sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Evangelho do Domingo


DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

03 de outubro de 2010


Edvaldo Santiago

Dia do Senhor

27º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia
Espírito de fé operosa, robustece minha fé pequena, capacitando-me para realizar as obras do amor e da misericórdia. (Paulinas).

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – Habacuque 1, 2 - 3; 2, 2 - 4

2 Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? ou gritarei a ti: Violência! e não salvarás?
3 Por que razão me fazes ver a iniqüidade, e a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há também contendas, e o litígio é suscitado.
2 Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-se bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
3 Pois a visão é ainda para o tempo determinado, e se apressa para o fim. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará.

4 Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.

Salmo 94, 1 – 5

1 Ó Senhor, Deus da vingança, ó Deus da vingança, resplandece!
2 Exalta-te, ó juiz da terra! dá aos soberbos o que merecem.
3 Até quando os ímpios, Senhor, até quando os ímpios exultarão?
4 Até quando falarão, dizendo coisas arrogantes, e se gloriarão todos os que praticam a iniqüidade?
5 Esmagam o teu povo, ó Senhor, e afligem a tua herança.
2ª Leitura – 2 Timóteo 1, 6 - 8. 13 - 14

6 Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
7 Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus,
13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus;
14 guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós.

A Fé e o Grão de Mostarda

Evangelho - Lucas 17, 05 - 10

5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.
6 Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
7 Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, ao voltar ele do campo: chega-te já, e reclina-te à mesa?
8 Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que eu tenha comido e bebido, e depois comerás tu e beberás?
9 Porventura agradecerá ao servo, porque este fez o que lhe foi mandado?
10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.


Comentário do EvangelhoOs apóstolos pedem a Jesus que aumente sua fé. A resposta

Aparentemente sem sentido, Lucas narra duas expressões de Jesus, sem sentido; Aos apóstolos a pedir o aumento de sua fé e o pequeno grão de mostarda, que cresce a alura de uma árvore; e o servo e o patrão.
A indagação do aumento de fé dos apóstolos Jesus faz uma comparação com o vertiginoso crescimento de um grão de mostarda que, pequenino que é, chega a tal altura que os pássaros podem nele se agasalhar.
Com esta comparação, Jesus imprime uma espécie de necessidade de perseverança dos apóstolos, uma permanência com as coisas de Deus que esmaece a cada dia, dando resultados negativos à verdadeira fé.
Quanto ao servo, se deve sentar-se à mesa do patrão; se isso é normal em qualquer meio. Caracteriza-se tal ato ao sentido elitista que separa classes de pobres e ricos, grandes e pequenos. São esquecidos os preceitos de Deus da igualdade entre todos, sem distinção de qualquer espécie.
Resume-se o sentido da parábola em que a fé necessita de compromisso, de perseverança, de certeza certa de que Deusr Pai, de que Jesus Cristo é Seu Filho e veio ao mundo nos indicar o caminho do Reino.
E de que todos somos iguais como seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus.
Eis um exemplo de fé e de amor, expostas e explicadas ao mesmo tempo.


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai

03.10.2010.

Nenhum comentário: