segunda-feira, 27 de maio de 2013

Escola de Aplicação Dom Bosco

1978 - 2013

Biblioteca

Professor Edvaldo Santiago

Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros e os mais pacientes professores.

Charles Eliot

Ipiaú (Ba), 16 de abril de 2013

Numa deferência, numa homenagem especial a diretoria da escola Dom Bosco concedeu-nos o nome da biblioteca recém criada nesse estabelecimento.

Numa honraria esta que será jamais esquecida pela nossa família tal o amor impresso na dignidade dessa homenagem.

Alegres, emocionados e felizes, rumamos para a Escola Dom Bosco, a fim de recebermos a homenagem. Nós, com Maria Amélia, filha/mãe e os netos, Ana Amélia, Dino e Vanísia, Bárbara e Naiara.

Chegando à Escola, percebemos, no espaço de eventos a beleza da ornamentação luzes, enfeites, música e a alegria contagiante dos alunos e professores, bem como dos funcionários. Nesse ambiente saudável, fomos recebidos pelas diretoras professoras Elaene, Regina e Ana Maria. Sentamo-nos juntos eu e Maria Amélia, quando fomos cumprimentados pelos casal Luiz e a Professora Eva, colega, e Edvalda, ambas professoras, a primeira professora, a segunda, uma das primeiras alunas do GAMI/GEI/CEI.


ndo início à solenidade, a Professora Ana Maria Vidal, docente de Literatura. fez belo resumo da sua cadeira, ressaltando a importância de leitura. Citou vários autores e sua influência na nossa cultura.

Em seguida, nossa conhecida e estimada professora Elisabete, a poetisa, com um grupo de alunos, fez um bonito coral, onde citou alguns famosos autores, com Castro Alves, Raquel de Queiroz, Carlos Drumond de Andrade. Culminou a nossa querida Bete, citando o belo poema de Castro Alves, “Vozes d’África.

Continuou a solenidade, com a apresentação do Professor Jacó e seu belo Coral com alunos do Ensino Médio. Entoaram cantos modernos em grade estilo, embelezando a solenidade.



Com a palavra a Professora Elaene, convidando vários alunos premiados, apresentando e elogiando-os pelos trabalhos escolar por eles realizados. Ainda com a palavra, a Professora Elaene, disse das razões da solenidade. Falou da origem da Escola Dom Bosco e da personalidade do Professor Edvaldo Santiago, expondo as razões da homenagem. Citou da luta, do trabalho e do ideal que a levou com as colegas Regina e Ana Maria a criarem a Escola e da unidade das três em mama, o ideal de servir às crianças e os jovens de ontem e de hoje.

Concluindo suas palavras, passou-nos a palavra, como homenageado.

Emocionado e muito feliz, iniciamos a oração, fazendo pequeno relato da Escola Bosco, conhecedor de perto da sua origem. Vizinho do Ginásio de Rio Novo, Diretor fundador, Dr. Salvador da Matta, em 1978, nasceu a Escola de Aplicação Don Bosco, fruto do esforço e da dedicação de três jovens educadoras Elaene, Ana e Regina. Das primeiras pedras dos alicerces, até hoje, um trabalho intenso das três heroínas, educadoras de mérito.

Ilustrando melhor, o Professor Tatai lembrou como merecimento, o tronco familiar das diretoras, o apoio considerável e inconteste dos pioneiros desta terra. Aqueles que ajudaram a comunidade em seu desenvolvimento. A José Mendes de Andrade e sua dileta esposa, Dona Valda, Dr. Agostinho Pinheiro e Dona Heraldina e Astrogildo Pinheiro e Dona Jaci.

Acompanhamos, apoiamos e incentivamos, desde o inicio, esta Escola, pela sua formação e pelos objetivos nela radicados. Sempre foi o seu lema: formar antes de informar; educar antes de instruir. Primar e o faz até hoje pelos valores que vêm do Alto. a dignidade, a solidariedade, o valor dos estudos.

Discorreu um pouco sobre a educação, razão maior da sua vida, razão da homenagem ora recebida. Discorreu, ligeiramente, sobre o valor da ciência dos meios de comunicação moderna. Alertou, entretanto, os jovens leiam, leiam, leiam. Pela leitura é que conhecemos o mundo e tudo o que nele se encontra. A formação da cultura sólida nasce da boa leitura. Cuidado com o exagero do computador e suas mil e uma utilidades.

Enalteceu em sua fala o orador pela espiritualidade, pela humildade, elegendo em tudo o nome de Deus, razão maior da nossa vida. Finalmente, agradecendo a homenagem, pediu a Deus que proteja a Escola de Aplicação Dom Bosco, representada pela sua Diretoria, seus corpos docente e discente, Secretaria e A bênção de Apoio. Agradecimentos extensivos aos convidados e pessoas presentes à solenidade. Deus abençoe a todos.

Após a fala do homenageado, as diretoras convidou todos os presentes para a inauguração da Biblioteca. Com nossa filha, Maria Amélia, as três diretoras, professores e as pessoas presentes à reunião, foi descerrada a placa da Biblioteca Professor Edvaldo Santiago. Ainda, com Maria Amélia, cortamos a fita, dando por inaugurada a Biblioteca, que, com muito orgulho, tem o nosso nome.


Logo em seguida à inauguração, recebemos, muito feliz, o telefonema de Salvador do estimado amigo, Gildo, esposo de Ana Maria. Lembrando-nos dos velhos tempos, da honrosa profissão de alfaiate até os dias atuais, deu-nos os parabéns pela homenagem ora recebida. Grato telefonema, grandes recordações.

Percorremos a biblioteca. Muitos livros, coleções ricas em conteúdos e arrumação. Computador, dvds educativos. Livros e mais livros! Uma beleza!

Parabéns, abraços, refrigerantes, doces e salgados.

Acrescentemos que na manhã deste dia 16 de abril o Padre Nilton benzeu a biblioteca em nome de Nosso. Senhor Jesus Cristo.

Agradecimentos finais: queridas, Elaene, Ana Maria e Regina todos nós minha esposa querida Wanda, meus filhos, netos, bisnetos, genros e nora agradecemos esta significativa homenagem. Por toda vida ficará em nosso coração e Deus abençoe a Escola de Aplicação Dom Bosco e todos os que dela fazem parte.



Wanda e Tatai

Nenhum comentário: