sexta-feira, 31 de julho de 2009

18º Domingo do Tempo Comum

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

02 de agosto de 2009

18º Domingo do Tempo Comum


Edvaldo Santiago


ANO SACERDOTAL

• Dia do Senhor

• Jesus, o Pão da Vida .

• Oração do Dia

Pai, dá-me sensibilidade para perceber que a presença de Jesus, na nossa história, é a grande obra que realizaste: dar-nos a vida eterna

• Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Êxodo 16, 2 - 4. 12 – 15

2 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
3 Pois os filhos de Israel lhes disseram: Quem nos dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.
4 Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão do céu; e sairá o povo e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
12 Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; dize-lhes: À tardinha comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus.
13 E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã havia uma camada de orvalho ao redor do arraial.
14 Quando desapareceu a camada de orvalho, eis que sobre a superfície do deserto estava uma coisa miúda, semelhante a escamas, coisa miúda como a geada sobre a terra.
15 E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? porque não sabiam o que era. Então lhes disse Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.

Salmo 78 77, 3. 4, 23 - 24. 25, 54

3 coisas que temos ouvido e sabido, e que nossos pais nos têm contado.

4 Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às gerações vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que tem feito.

23 Contudo ele ordenou às nuvens lá em cima, e abriu as portas dos céus;

24 fez chover sobre eles maná para comerem, e deu-lhes do trigo dos céus.

25 Cada um comeu o pão dos poderosos; ele lhes mandou comida em abundância.

54 Sim, conduziu-os até a sua fronteira santa, até o monte que a sua destra adquirira.

Segunda Leitura - Efésios 4, 17. 20 - 24

17 Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente,

20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo.

21 se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus,

22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

23 a vos renovar no espírito da vossa mente;

24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.

• Evangelho – João 6, 24 - 35

24 quando, pois, viram que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.

25 E, achando-o no outro lado do mar, perguntaram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?

26 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo.

Eu Sou o Pão da Vida


28 Perguntaram-lhe, pois: Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus?

29 Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.

30 Perguntaram-lhe, então: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos e te creiamos? Que operas tu?

31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Do céu deu-lhes pão a comer.

32 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.

33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.

34 Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.

35 Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.

Comentário do Evangelho

O verdadeiro pão do céu

• João narra em seu evangelho de hoje, ainda, o efeito da multiplicação dos pães e dos peixes do Domingo passado.

A multidão procura Jesus, certa de que Ele, sozinho, poderá resolver todos os seus problemas, a partir da alimentação.

Nem Jesus, nem os discípulos estavam mais ali. Por isso, foram eles, de barco a Cafarnaum, à procura do Mestre. Assim que O encontraram, perguntaram ao Rabi quando chegou Ele até ali?

Entendendo bem a pergunta, Jesus lhes respondeu, dizendo que a razão por que O procuravam não eram sinais, mas pelo pão que comeram e lhes satisfez a fome. Foram saciados, famintos que estavam.

Então, na oportunidade, Jesus e as pessoas que O procuravam estabeleceram um diálogo, havendo o Filho do Homem.

Jesus começou a dizer-lhes, em tom de ensino: Que todos trabalhassem pela comida que permanece para toda a vida, aquela comida dada pelo próprio Jesus. Que eles creiam, firmemente, naquele enviado por Deus, Jesus Cristo.

Nesse diálogo, pediram, ainda um sinal outro, além do que eles presenciaram. Jesus lembrou-lhes, então, a cena que se passou no deserto, quando da passagem dos hebreus, em fuga do Egito.

Como menciona a 1ª leitura. Dadas as dificuldades no trajeto pelo deserto.

Textualmente, reclamando contra Moisés e Aarão, no versículo 3:

“Pois os filhos de Israel lhes disseram:
Quem nos dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão”.

Foi quando, caído do céu, lhes aconteceu o maná, o alimento que lhes matou a fome no deserto.

Diferente de Jesus Cristo, Filho de Deus, o verdadeiro Pão que desceu do Céu, o Pão da Vida.

Categoricamente, Jesus Cristo, no versículo 15 afirma:

“Eu sou o pão da vida;
aquele que vem a mim, de modo algum terá fome,
e quem crê em mim jamais terá sede”.

O crer em Jesus, a certeza de que Ele é o Filho do Deus vivo, consiste em nos transformar no homem novo, criado à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade (2ª leitura).

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
• Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai
02.08.2009.

Nenhum comentário: