sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Evangelho do Dia

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

07 de novembro de 2010

Edvaldo Santiago



Dia do Senhor!

32º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Pai, torna-me sensível aos sofrimentos dos pobres e dos marginalizados, movendo-me a lutar para que tenham sua dignidade respeitada, pois são teus preferidos. (Paulinas).

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – Apocalipse 7, 2 - 4. 9 - 14
2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar,
3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.
4 E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel:
9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;
10 e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro.
11 E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
12 dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.
13 E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram?
14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Salmo 24, 1 – 5

1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.
2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
3 Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
5 Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação.

2ª Leitura – 1João 3, 1 - 3

1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.
2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.
3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.


Jesus e as Bem-aventuranças

Evangelho –Mateus 5, 1 - 12ª

1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos,
2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus.

- Comentário do Evangelho -
As bem-aventuranças

Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los.

No início de seu ministério, Jesus apresenta às multidões as bem-aventuranças, que são o programa do Reino dos Céus cuja presença entre nós já fora anunciada por João Batista (Mt 3,17).

A proclamação é feita no alto da montanha. Moisés, na montanha, recebeu de Deus os Mandamentos.
Agora é Jesus que transmite as bem-aventuranças aos discípulos que vêm a ele, no alto. Entre a pobreza e a justiça, estão as demais bem-aventuranças.
A pobreza é a forma concreta de libertar-se da submissão aos interesses dos ricos e poderosos. O apelo à justiça, marcante em Mateus, é o fundamento das demais bem-aventuranças, pelas quais podemos transformar este mundo em um mundo de fraternidade, justiça e paz.
Uma imensa multidão, os bem-aventurados, ouvem a Palavra de Jesus e em Ela crêem. Ouvem e vêem todos eles um novo Homem, novo Profeta, o Filho do Deus vivo falando uma língua nunca ouvida, nem vista antes.
É a chegada da felicidade, a nova Justiça, em lugar do legalismo farisaico, dominador, imposto pela Casa de Israel. Com as bem-aventuranças de Jesus surge a Justiça e igualdade para todos. Felizes os pobre em espírito, felizes os mansos, felizes os pacíficos, felizes os que choram hoje, para, amanhã, sorrirem em corpo e alma.
Diferente dos antigos mandamentos, Jesus imprime em Sua Fala um novo estilo de vida em que prevalecem a humildade, a fé, a solidariedade, a paz. Todos têm direito à felicidade, não só uma pequena minoria, dona do sistema.
Aos quinto, sexto e sétimo capítulos de Mateus são chamados da Carta Magna do Cristianismos. A Lei Maior dos cristãos, caminho certo para o Reino de Deus.
Primeira leitura - e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro.
Segunda leitura - Em sua primeira carta, João afiança: E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro
É bom nos lembrar sempre das bem-aventuranças de Jesus e as tomamos como regra de vida, de comportamento em todos os momentos da nossa existência. Diferente da auto-suficiência, a humildade constitui o maior sinal da Presença de Deus dentro de cada um de nós.


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai

07.11.2010.

Nenhum comentário: