domingo, 13 de junho de 2010

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C - Lucas

13 de junho de 2010

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

- Dia da Igreja

- 11º Domingo do Tempo Comum

Oração do dia

Jesus Cristo, Nosso Senhor tem piedade de nós e nos ensina a ser bom. Dá-nos o dom, a graça de saber perdoar, perdoar sempre. Tira do nosso coração qualquer ressentimento ou rancor contra quem quer que seja.

- Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – 2Samuel 12, 7 – 10 – 13

7 Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul,
8 e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto.
9 Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas.
10 Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras.

Salmos 31,

1 Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua justiça!
2 Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa! Sê para mim uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que me salve!
3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
4 Tira-me do laço que me armaram, pois tu és o meu refúgio.
5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade.

2ª Leitura – Gálatas 2, 16. 19 - 21

16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.
17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum.
18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
19 Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus.
21 Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.

A mulher pecadora rega, com perfume os pés de Jesus


Evangelho - Lucas 7, 36 – 8. 3

36 Um dos fariseus convidou-o para comer com ele; e entrando em casa do fariseu, reclinou-se à mesa.
37 E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo;
38 e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.
39 Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora.
40 E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre.
41 Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinqüenta.
42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais?
43 Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem.
44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou.
45 Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés.
46 Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés.
47 Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.
48 E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.
49 Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?
50 Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.
1 Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze,
2 bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios.
3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens.

- Comentário do Evangelho -

Deus perdoa porque ama
Nós amamos porque fomos perdoados

A Eucaristia é o permanente memorial do amor de Deus que perdoa. Só Deus perdoa, só Ele pode nos perdoar.

Começando com 2Samuel, temos o registro da história do rei Davi, prestigiado por Deus, esquecendo-se do Seu amor, cometeu graves pecados. Além de conquistar a mulher de Urias, autoridade militar, levou-o à morte em batalhas.


O profeta Natã levou a Davi toda a sua historia de pecads, fazendo com que ele se arrependesse e recebesse de Deus o perdão. E, com o perdão de Deus, tornou-se Davi o modelo dos governastes.

Em a Carta aos gálatas, Paulo assegura que a nossa justificação se dá pela fé e não pelas obras, como o quer Tiago.

No Evangelho, Lucas narra vários momentos de Jesus Cristo, ao tempo em que, por parábolas, dá-nos vários exemplos de vida.

Convidado por um fariseu, Jesus foi a sua casa, fato que foi estranhado, em virtude da inimizade entre fariseus e Jesus.

Fato de real importância e por demais notada foi a presença de uma mulher pecadora entre eles. Com um vaso cheiro d e fino perfume, a pecadora regou os pés de Jesus, à vista de todos. Emocionada, chorando, a mulher, intimamente, confessa. seus erros, suas faltas.

Compreendendo o ato de fé da mulher pecadora, Jesus elogiou seu gesto de puro amor e perdôo seus pecados.

E, justiçando Sua atitude, contou o Mestre a parábola dos dois devedores; Um devia mais, outro devia menos. Perdoada a divida, Jesus perguntou a Simão quem mais amava. Simão respondeu: a quem mais foi perdoado.

Daí, parte Jesus em Sua peregrinação, de cidade em cidade, encontrando várias mulheres que passaram a segui-lO.

O Evangelho de hoje nos leva a refletir as diversas atitudes dos personagens nele presentes, como os fariseus, a mulher pecadora, Simão e outros. O gesto de ternura, da fé, de humildade da mulher que regou os pés de Jesus ultrapassou a todos, porque todo ele pleno de amor.

Nesse tempo de violência, de egoísmo e de desamor, que bom será seguir o exemplo dessa pecadora, que soube ser humana, em reconhecendo seus erros e amando o Filho de Deus.


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai

13.06.2010.

Nenhum comentário: