terça-feira, 15 de junho de 2010




- DIA DOS NAMORADOS -

Edvaldo Santiago

Querida Wanda,
Namorada minha

Mais um Dia dos Namorados, mais recordações, mais apaixonado estou por Você, minha Menina Linda.



Wanda


Mudam os tempos, a evolução corre mais que a gente, nada disso, no entanto nos impediu nem impede de agradecer a Deus a alegria por estarmos juntos:

Wanda e Tatai.

Há mais de 61 anos estamos namorando, cada vez mais amante e amado à moda antiga, valorizando o tempo, a fidelidade, o amor que nos foi dado por Deus.

Namoro gostoso que perdura, mostrando e demonstrando que o amor existe e vive no nosso coração que não permitiu que a rotina entrasse em nossa vida. .

Namorada minha, Wanda do meu coração, como gosto e sou apaixonado por Você. Tanto faz ontem como hoje, meu carinho é sempre o mesmo: firme, fiel, duradouro.

Sua timidez, sua escabreação, é marca da sua personalidade e o que mais me encanta. Seu jeito especial de ser é o seu forte e a minha admiração, Menina linda que Deus ns deu.

Dia dos Namorados!

O primeiro encontro, como me lembro! Jardim da Praça Rui Barbosa. Jardim dos Namorados!

No Jardim dos Namorados,
Tatai, Wanda, Helena e amiguinha
,

- “Posso encostar” era a senha dos pretendentes. Isso ocorria após várias rodadas de noviços e noviças no jardim. Nenhuma resposta, a principio. Olhares furtivos, meneios de cabeças e a espera de um sinal.

Minha favorita Wanda, com o jogar das lindas tranças, com um riso escondido, convidou-me a encostar:

NAMORO!

Após assustadas, suspiradas e maravilhosas rodadas, minha Menina deu um sinal positivo, com um meigo olhar e, corajosamente, eu encostei, Fiquei bem juntinho dela, senti o seu cheiro, sua ternura, seu olhar de namorada; minha primeira namorada, meu eterno amor de quase 62 anos de vivência alegre, firme, plena da Presença de Deus.

Gente, só quem namorou assim, sabe o que é namorar!

Tudo em volta fica mais bonito. Tudo é riso para os namorados e agora começam os sonhos que não acabam nunca.

Príncipes e princesa, reinados, castelos e carruagens que fazem inveja a Cinderela! Aladim e sua misteriosa Lâmpada servem para os namorados sonharem sonhos de amor, onde tudo é beleza, carinho, afeto, felicidade. Encontros e mais encontros com Eros, o deus do amor!

Quantas recordações, minha linda Namorada Wanda, Menina tímida, acanhada, incapaz de uma palavra ou atitude que não sejam agrado, atenção, carinho.

Namoro escondido, medroso de mim e de Você. Encontros rápidos, sem palavras, somente instantes de encantamento por nos vermos, de perto, um ao outro. Amor silencioso, amor divino, amor à antiga, romance de fazer inveja aos Romeus e Julietas de ontem e de hoje.

Minha vida era passar pela Rua Siqueira Campos onde minha namorada morava e doido para vê-la. Seu rosto, seu riso, suas tranças, grossas, bonitas, compridas até a cintura. As mais belas tranças que já vi na vida.

Minha Menina, bordadeira de primeira, criava, inventava, precisava e descia da sua rua, a fim de comprar linha bastidores no comercio. Aproveitávamos, então, dos raros momentos de conversa, de admiração, de pura alegria do coração em nos vermos um ao outro:

Wanda e Tatai!

Wanda e Tatai sempre juntos, juntinhos!


Encontros curtos, inesquecíveis. No corredor da casa de Dona Helenita, no Jardim dos Namorados ou na casa de Dona Leordina, na Rua Floriano Peixoto.

Meu primeiro presente para minha Namorada, no hall da casa de Dona Lió: uma caixa da passas “Sund Maid”. Eu nunca havia feito isso. Nunca tive namorada antes. Era e é Wanda a,



Minha Primeira e Única Namorada!

Minha Rainha, meu Coração, meu Amor, se necessário, começaria tudo de novo. Deixaria Nazaré das Farinhas, onde nasci, com agulha, dedal e um rolinho de linhas, uma mala de papelão e viria, novamente, para Ipiaú, ver Você nas escadas da antiga Igrejinha de São Roque. Lugar onde o Espírito, pela primeira vez, nos soprou um ao outro!

Entre os dois, o Amor!


Dia dos Namorados!

Namorar é sonhar com anjos por toda parte. Namorar é cavalgar nuvens, percorrer galáxias, sem dar contas de espaços e de tempos. É ser donos do mundo!

Namorar é sorrir chorando, chorar sorrindo sem nada perceber do que se passa em volta dos dois, alheios no seu mundo encantado!

Pobres e coitados daqueles que nunca namoraram. Não sabem o que perderam ou estão perdendo.

Namorar é ser triste, ser alegra ao mesmo tempo. É ser bobo, ridículo, dançar na chuva, imitar passarinhos, dar uma de forte, corajoso sem precisão. É olhar um para o outro e sorrirem, apenas, sorrirem.

A lua é dos namorados. A chuva, o sol, os astros, os regatos, as cachoeiras, as montanhas, a relva, o mundo inteiro é dos namorados.

Duvidando do poeta que fala de amor, perguntaram a Olavo Bilac como era possível ouvir e conversar com os astros.




Em seu soneto “Via Láctea”, respondeu o poeta:

“Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."

Então, gente, jovens, adultos, idosos, pobres e ricos, vamos namorar. Vamos agradecer a vida a Deus e viver em plenitude, amando, amando, amando e namorando!

Viva o Dia dos Namorados!


12 de junho de 2010.

Nenhum comentário: