segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Fazer a vontade de Deus
Ev. 16.09.2014

Antes de ler o comentário, leia e medite o Evangelho. Ler e vivê-lo, no momento presente.

 Marcos 7, 24-30

24 Levantando-se dali, foi para as regiões de Tiro e Sidom. E entrando numa casa, não queria que ninguém o soubesse, mas não pode ocultar-se;
25 porque logo, certa mulher, cuja filha estava possessa de um espírito imundo, ouvindo falar dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés;
26 (ora, a mulher era grega, de origem siro-fenícia) e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.
27 Respondeu-lhes Jesus: Deixa que primeiro se fartem os filhos; porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
28 Ela, porém, replicou, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos.
29 Então ele lhe disse: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.
30 E, voltando ela para casa, achou a menina deitada sobre a cama, e que o demônio já havia saído.

O gesto da mulher pagã levou-nos a refletir de onde parte, iniciativa nossa, em que consiste fazer a vontade de Deus. Ela aceitou, humildemente, e comer as migalhas de Deus, que caem da mesa. E teve sua filha curada.

Concluímos, então. Humildade, termo exato. A palavra chave, para se exercer, praticar, fazer o que Deus quer de nós. Sempre ou quase sempre, em qualquer ato, titubeamos em fazer a nossa vontade ou a vontade do Pai. Dessa atitude, dessa escolha, começa a nossa alegria ou tristeza, ser feliz ou infeliz. Escolha decisiva a vida de todo o ser humano.

Diferente dos irracionais, além de nos criar, o Criador nos deu consciência, a fim de que nos identifiquemos com Ela.  Então, perguntemos a nós mesmos: O que Deus quer de nós?

Em tudo, em qualquer circunstância, primar pela Verdade. Ser impecável com nossa palavra. Precisamos distinguir Religião e Moral. Religião é a ligação da humanidade com Deus. Moral é ciência do comportamento humano. A nossa consciência nos faz perceber caminhos. Fazer a nossa vontade ou a vontade do Pai.

A decisão da mulher pagã foi comer as migalhas que caem da mesa, as migalhas de Deus. E nós, faremos o mesmo? Fazer a vontade de Deus é fazer bem todas as coisas.


Wanda e Tatai

22.09.2014

Nenhum comentário: