sábado, 26 de junho de 2010


DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C - Lucas

27 de junho de 2010

Edvaldo Santiago

- Dia do Senhor

- 13º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Espírito de paciência misericordiosa, faze-me compreender que o Pai respeita cada pessoa a quem o Reino é anunciado, e espera que ela se decida livremente a aceitá-lo. (Paulinas).

- Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – 1Reis 19, 16b. 19 - 21

16. Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.
19. Elias, partindo dali, encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando com doze juntas de bois diante dele; ele mesmo conduzia a duodécima junta. Elias aproximou-se e jogou o seu manto sobre ele.
20. Eliseu, deixando imediatamente os seus bois, correu atrás de Elias, e disse: Deixa-me ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei. Vai, disse-lhe Elias, mas volta, porque sabes o que te fiz.
21. Eliseu, deixando Elias, tomou uma junta de bois e imolou-os. Com a lenha do arado cozeu as carnes e deu-as a comer à sua gente. Em seguida partiu e seguiu Elias, para servi-lo.

Salmo 15, 5ª

5. Senhor, vós sois a minha parte de herança e meu cálice;

2ª Leitura – Gálatas 5, 1. 13 – 18

1. É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão.
1

13. Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade,
14. porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).
15. Mas, se vos mordeis e vos devorais, vede que não acabeis por vos destruirdes uns aos outros.
16. Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne.
17. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.
18. Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei.

Os discípulos seguem Jesus

Evangelho – Lucas 9, 51 – 62

51. Aproximando-se o tempo em que Jesus devia ser arrebatado deste mundo, ele resolveu dirigir-se a Jerusalém.
52. Enviou diante de si mensageiros que, tendo partido, entraram em uma povoação dos samaritanos para lhe arranjar pousada.
53. Mas não o receberam, por ele dar mostras de que ia para Jerusalém.
54. Vendo isto, Tiago e João disseram: Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?
55. Jesus voltou-se e repreendeu-os severamente. [Não sabeis de que espírito sois animados].
56. O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las.] Foram então para outra povoação.
57. Enquanto caminhavam, um homem lhe disse: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que vás.
58. Jesus replicou-lhe: As raposas têm covas e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
59. A outro disse: Segue-me. Mas ele pediu: Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai.
60. Mas Jesus disse-lhe: Deixa que os mortos enterrem seus mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus.
61. Um outro ainda lhe falou: Senhor, seguir-te-ei, mas permite primeiro que me despeça dos que estão em casa.
62. Mas Jesus disse-lhe: Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus.

Comentário do Evangelho

- O Reino de Deus, reino de amor e vida eterna -

O tema central das leituras deste domingo é o seguimento de Jesus.É fácil seguir Jesus?

A começar pela primeira leitura, vê-se Eliseu deis e seguir o profeta Elias. Despediu-se Eliseu dos seus pais e seguir Elias. Era preciso renovar a fé do seu povo.

Na segunda leitura, são Paulo recomenda aos gálatas que sejam livres como o quer Jesus Cristo. Jamais a escravidão. Que sigam o primeiro mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas.

Caminhava Jesus da Galiléia para Jerusalém; aproximava-se do tempo em que Ele seria arrebatado.

Antes, o Mestre enviou seus discípulos a Samaria a pedir repouso de Sua viagem. Entrando na Samaria não foram bem recebidos. E Tiago queriam destruir Samaria, com o que não concordou Jesus.

Como mais uma lição, Jesus disse que sua missão neste mundo é de salvar e não condenar aqueles que estão nos maus caminhos.

No caminho, o Mestre foi interrogado por um que queria segui-lO, para onde quer que o Mestre fosse.


Replicou-lhe Jesus, dizendo que não tem morada, não tem onde reclinar a cabeça; vive como aves sem ninho.

Um outro que queria segui-lO, pediu que fosse despedir-se dos pais. Um terceiro queria despedir-se dos parentes. A sses dois e a tantos outros que querem ou queriam segui-lo, o Mestre não os aceitou. Não os considerava dignos de acompanhá-lO.

O amor a Jesus deve ser radical. Jesus é o Primeiro e Único. O filho de Deus é sempre o primeiro em qualquer tempo e lugar.

São necessários e imprescindíveis os dois manda mantos: primeiro amar a Deus e depois amaro o próximo. São a Lei e os Profetas.

Precisamos, agora mais do que nunca, seguir Jesus, acompanhar os Seus passos. Pensar como Ele pensou sonhar como Ele sonhou, amar como Ele amou.

Só assim, encontraremos o caminho da Paz, da Justiça, da fraternidade universal.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!


Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai

27.06.2010.

terça-feira, 15 de junho de 2010




- DIA DOS NAMORADOS -

Edvaldo Santiago

Querida Wanda,
Namorada minha

Mais um Dia dos Namorados, mais recordações, mais apaixonado estou por Você, minha Menina Linda.



Wanda


Mudam os tempos, a evolução corre mais que a gente, nada disso, no entanto nos impediu nem impede de agradecer a Deus a alegria por estarmos juntos:

Wanda e Tatai.

Há mais de 61 anos estamos namorando, cada vez mais amante e amado à moda antiga, valorizando o tempo, a fidelidade, o amor que nos foi dado por Deus.

Namoro gostoso que perdura, mostrando e demonstrando que o amor existe e vive no nosso coração que não permitiu que a rotina entrasse em nossa vida. .

Namorada minha, Wanda do meu coração, como gosto e sou apaixonado por Você. Tanto faz ontem como hoje, meu carinho é sempre o mesmo: firme, fiel, duradouro.

Sua timidez, sua escabreação, é marca da sua personalidade e o que mais me encanta. Seu jeito especial de ser é o seu forte e a minha admiração, Menina linda que Deus ns deu.

Dia dos Namorados!

O primeiro encontro, como me lembro! Jardim da Praça Rui Barbosa. Jardim dos Namorados!

No Jardim dos Namorados,
Tatai, Wanda, Helena e amiguinha
,

- “Posso encostar” era a senha dos pretendentes. Isso ocorria após várias rodadas de noviços e noviças no jardim. Nenhuma resposta, a principio. Olhares furtivos, meneios de cabeças e a espera de um sinal.

Minha favorita Wanda, com o jogar das lindas tranças, com um riso escondido, convidou-me a encostar:

NAMORO!

Após assustadas, suspiradas e maravilhosas rodadas, minha Menina deu um sinal positivo, com um meigo olhar e, corajosamente, eu encostei, Fiquei bem juntinho dela, senti o seu cheiro, sua ternura, seu olhar de namorada; minha primeira namorada, meu eterno amor de quase 62 anos de vivência alegre, firme, plena da Presença de Deus.

Gente, só quem namorou assim, sabe o que é namorar!

Tudo em volta fica mais bonito. Tudo é riso para os namorados e agora começam os sonhos que não acabam nunca.

Príncipes e princesa, reinados, castelos e carruagens que fazem inveja a Cinderela! Aladim e sua misteriosa Lâmpada servem para os namorados sonharem sonhos de amor, onde tudo é beleza, carinho, afeto, felicidade. Encontros e mais encontros com Eros, o deus do amor!

Quantas recordações, minha linda Namorada Wanda, Menina tímida, acanhada, incapaz de uma palavra ou atitude que não sejam agrado, atenção, carinho.

Namoro escondido, medroso de mim e de Você. Encontros rápidos, sem palavras, somente instantes de encantamento por nos vermos, de perto, um ao outro. Amor silencioso, amor divino, amor à antiga, romance de fazer inveja aos Romeus e Julietas de ontem e de hoje.

Minha vida era passar pela Rua Siqueira Campos onde minha namorada morava e doido para vê-la. Seu rosto, seu riso, suas tranças, grossas, bonitas, compridas até a cintura. As mais belas tranças que já vi na vida.

Minha Menina, bordadeira de primeira, criava, inventava, precisava e descia da sua rua, a fim de comprar linha bastidores no comercio. Aproveitávamos, então, dos raros momentos de conversa, de admiração, de pura alegria do coração em nos vermos um ao outro:

Wanda e Tatai!

Wanda e Tatai sempre juntos, juntinhos!


Encontros curtos, inesquecíveis. No corredor da casa de Dona Helenita, no Jardim dos Namorados ou na casa de Dona Leordina, na Rua Floriano Peixoto.

Meu primeiro presente para minha Namorada, no hall da casa de Dona Lió: uma caixa da passas “Sund Maid”. Eu nunca havia feito isso. Nunca tive namorada antes. Era e é Wanda a,



Minha Primeira e Única Namorada!

Minha Rainha, meu Coração, meu Amor, se necessário, começaria tudo de novo. Deixaria Nazaré das Farinhas, onde nasci, com agulha, dedal e um rolinho de linhas, uma mala de papelão e viria, novamente, para Ipiaú, ver Você nas escadas da antiga Igrejinha de São Roque. Lugar onde o Espírito, pela primeira vez, nos soprou um ao outro!

Entre os dois, o Amor!


Dia dos Namorados!

Namorar é sonhar com anjos por toda parte. Namorar é cavalgar nuvens, percorrer galáxias, sem dar contas de espaços e de tempos. É ser donos do mundo!

Namorar é sorrir chorando, chorar sorrindo sem nada perceber do que se passa em volta dos dois, alheios no seu mundo encantado!

Pobres e coitados daqueles que nunca namoraram. Não sabem o que perderam ou estão perdendo.

Namorar é ser triste, ser alegra ao mesmo tempo. É ser bobo, ridículo, dançar na chuva, imitar passarinhos, dar uma de forte, corajoso sem precisão. É olhar um para o outro e sorrirem, apenas, sorrirem.

A lua é dos namorados. A chuva, o sol, os astros, os regatos, as cachoeiras, as montanhas, a relva, o mundo inteiro é dos namorados.

Duvidando do poeta que fala de amor, perguntaram a Olavo Bilac como era possível ouvir e conversar com os astros.




Em seu soneto “Via Láctea”, respondeu o poeta:

“Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."

Então, gente, jovens, adultos, idosos, pobres e ricos, vamos namorar. Vamos agradecer a vida a Deus e viver em plenitude, amando, amando, amando e namorando!

Viva o Dia dos Namorados!


12 de junho de 2010.

domingo, 13 de junho de 2010

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C - Lucas

13 de junho de 2010

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

- Dia da Igreja

- 11º Domingo do Tempo Comum

Oração do dia

Jesus Cristo, Nosso Senhor tem piedade de nós e nos ensina a ser bom. Dá-nos o dom, a graça de saber perdoar, perdoar sempre. Tira do nosso coração qualquer ressentimento ou rancor contra quem quer que seja.

- Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – 2Samuel 12, 7 – 10 – 13

7 Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul,
8 e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto.
9 Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas.
10 Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras.

Salmos 31,

1 Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua justiça!
2 Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa! Sê para mim uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que me salve!
3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
4 Tira-me do laço que me armaram, pois tu és o meu refúgio.
5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade.

2ª Leitura – Gálatas 2, 16. 19 - 21

16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.
17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum.
18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
19 Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus.
21 Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.

A mulher pecadora rega, com perfume os pés de Jesus


Evangelho - Lucas 7, 36 – 8. 3

36 Um dos fariseus convidou-o para comer com ele; e entrando em casa do fariseu, reclinou-se à mesa.
37 E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo;
38 e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.
39 Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora.
40 E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre.
41 Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinqüenta.
42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais?
43 Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem.
44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou.
45 Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés.
46 Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés.
47 Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.
48 E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.
49 Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?
50 Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.
1 Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze,
2 bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios.
3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens.

- Comentário do Evangelho -

Deus perdoa porque ama
Nós amamos porque fomos perdoados

A Eucaristia é o permanente memorial do amor de Deus que perdoa. Só Deus perdoa, só Ele pode nos perdoar.

Começando com 2Samuel, temos o registro da história do rei Davi, prestigiado por Deus, esquecendo-se do Seu amor, cometeu graves pecados. Além de conquistar a mulher de Urias, autoridade militar, levou-o à morte em batalhas.


O profeta Natã levou a Davi toda a sua historia de pecads, fazendo com que ele se arrependesse e recebesse de Deus o perdão. E, com o perdão de Deus, tornou-se Davi o modelo dos governastes.

Em a Carta aos gálatas, Paulo assegura que a nossa justificação se dá pela fé e não pelas obras, como o quer Tiago.

No Evangelho, Lucas narra vários momentos de Jesus Cristo, ao tempo em que, por parábolas, dá-nos vários exemplos de vida.

Convidado por um fariseu, Jesus foi a sua casa, fato que foi estranhado, em virtude da inimizade entre fariseus e Jesus.

Fato de real importância e por demais notada foi a presença de uma mulher pecadora entre eles. Com um vaso cheiro d e fino perfume, a pecadora regou os pés de Jesus, à vista de todos. Emocionada, chorando, a mulher, intimamente, confessa. seus erros, suas faltas.

Compreendendo o ato de fé da mulher pecadora, Jesus elogiou seu gesto de puro amor e perdôo seus pecados.

E, justiçando Sua atitude, contou o Mestre a parábola dos dois devedores; Um devia mais, outro devia menos. Perdoada a divida, Jesus perguntou a Simão quem mais amava. Simão respondeu: a quem mais foi perdoado.

Daí, parte Jesus em Sua peregrinação, de cidade em cidade, encontrando várias mulheres que passaram a segui-lO.

O Evangelho de hoje nos leva a refletir as diversas atitudes dos personagens nele presentes, como os fariseus, a mulher pecadora, Simão e outros. O gesto de ternura, da fé, de humildade da mulher que regou os pés de Jesus ultrapassou a todos, porque todo ele pleno de amor.

Nesse tempo de violência, de egoísmo e de desamor, que bom será seguir o exemplo dessa pecadora, que soube ser humana, em reconhecendo seus erros e amando o Filho de Deus.


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai

13.06.2010.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

DIA DOS NAMORADOS

- DIA DOS NAMORADOS -

Edvaldo Santiago

Querida Wanda,
Namorada minha

Mais um Dia dos Namorados, mais recordações, mais apaixonado estou por Você, minha Menina Linda.


Wanda


Mudam os tempos, a evolução corre mais que a gente, nada disso, no entanto nos impediu nem impede de agradecer a Deus a alegria por estarmos juntos:

Wanda e Tatai.

Há mais de 61 anos estamos namorando, cada vez mais amante e amado à moda antiga, valorizando o tempo, a fidelidade, o amor que nos foi dado por Deus.

Namoro gostoso que perdura, mostrando e demonstrando que o amor existe e vive no nosso coração que não permitiu que a rotina entrasse em nossa vida. .

Namorada minha, Wanda do meu coração, como gosto e sou apaixonado por Você. Tanto faz ontem como hoje, meu carinho é sempre o mesmo: firme, fiel, duradouro.

Sua timidez, sua escabreação, é marca da sua personalidade e o que mais me encanta. Seu jeito especial de ser é o seu forte e a minha admiração, Menina linda que Deus ns deu.

Dia dos Namorados!

O primeiro encontro, como me lembro! Jardim da Praça Rui Barbosa. Jardim dos Namorados!

No Jardim dos Namorados,
Tatai, Wanda, Helena e amiguinha,


- “Posso encostar” era a senha dos pretendentes. Isso ocorria após várias rodadas de noviços e noviças no jardim. Nenhuma resposta, a principio. Olhares furtivos, meneios de cabeças e a espera de um sinal.

Minha favorita Wanda, com o jogar das lindas tranças, com um riso escondido, convidou-me a encostar:

NAMORO!

Após assustadas, suspiradas e maravilhosas rodadas, minha Menina deu um sinal positivo, com um meigo olhar e, corajosamente, eu encostei, Fiquei bem juntinho dela, senti o seu cheiro, sua ternura, seu olhar de namorada; minha primeira namorada, meu eterno amor de quase 62 anos de vivência alegre, firme, plena da Presença de Deus.

Gente, só quem namorou assim, sabe o que é namorar!

Tudo em volta fica mais bonito. Tudo é riso para os namorados e agora começam os sonhos que não acabam nunca.

Príncipes e princesa, reinados, castelos e carruagens que fazem inveja a Cinderela! Aladim e sua misteriosa Lâmpada servem para os namorados sonharem sonhos de amor, onde tudo é beleza, carinho, afeto, felicidade. Encontros e mais encontros com Eros, o deus do amor!

Quantas recordações, minha linda Namorada Wanda, Menina tímida, acanhada, incapaz de uma palavra ou atitude que não sejam agrado, atenção, carinho.

Namoro escondido, medroso de mim e de Você. Encontros rápidos, sem palavras, somente instantes de encantamento por nos vermos, de perto, um ao outro. Amor silencioso, amor divino, amor à antiga, romance de fazer inveja aos Romeus e Julietas de ontem e de hoje.

Minha vida era passar pela Rua Siqueira Campos onde minha namorada morava e doido para vê-la. Seu rosto, seu riso, suas tranças, grossas, bonitas, compridas até a cintura. As mais belas tranças que já vi na vida.

Minha Menina, bordadeira de primeira, criava, inventava, precisava e descia da sua rua, a fim de comprar linha bastidores no comercio. Aproveitávamos, então, dos raros momentos de conversa, de admiração, de pura alegria do coração em nos vermos um ao outro:

Wanda e Tatai!

Wanda e Tatai sempre juntos, juntinhos!


Encontros curtos, inesquecíveis. No corredor da casa de Dona Helenita, no Jardim dos Namorados ou na casa de Dona Leordina, na Rua Floriano Peixoto.

Meu primeiro presente para minha Namorada, no hall da casa de Dona Lió: uma caixa da passas “Sund Maid”. Eu nunca havia feito isso. Nunca tive namorada antes. Era e é Wanda a,

Minha Primeira e Única Namorada!

Minha Rainha, meu Coração, meu Amor, se necessário, começaria tudo de novo. Deixaria Nazaré das Farinhas, onde nasci, com agulha, dedal e um rolinho de linhas, uma mala de papelão e viria, novamente, para Ipiaú, ver Você nas escadas da antiga Igrejinha de São Roque. Lugar onde o Espírito, pela primeira vez, nos soprou um ao outro!

Entre os dois, o Amor!


Dia dos Namorados!

Namorar é sonhar com anjos por toda parte. Namorar é cavalgar nuvens, percorrer galáxias, sem dar contas de espaços e de tempos. É ser donos do mundo!

Namorar é sorrir chorando, chorar sorrindo sem nada perceber do que se passa em volta dos dois, alheios no seu mundo encantado!

Pobres e coitados daqueles que nunca namoraram. Não sabem o que perderam ou estão perdendo.

Namorar é ser triste, ser alegra ao mesmo tempo. É ser bobo, ridículo, dançar na chuva, imitar passarinhos, dar uma de forte, corajoso sem precisão. É olhar um para o outro e sorrirem, apenas, sorrirem.

A lua é dos namorados. A chuva, o sol, os astros, os regatos, as cachoeiras, as montanhas, a relva, o mundo inteiro é dos namorados.

Duvidando do poeta que fala de amor, perguntaram a Olavo Bilac como era possível ouvir e conversar com os astros.

Em seu soneto “Via Láctea”, respondeu o poeta:

“Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."

Então, gente, jovens, adultos, idosos, pobres e ricos, vamos namorar. Vamos agradecer a vida a Deus e viver em plenitude, amando, amando, amando e namorando!

Viva o Dia dos Namorados!


12 de junho de 2010.

sexta-feira, 4 de junho de 2010



DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C - Lucas

06 de junho de 2010

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

- Dia da Igreja

- 10º Domingo do Tempo Comum

Oração do dia

Senhor Jesus, aponta-nos sempre a porta estreita da vida, a porrá que nos indica o Reino da paz, do amor, da justiça.

- Leituras Litúrgicas

1ª Leitura - 1Reis 17, 17 – 24

17 Depois destas coisas aconteceu adoecer o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou tanto, que nele não ficou mais fôlego.
18 Então disse ela a Elias: Que tenho eu contigo, ó homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares meu filho?
19 Respondeu-lhe ele: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama.
20 E, clamando ao Senhor, disse: Ó Senhor meu Deus, até sobre esta viúva, que me hospeda, trouxeste o mal, matando-lhe o filho?
21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Ó Senhor meu Deus, faze que a vida deste menino torne a entrar nele.
22 O Senhor ouviu a voz de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu.
23 E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive:
24 Então a mulher disse a Elias: Agora sei que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.

Salmo 29, 2a.4b

2 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome.
4 A voz do Senhor é cheia de majestade.

2ª Leitura – Gálatas 1. 11 - 19

11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens;
12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.
13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava,
14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,
17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.
19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Evangelho – Lucas 7, 11 – 17

11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.
15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.


Jesus e a viúva de Naim

Comentário do Evangelho

A compaixão que dá vida

Eucaristia é festa da vida. É a razão maior da vida do cristão. Eucaristia é o momento divino do memorial de Jesus Cristo. “Fazei isso e memória de mim”.

Na primeira leitura, vê-se o poder de Deus realizado no profeta Elias, salvando a vi da do filho de uma pobre mulher. Como a todos que O amam, o Senhor acendeu ao pedido de Elias.

Na carta aos Gálatas 2ª leitura, São Paulo reafirma o seu evangelho não lhe foi traansmitido por homem, mas, diretamente, por Jesus Cristo, daí a autenticidade de sua pregação. Confessa que sempre foi coerente em suas atitudes, mesmo, antes no judaísmo.


Deus veio visitar o seu povo

Em narrativa anterior, Lucas referiu-se à cura do servo do centurião. Milagre realizado com um pagão que acreditou em Jesus Cristo.

Hoje, Lucas nos apresenta a cura do filho da viúva de Naim. Em ambos os casos Jesus tem compaixão dos que sofrem, dos que choram, dos que acreditam que Ele é o filho de Deus.

A viúva de Naim é atendida em sua fé com a ressurreição do filho que estava sendo levado ao tumulo. A compaixão de Jesus pela viúva e por todos nós é constante e não falha nunca. Jesus ordena que o jovem se levante. Com espanto de todos o jovem ressuscita diante da multidão que canta, toca e exclama:

“Um grande profeta surgiu entre nós.”

Jesus é aquele que, como filho de Deus, nos trás a vida eterna pela participação da vida divina a todos os que acreditam e têm amor à vida.

Compaixão, Amor inesgotável, uma fé sem limites são as condições necessárias para que todos nós tenhamos vida e vida em abundância.





LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom domingo para todos.


Wanda e Tatai

06.06.2010.