sábado, 18 de julho de 2009

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

19 de julho de 2009

16º Domingo do Tempo Comum
Edvaldo Santiago

Ano Sacerdotal

Dia do Senhor

O sumário da missão de Jesus

• Oração do Dia

Pai, dá-me as disposições necessárias para eu realizar bem a missão recebida de Jesus, tendo-o sempre como modelo.


• Leituras da Liturgia

• Primeira Leitura – Jeremias 23, 1 - 6

1 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor.

2 Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor.

3 E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão.

4 E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor.

5 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra.

6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.

• Salmo 23 – 1-6


1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.


• Segunda Leitura – Efésios 2, 13 – 18

13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade,

15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz,

16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade;

17 e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto;

18 porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.



• Evangelho – Marcos 6, 30 - 34

30 Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado.

31 Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer.

32 Retiraram-se, pois, no barco para um lugar deserto, à parte.

33 Muitos, porém, os viram partir, e os reconheceram; e para lá correram a pé de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles.

34 E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes mui.


O retorno dos discípulos missionário

Comentário do Evangelho

• No evangelho de hoje, Marcos narra volta dos discípulos, após Jesus tê-los enviado a evangelizar o povo, tornando-os, alem de discípulos, missionários.

Já antes, na primeira leitura, Jeremias, profeta de Deus, anunciava sua posição contra as autoridades que agiam contra o povo, privilegiado os mais poderosos, seno injuto e cruel contra os mais humildes.

Antes, na sua mocidade, Jeremias não entendia os desígnios de Deus, quando o convocou a ser profeta dos excluídos de Israel. A fim de fazer de Jeremias a “Voz de Deus”, Ele tocou na língua do profeta, dizendo já o conhecê-lo, mesmo antes d ele ter nascido.

“Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro;
e este é o nome de que será chamado
o Senhor Justiça Nossa”.

Tal profecia, de séculos e séculos atrás, no remete a Jesus Cristo, hoje, no evangelho de Marcos. No domingo passado, o Filho de Deus, enviou os doze -discípulos, de dois a evangelizar, dando-lhes autoridade para ensinar, levar o povo à conversão e ao arrependimento, mostrando a todos, pagãos e não pagãos o caminho da salvação.

Os discípulos, de volta da missão, contariam a Jesus o que lhes havia acontecido. Todavia, havia tanta gente em volta do Mestre e dos discípulos que não tiveram oportunidade de conversarem. Propôs, então, Jesus que se afastassem um pouco, de barco, para um lugar mas sossegado.

Em vão, como ovelhas sem pastor, o povão corria atrás do Mestre.

Foi, então, que Jesus se apiedou, teve compaixão do povo humilde e sofredor e, triste e preocupado, chamou-o de ovelhas sem pastor. Assim, além do “Pão da Vida”, “Portal das ovelhas”, Caminho, Verdade e Vida “, Jesus Cristo é também, o Bom Pastor”, que tem compaixão do seu povo.

Jesus ensina, cura, prega o Reino de Deus, faz milagres.

Jesus veio para todos nós.

Segundo São Paulo ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade.

Por fim o Salmo 22 capítulo 1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais
nas regiões celestes em Cristo (v 3).

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
• Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai
19.07.2009.

Nenhum comentário: