sexta-feira, 21 de novembro de 2008

JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO!

SOLENIDADE DE JESUS CRISTO,
REI DO UNIVERSO




Na Cruz do Calvário estava a placa em letras
gregas, hebraicas e romanas:
JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS
(Iesus Nazarenus Rex Iuderus)
23. de novembro de 2008
Ultimo Domingo do Ano Litúrgico de 2008
Prenúncio do Tempo do Advento
Reflexão para o Natal!
Evangelho: Lc 23, 35 - 43
35 E o povo estava ali a olhar. E as próprias autoridades zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou; salve-se a si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus.
36 Os soldados também o escarneciam, chegando-se a ele, oferecendo-lhe vinagre,
37 e dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo.
38 Por cima dele estava esta inscrição [em letras gregas, romanas e hebraicas:] ESTE É O REI DOS JUDEUS.
39 Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós.
40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação?
41 E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez.
42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
‘”Os sumos sacerdotes zombavam de Jesus, dizendo: “Ele salvou os outros; se for o Cristo de
Deus, o Eleito, salve-se a si mesmo”. Também os soldados aproximavam-se para oferecer-lhe vinagre e zombavam, dizendo: “Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo”. Pois havia também uma inscrição acima dele
“Este é o rei dos judeus”. Um dos criminosos crucificados insultava-o, dizendo: “Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós”. O outro, porém, o repreendeu, dizendo: “Nem tu, que estás sofrendo a mesma condenação, temes a Deus? Nós sofremos com justiça porque recebemos o castigo merecido pelo que fizemos, mas este nada fez de mal”. E falou: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres como Rei”. E Jesus lhe respondeu: “Eu te asseguro: ainda hoje estarás comigo no paraíso”.(Da Internet)
JESUS NAZARENUS REX IUDERUX






COMENTÁRIO
JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO!

Verdadeiro REI DO UNIVERSO, JESUS CRISTO, gerado e não criado, substancial ao PAI, a Divindade Universal, o Pai Nosso que está nos Céus, na Terra, em todos os lugares.
Sob Pôncio Pilatos, foi castigado, humilhando, espancado e condenado, com a lavagem das mãos de Pilatos.
Condenado à morte, foi em Jesus posta uma coroa de espinhos, jogado em seus ombros um manto vermelho, simulando, maltrando, insinuando um Rei. E, a mando da autoridade romana, inscrito na haste horizontal cal da cruz
A Festa de Jesus Cristo, Rei do Universo foi criada, em 1925, pelo Papa Pio XI, comerada no mês de outubro, Depois, mudada a Festa para o mês de novembro, que coincide com o Tempo do Advento, preparação especial para o Natal, Nascimento do Rei, Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito do Pai, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim.
Jesus Cristo, Síntese do Universo!

A festa de Cristo Rei do Universo é um prêmio para todo cristão, é a maneira que a nossa Igreja encontrou para enaltecer o Filho de Deus, que se fez Homem, assumindo suas condições humanas. Jamais, sendo Filho de Deus, quis o Rei, Jesus Cristo, fazer-se igual ao Pai. Em toda a sua pregação sempre disse que tudo o que fazia era em nome do seu Pai, que é maior do Eu.
Jesus não veio para salvar a si próprio. Jesus veio para ensinar aos homens, mostrar à humanidade uma nova forma de vida. Vida sem preconceitos, vida em abundância, liberdade plena.
No tempo de Jesus Cristo era por demais o legalismo, a exclusão dos mais fracos, os oprimidos. Escravos, crianças e mulheres viviam à margem da sociedade, dominada pelos poderosos: além da opressão romana, os próprios judeus eram os donos da comunidade: os fariseus, escribas, anciãos, os sacerdotes.
O Rei dos Reis nasceu sob o poder do Espírito Santo; nasceu de uma mulher pura, sem mácula, - Maria - que acreditou no anjo enviado por Deus. Ela, sem pensar, certa e confiante na sua missão disse: Sim. Faça-se em mim a vontade de Deus.
O Rei dos reis deu novo sentido à cruz. Antes ela representava infâmia e vergonha, tornou-se símbolo de Salvação. Cruz, símbolo da fé e da redenção. Cruz caminho da redenção. “Quem quiser vir após mim, renuncie a si mesmo toma sua cruz e me siga”.
Nascido de Maria, Virgem Mãe, Jesus, Filho do Altíssimo, tem origem antes de Davi, antes de Abraão, antes de todos os patriarcas. Ele mesmo o afirmou, em discussão com os fariseus: “Antes de Abraão, Eu Sou”.

João, o evangelista do Amor, em seu prólogo, define bem, a origem do Rei.

“1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens’”
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai”. (João 1, 1 – 4. 14).
A Palavra, o Verbo, o Logos, o Cristo têm o mesmo significado, o mesmo sentido.
Esse significado culmina no versículo 14 na expressão “o Verbo se fez carne, o Cristo se fez Homem em Jesus Cristo, nascido de Maria Imaculada, sob o poder do Espírito Santo”.
Jesus Cristo é anterior aos tempos, com Ele e por Ele todas as coisas foram feitas. Nada sem Ele foi feito.
Por isso JESUS CRISTO É O REI DO UNIVERSO!
Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é vida em abundância.
So Ele possui o poder da salvação. Ele é o Pão que desceu do céu. A porta das ovelhas.
Vamos cantar, vamos louvar, vamos entoar hinos de amor ao Filho de Deus que tem hoje sua Festa.


VIVA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
REI DO UNIVERSO!


23.11.2008

Nenhum comentário: