quarta-feira, 31 de outubro de 2012

E a bênção de Deus?



- “Bênção pai; bênção mãe”.

A bênção, pai. Deus o abençoe, filho (a).

A bênção, mãe. Deus o abençoe, filho (a).


Costume salutar, afetivo, sagrado, aos poucos, deixando de ser usado. E, cada vez mais, a família sofre, passa por maus momentos, sentindo a falta das bênçãos. As bênçãos de Deus.

Felizmente, ainda existem as comumente, as expressões valiosas e benditas, como “fique com Deus”, “vá com Deus”, “que Deus o ajude”, “que Deus o proteja, expressões estas que têm enorme validade religiosa, porque nos liga, sempre a Deus. Todavia, a bênção de Deus pedida dos mais jovens aos mais velhos, principalmente, aos pais é de uma importância fundamental no seio da família. Pela manhã, ao acordar, na hora de dormir, quando vão a outro lugar qualquer, sempre, o pedido das bênçãos de Deus. Intimamente, ligadas às bênçãos, as orações matinais e noturnas. Orar, orar sempre, pleno das graças, das dádivas, das bênçãos divinas.

Somos, todos nós, instrumentos. As bênçãos são graças, energia, votos de puro amor de Deus. Elas nos fortalecem, nos tornam vigilantes, acordados para os males que nos rodeiam, cotidianamente. Enriquecem nosso corpo, alma e espírito. Devemos viver sempre abençoados, certos de que Deus está conosco. A bênção pai; a bênção, mãe.
Deus, o abençoe, filho.

Deus, a abençoe, filha.

Assim diz o Livro do Eclesiástico, 3, 8-11:

“Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua

paciência, a fim de que ele te dê sua benção, e

que esta permaneça em ti até o teu último dia.

A benção paterna fortalece a casa de seus filhos.”

Todos aqueles que abençoam e que são abençoados estão em plena sintonia com Deus. Estão sempre alegres, felizes, com a força e a energia do Espírito. Os caminhos do bem e da felicidade estão abertos, com sinais marcantes da Presença do Pai Nosso, que está no céu e na terra.

A bênção de Deus é parte essencial ao mundo da espiritualidade, ao mundo do amor, da compaixão. Ninguém pode viver sem essa Bênção. Ela se faz acompanhar da oração, da meditação, da Palavra que, em tudo, nos faz forte, perseverante, amoroso, solidário. A Bênção é a própria Palavra de Deus.

Os tempos atuais, modernos, não nos impedem ou devem impedir que prosperem as coisas de Deus. A razão e a fé, de há muito já estão de bem. Razão alguma existe para que as coisas sagradas sejam deixadas de lado. E essas coisas são muitas e continuam sagradas, aqui, ali até os confins do Himalaia. Estão impressas em letras maiúsculas no coração de cada cidadão do mundo, cidadão do infinito.

E tudo começa na família. Da família se espalha pelo mundo inteiro. Tudo o que é bom, tudo o que é de ruim começa na convivência familiar.

Sem censura, permitam-nos dizer quanta falta à conversa normal em família; o diálogo normal entre pais e filhos; os conselhos paternos e maternos, hoje, em desuso; sem nos esquecermos da história de Joãozinho e Maria e a Gata borralheira.

Foi toda essa riqueza substituída pelas mesmices da televisão. E o mau uso das invenções mais extraordinárias que já vimos a Internet, o computador.

Abençoar e ser abençoado faz bem ao coração, à alma, ao nosso ser por inteiro. Quem, por acaso, já se esqueceu desse sagrado costume, que recomece. Quem nunca o fez, comece. Juntos, vamos banhar o mundo das bênçãos de Deus, certos de que, abençoados todos, sem exceção, de já termos a paz, a solidariedade humana, a fraternidade universal. Pois, como disse o evangelista São João:

“Deus é amor”

Este mesmo Deus abençoe nossos leitores e leitoras, amigos.e amigas.


19.09.2012

Wanda e Tatai

Nenhum comentário: