sábado, 27 de junho de 2009

Solenidade de São Pedro e São Paulo – Apóstolos

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

28 de junho de 2009

Edvaldo Santiago

Solenidade de São Pedro e São Paulo – Apóstolos

· Dia de São Pedro e São Paulo - Apóstolos

Oração do Dia

Pai, consolida minha fé, a exemplo do apóstolo Pedro que, em meio às provações, soube dar, com o seu martírio, testemunho consumado de adesão a Jesus.
Pai, consolida minha fé, a exemplo do apóstolo Pedro que, em meio às provações, soube dar, com o seu martírio, testemunho consumado de adesão a Jesus.

· Leituras Litúrgicas

Primeira Leitura – Atos dos Apóstolos 12,1 – 11

1 Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
2 e matou à espada Tiago, irmão de João.
3 Vendo que isso agradava aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. (Eram então os dias dos pães ázimos.)
4 E, havendo-o prendido, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro grupos de quatro soldados cada um para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
5 Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele.
6 Ora quando Herodes estava para apresentá-lo, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias e as sentinelas diante da porta guardavam a prisão.
7 E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
8 Disse-lhe ainda o anjo: Cinge-te e calça as tuas sandálias. E ele o fez. Disse-lhe mais; Cobre-te com a tua capa e segue-me.
9 Pedro, saindo, o seguia, mesmo sem compreender que era real o que se fazia por intermédio de um anjo, julgando que era uma visão.
10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e tendo saído, passaram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
11 Pedro então, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus.

SALMO 34 – 1, 6

1 Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
2 No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem.
3 Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.
4 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.
5 Olhai para ele, e sede iluminados; e os vossos rostos jamais serão confundidos.
6 Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o livrou de todas as suas angústias.

SEGUNDA LEITURA - 2Timóteo - 4,6 – 8 . 17 – 18

4 e, recordando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de gozo;
5 trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti.
6 Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus,
17 antes quando veio a Roma, diligentemente me procurou e me achou.
18 O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E quantos serviços prestou em Éfeso melhor o sabes tu.


São Pedro e São Paulo - Apóstolos

COMENTÁRIO DO EVANGELHO



Ele acentua a dimensão messiânica de Jesus e já apresenta sinais da instituição eclesial nascente.
Escreve na década de 80, quando os discípulos de Jesus oriundos do judaísmo estavam sendo expulsos das sinagogas que até então freqüentavam.
Ele pretende convencer estes discípulos de que em Jesus se realizam suas esperanças messiânicas moldadas sob a antiga tradição de Israel.
Daí o acentuado caráter messiânico atribuído a Jesus por Mateus. Os cristãos, afastados das sinagogas, começam a estruturar-se em uma instituição religiosa própria, na qual a figura de referência é Pedro, já martirizado em Roma.
Pedro é apresentado como o fundamento da Igreja e detentor das chaves do Reino dos Céus. Na primeira leitura, de Atos dos Apóstolos, Pedro é lembrado pelo seu testemunho corajoso diante da perseguição.
Na segunda leitura, encontramos o destaque de Paulo como fiel missionário que cumpriu sua missão da proclamação da Boa-Nova.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

· Observação:

Após ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica, convalescente, não teve condições de fazer comentário. Utiliza-se do belo comentário das Paulinas no Evangelho de hoje.

Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai

28.06.2009.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá queridos tios,
Abençoadas palavras que farão parte de minha vida de hoje em diante.
Bjs e abraços de sua sobrinha,
Rosinha

Unknown disse...

Olá queridos tios,
Abençoadas palavras que farão parte de minha vida de hoje em diante.
Bjs e abraços de sua sobrinha,
Rosinha