domingo, 2 de maio de 2010

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA

Ano C - Lucas

02 de maio de 2010

CICLO DA PÁSCOA

ANO SACERDOTAL

Dia da Igreja

5º Domingo da Páscoa

Tempo pascal!

O tempo pascal vai do Domingo de Páscoa até o Dia de Pentecostes. É o dia da vitória plena Jesus ressuscitou. O Filho de Deus venceu a morte. A alegria e a esperança se juntam ao Amor Maior e a todos nós renasce a fé, a perseverança, a certeza de um mundo melhor.

Oração do Dia

Senhor Jesus, fazei com que aprendamos, realmente, a amar o nosso irmão como amamos a nós mesmos, segundo Vosso mandamento.

Leituras litúrgicas

1ª Leitura – Atos 14, 21b – 27

21. ganharam muitos discípulos, voltaram para Listra, Ecúleo e Antioquia (da Pisídia).

22. Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações.

23. Em cada igreja instituíram anciãos e, após orações com jejuns, encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham confiado.

24. Atravessaram a Pisídia e chegaram a Panfília.

25. Depois de ter anunciado a palavra do Senhor em Perge, desceram a Atália.

26. Dali navegaram para Antioquia (da Síria), de onde tinham partido, encomendados à graça de Deus para a obra que estavam a completar.

27. Ali chegados, reuniram a igreja e contaram quão grandes coisas Deus fizera com eles, e como abrira a porta da fé aos gentios.

Salmo 144, 1 - 5

1. Louvor. De Davi. Ó meu Deus, meu rei, eu vos glorificarei, e bendirei o vosso nome pelos séculos dos séculos.

2. Dia a dia vos bendirei, e louvarei o vosso nome eternamente.

3. Grande é o Senhor e sumamente louvável, insondável é a sua grandeza.

4. Cada geração apregoa à outra as vossas obras, e proclama o vosso poder.

5. Elas falam do brilho esplendoroso de vossa majestade, e publicam as vossas maravilhas.

2ª Leitura – Apocalipse 21, 1 - 5ª

1. Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.

2. Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.

3. Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.

4. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição.

5. Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

Evangelho – João 13, 33ª. 34 – 35

31. Logo que Judas saiu, Jesus disse: Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele.

32. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará em breve.

33. Filhinhos meus, por um pouco apenas ainda estou convosco.

34. Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.

35. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.



O Filho do Homem é Glorificado!


Comentário do Evangelho

Ideal do cristão: amar como Jesus

Em Atos, 1ª leitura, o texto ostra a conclusão da primeira viagem missionária de Paulo acompanhado de Barnabé. Os discípulos de Jesus, após a Ressurreição, continuam pregando a Palavra de Deus e operando milagres. Exortam todos a continuarem firmes na fé, certos de que o Reino de Deus estava próximo.

João, na 2ª leitura, Apocalipse. Anunciava um Novo Céu, uma Nova Terra, uma Nova Jerusalém, onde a Paz e a Justiça estarão de mãos dadas. O Centro de Interesse desta seção é a intervenção direta do Cordeiro de Deus e a Sua Aliança com humanidade.

Com a Nova Jerusalém, abrem-se novas perspectivas para a vida dos homens. Nova ordem das coisas e das pessoas.

O evangelho de hoje nos convida a compreender o significado da glória de Deus. Dar glória a Deus só é possível amar com Jesus amou, dando a vida por todos nós.

O texto faz parte do testamento de Jesus, logo após a saída de Judas da Ceia, traindo o Filho do Homem. Aí, então, Jesus disse ser glorificado por deus que n’Ele, também é glorificado. Após ter sido glorificado, Jesus confessou que pouco tempo, ainda, ficará com seus discípulos, chamando-nos, carinhosamente, de filhinhos.

Sabia já o Mestre do caminho que tinha percorrer até a Ressurreição, já anunciada por Ele mesmo, várias vezes.

E, veio daí, o sublime momento em que Jesus dá aos discípulos um novo mandamento:

Amai-vos uns aos outros.
Como eu vos tenho amado,
assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.

E o sinal, a marca que Jesus nos deixou é o Amor. Só seremos reconhecidos como Seus discípulos se amarmos, se nos amarmos uns aos outros.

Nesta Páscoa, melhor momento para nós exprimirmos este sentimento é refletir, orar, orar se cessar, esperando do Jesus Ressuscitado, hoje, mais do que nunca os milagres de amor que sempre realizou e continua realizando em nosso meio.


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

· Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai


02.05.2010


Nenhum comentário: