sexta-feira, 4 de junho de 2010



DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C - Lucas

06 de junho de 2010

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

- Dia da Igreja

- 10º Domingo do Tempo Comum

Oração do dia

Senhor Jesus, aponta-nos sempre a porta estreita da vida, a porrá que nos indica o Reino da paz, do amor, da justiça.

- Leituras Litúrgicas

1ª Leitura - 1Reis 17, 17 – 24

17 Depois destas coisas aconteceu adoecer o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou tanto, que nele não ficou mais fôlego.
18 Então disse ela a Elias: Que tenho eu contigo, ó homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares meu filho?
19 Respondeu-lhe ele: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama.
20 E, clamando ao Senhor, disse: Ó Senhor meu Deus, até sobre esta viúva, que me hospeda, trouxeste o mal, matando-lhe o filho?
21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Ó Senhor meu Deus, faze que a vida deste menino torne a entrar nele.
22 O Senhor ouviu a voz de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu.
23 E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive:
24 Então a mulher disse a Elias: Agora sei que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.

Salmo 29, 2a.4b

2 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome.
4 A voz do Senhor é cheia de majestade.

2ª Leitura – Gálatas 1. 11 - 19

11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens;
12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.
13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava,
14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,
17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.
19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Evangelho – Lucas 7, 11 – 17

11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.
15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.


Jesus e a viúva de Naim

Comentário do Evangelho

A compaixão que dá vida

Eucaristia é festa da vida. É a razão maior da vida do cristão. Eucaristia é o momento divino do memorial de Jesus Cristo. “Fazei isso e memória de mim”.

Na primeira leitura, vê-se o poder de Deus realizado no profeta Elias, salvando a vi da do filho de uma pobre mulher. Como a todos que O amam, o Senhor acendeu ao pedido de Elias.

Na carta aos Gálatas 2ª leitura, São Paulo reafirma o seu evangelho não lhe foi traansmitido por homem, mas, diretamente, por Jesus Cristo, daí a autenticidade de sua pregação. Confessa que sempre foi coerente em suas atitudes, mesmo, antes no judaísmo.


Deus veio visitar o seu povo

Em narrativa anterior, Lucas referiu-se à cura do servo do centurião. Milagre realizado com um pagão que acreditou em Jesus Cristo.

Hoje, Lucas nos apresenta a cura do filho da viúva de Naim. Em ambos os casos Jesus tem compaixão dos que sofrem, dos que choram, dos que acreditam que Ele é o filho de Deus.

A viúva de Naim é atendida em sua fé com a ressurreição do filho que estava sendo levado ao tumulo. A compaixão de Jesus pela viúva e por todos nós é constante e não falha nunca. Jesus ordena que o jovem se levante. Com espanto de todos o jovem ressuscita diante da multidão que canta, toca e exclama:

“Um grande profeta surgiu entre nós.”

Jesus é aquele que, como filho de Deus, nos trás a vida eterna pela participação da vida divina a todos os que acreditam e têm amor à vida.

Compaixão, Amor inesgotável, uma fé sem limites são as condições necessárias para que todos nós tenhamos vida e vida em abundância.





LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom domingo para todos.


Wanda e Tatai

06.06.2010.

Nenhum comentário: