a Fé.

Sintonia, harmonia, intimidade entre Deus e os homens. Deus está sempre Presente em nossa vida, todavia, nem sempre estamos à Sua escuta, justificando Aliança que Ele fez conosco. Sua Aliança por meio do Seu Filho, Jesus Cristo.

O Ano da Fé constitui-se numa chamada, numa convocação de todos nós, discípulos e missionários de cristo a animar, cantar, louvar, orar, dinamizar a nossa Igreja Católica, pondo-a rente ao modernismo que nos circunda, tornando sempre viva, atual sagrada, perfeita, a Palavra de Deus.

Deus não tem passado nem futuro. Deus é Agora, Aqui.

São João nos diz (1, 1-3; 14):

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2 Ele estava no princípio com Deus.

3 Todas as coisas foram criadas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.

Deus criou o Universo e tudo o que nele existe. Sua Presença está em todas as coisas. Por mais que evoluam ciência e a tecnologia, há nelas a Presença do Criador. Os próprios cientistas, da Física Quântica e seus criadores, já estão cientes da Inteligência Maior, que é Deus.

A Fé é a sintonia perfeita entre a nossa consciência e vivência com Deus. É a entrega total do nosso ser, da nossa existência ao Pai Nosso. É a certeza absoluta da Sua total Presença em tudo o que somos em tudo o que temos, em tudo o que fazemos.

A Igreja, a Diocese, a nossa Paróquia precisam de nós e após, discípulos e missionários, precisamos da Igreja, da Diocese e da Paróquia. Todos somos Um!

Sem a fé, oração, perseverança; sem a nossa participação ativa na Igreja, não estamos em consonância com a nossa religião, não estamos sendo católicos de verdade. A nossa Igreja precisa de nós e nós precisamos da nossa Igreja.

Como o dom de Deus é pela fé que somos justificados e salvos dos nossos erros, que não são poucos.

Enquanto teve fé, São Pedro andou sobre as águas. Pela fé, os dez leprosos ficaram limpos. Pela fé, cegos enxergaram, paralíticos andaram, surdos ouviram.
 Exemplos de Fé :

Mateus 15-28 – “ Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.”

Marcos 5-34 -  “Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.”

Lucas 5-20 – “E vendo-lhes a fé, disse ele: Homem, são-te perdoados os teus pecados.”

Romanos 1-17 – “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”

Gálatas 5-6 – “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor” .

Fé é intimidade com Jesus Cristo. Fé consiste na nossa experiência com  o Filho do Homem, ser Seu seguidor e ter Ele dentro do coração. A Fé vem de dentro para fora, do nosso mais profundo intimo do ser, às ações que praticamos todos os dias. Todo dia é dia do Senhor!

2013, eis o Ano da Fé. Como Unidade que somos, vamos participar, ativamente, dos movimentos pastorais, celebrações, eventos da nossa Paróquia, a começar pela Celebração Eucarística, Ação de Graças Maior.
A Ceia do Pão e do Vinho, Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Mistério da Fé!

Wanda e Tatai

                                                   03.10.2012.

Nenhum comentário: