sexta-feira, 28 de maio de 2010

Evangelho do Dia

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C - Lucas

30 de maio de 2010

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

- Dia da Igreja

- Dia da Santíssima Trindade

Oração do dia

Pai, que o Espírito me ensine toda a verdade e me revele às coisas que hão de vir, para que eu possa enveredar, com toda segurança, pelo caminho que é Jesus. (Paulinas)

- Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – Provérbios 8, 22 – 31

22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.
23 Desde a eternidade, foram constituídas, desde o princípio, antes de existir a terra.
24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água.
25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,
26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,
28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,
29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,
30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
31 folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.

Salmo 8, 1

1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus!

2ª Leitura – Romanos 5, 1 - 5

1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.
3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,
4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Santíssima Trindade

Evangelho – João 16, 12 – 15

12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora.
13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.
14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará.

Comentário do Evangelho

A Sabedoria é a primeira criatura de Deus –
- “Eis o ponto mais alto da reflexão dos sábios. A Sabedoria é a primeira criatura de Deus, uma espécie de arquiteto que o acompanhou em toda a sua atividade criadora.
Pode-se dizer, portanto, que ela é o sentido vital que Deus imprimiu a toda criação. Observando o mundo e a história, a humanidade pode encontrá-la e tomar consciência dela, tomando-a como guia para realização da vida”
(Da Bíblia Sagrada, Edição Pastoral. Paulus).

Primeiro a Sabedoria divina, depois a saberia dos homens, eis o norte da vida em todos os momentos, em todas as nossas atividades!
Quão admirável é, em toda a terra, o nome do Senhor! Assim cantam, hoje, os salmos ao Senhor.
Segunda Leitura - Romanos 1, 1 - 5
- Em paz com Deus pela mediação de Jesus Cristo -
Paulo exorta os fiéis romanos a, pela fé, aderirem ao Seu projeto, certos de que a Sua graça será alcançada. São eles suscitados a aceitar as tribulações e sofrimentos que os afligem, certos de que o Senhor não os abandona. Deus não nos deixa sozinhos, sempre estará conosco, em qualquer circunstância.
Evangelho de João 16, 12 - 15
- O Espírito Santo de Deus sempre esteve conosco, em todos os tempos e lugares. Nas religiões, na história, nos profetas, a começar do princípio da criação.
Em Gênesis 1, 1 – 2, lê-se:
“ 1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
2 “A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”.
- Todas as vezes em que a pessoa pratique uma boa ação e faça isso conscientemente, mesmo que não o saiba está manifesta a presença da Trindade Santa. (Leonardo Boff em “A Santíssima Trindade é a melhor comunidade, Vozes)
- A revelação mesma da Santíssima Trindade irrompe com toda a clareza com Jesus Cristo no seu batismo, nas águas do Jordão. O Espírito Santo veio em forma de Pomba.
A Trindade Santa é a melhor comunidade.
- Nós temos um Deus comunidade, um Pai-Mãe família. E não um Deus solitário.
- No Evangelho de hoje, Jesus dirige-se a seus discípulos preparando-os para a missão futura. Agora, os discípulos não estão entendendo todo esse mistério. Com certeza o Espírito Santo acompanhará os discípulos do Mestre e eles entenderão tudo o que disse e praticou Jesus Cristo entre nós. E o Espírito irá mais longe, ainda. Anunciará coisas vindouras que nos manterão alertas. Explicitamente o versículo 15 expõe e certifica:
“Tudo quanto o Pai tem é meu;
por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu,
vo-lo anunciará”.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domigo para todos.

Wanda e Tatai

30.05.2010.

Nenhum comentário: