DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA
Ano C – Lucas
31 de outubro de 2010
Edvaldo Santiago
IPIAÚ - BAHIA
Ano C – Lucas
31 de outubro de 2010
Edvaldo Santiago
Dia do Senhor!
31º Domingo do Tempo Comum
Oração do Dia
Pai, faze-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres. (Paulinas).
Leituras Litúrgicas
1ª Leitura - Sabedoria 11, 22 - 12, 2
22. Diante de vós o mundo inteiro é como um nada, que faz pender a balança, ou como uma gota de orvalho, que desce de madrugada sobre a terra.
23. Tendes compaixão de todos, porque vós podeis tudo; e para que se arrependam, fechais os olhos aos pecados dos homens.
24. Porque amais tudo que existe, e não odiais nada do que fizestes, porquanto, se o odiásseis, não o teríeis feito de modo algum.
25. Como poderia subsistir qualquer coisa, se não o tivésseis querido, e conservar a existência, se por vós não tivesse sido chamada?
26. Mas poupais todos os seres, porque todos são vossos, ó Senhor, que amais a vida.
1. Vosso espírito incorruptível está em todos.
2. É por isso que castigais com brandura aqueles que caem, e os advertis mostrando-lhes em que pecam, a fim de que rejeitem sua malícia e creiam em vós, Senhor.
Salmo – 145, 1 – 4
1. Aleluia. Louva, ó minha alma, o Senhor!
2. Louvarei o Senhor por toda a vida. Salmodiarei ao meu Deus enquanto existir.
3. Não coloqueis nos poderosos a vossa confiança, são apenas homens nos quais não há salvação.
4. Quando se lhe for o espírito, ele voltará ao pó, e todos os seus projetos se desvanecerão de uma só vez.
2ª Leitura - 2Tessalonicenses 1, 11 - 2,2
11 Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de fé.
12 para que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
1 Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos,
2 que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.
Jesus e Zaqueu
- Evangelho – Lucas 19, 1 -10
1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade.
2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico.
3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.
4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
- Comentário do Evangelho -
Jesus vem revelar a misericórdia do Pai
Durante toda Sua vida, desde o Nascimento, Jesus é perseguido e atormentado pelo sistema religiosa de Israel, coligado pela política romana de Herodes. Desde cedo, a vida e as lições do Filho de Deus incomodam a legalidade do sistema, sempre e continuamente contra os mais humildes
No Evangelho de hoje, Lucas narra um interessante episódio da conversão de um pagão rico; um cobrador de impostos.
Em direção a Jerusalém, onde deveria viver Seus divinos e sagrados momentos, passou Ele por várias cidades, inclusive Jericó. Teve um encontro inusitado com um cidadão que tinha muita vontade em conhecer o Filho do Homem. Zaqueu era o nome desse publicano.
Sabedor de que Jesus iria falar, pregar a Boa Nova naquele lugar, curioso foi ver Jesus e ouvir Sua Palavra. Todavia, devido a sua altura – era pequeno – Zaqueu não poderia ouvir nem ver Jesus, seu desejo maior.
Sem pensar duas vezes, Zaqueu subiu numa árvore, tal era sua vontade ver Jesus. Foi quando, para surpresa geral, Jesus olhou para o alto da árvore, avistou Zaqueu e lhe disse que descesse da árvore. Acrescentou Jesus: iria Ele hospedar-se na casa de Zaqueu.
De modo geral, para os judeus isso constituía um absurdo, diante do sistema formal e legalista do Judaísmo. Como um judeu poderia hospedar-se, entrar na casa de um pagão, publicano, discriminado e excluído da religião oficial. Zaqueu era chefe dos publicanos e qual não foi a surpresa e satisfação em ter em sua casa Jesus, o Filho de Deus.
Imediatamente, numa incontida alegria e cheio de fé, Zaqueu converteu-se e prometeu redimir-se de tudo de errado havia feito. Repartiria seus bens com os pobres e restituiria o que Havia conseguido de forma ilegal. Arrependimento e conversão!
Nesse dado momento, diante da admiração dos judeus, dos religiosos que tinham a lei dos homens adiante da Lei de Deus, mostrou o contraste existente. Um publicano, homem discriminado pela população, convertido à Lei Maior – a Lei de Deus – agindo com justiça, com lealdade, com espírito solidário. Deixando de lado a usura, a ganância, Zaqueu era um homem novo, diferente dos fariseus e doutores da lei que pregavam uma coisa e faziam outra.
Jesus vem nos mostrar a misericórdia do Pai que perdoa os pecados, além de nos convidar a todos à conversão (primeira leitura), indiscriminadamente.
A obra da fé dos que se convertem e a prática do bem, da justiça e da partilha dão o caminho para a glorificação de Deus. (segunda leitura).
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
Bom Domingo para todos.
Wanda e Tatai
31.10.2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário