sexta-feira, 12 de novembro de 2010


DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas


14 de novembro de 2010

Edvaldo Santiago


Dia do Senhor!

33º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Espírito de constância, vem em meu socorro nos momentos de provação e dificuldade, quando a perseverança se torna difícil, e a fidelidade, um desafio. (Paulinas).

Leituras Litúrgicas

Primeira Leitura – Malaquias 3, 19 - 20ª

19. Porque eis que vem o dia, ardente como uma fornalha. E todos os soberbos, todos os que cometem o mal serão como a palha; este dia que vai vir os queimará - diz o Senhor dos exércitos - e nada ficará: nem raiz, nem ramos.
20. Mas, sobre vós que temeis o meu nome, levantar-se-á o sol de justiça que traz a salvação em seus raios.

Salmos – 98, 2 - 4

2. Cantarei, eternamente, as bondades do Senhor; minha boca publicará sua fidelidade de geração em geração.
3. Com efeito, vós dissestes: A bondade é um edifício eterno. Vossa fidelidade firmastes no céu.
4. Concluí, dizeis vós, uma aliança com o meu eleito; liguei-me por juramento a Davi, meu servo.

Segunda Leitura - 2Tessalonicenses 3, 7 – 12

7. Sabeis perfeitamente o que deveis fazer para nos imitar. Não temos vivido entre vós desregradamente,
8. nem temos comido de graça o pão de ninguém. Mas, com trabalho e fadiga, labutamos noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
9. Não porque não tivéssemos direito para isso, mas foi para vos oferecer em nós mesmos um exemplo a imitar.
10. Aliás, quando estávamos convosco, nós vos dizíamos formalmente: Quem não quiser trabalhar, não tem o direito de comer.
11. Entretanto, soubemos que entre vós há alguns desordeiros, vadios, que só se preocupam em intrometer-se em assuntos alheios.
12. A esses indivíduos ordenamos e exortamos a que se dediquem tranqüilamente ao trabalho para merecerem ganhar o que comer.

A Presença de Jesus no Templo

Evangelho – Lucas 21, 5 – 19

5. Como lhe chamassem a atenção para a construção do templo feito de belas pedras e recamado de ricos donativos, Jesus disse:
6. Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído.
7. Então o interrogaram: Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?
8. Jesus respondeu: Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e ainda: O tempo está próximo. Não sigais após eles.
9. Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim.
10. Disse-lhes também: Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino.
11. Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu.
12. Mas, antes de tudo isso, vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença dos reis e dos governadores, por causa de mim.
13. Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho.
14. Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa,
15. porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários.
16. Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós.
17. Sereis odiados por todos por causa do meu nome.
18. Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça.
19. É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação.

Comentário do Evangelho

O Templo tornou-se um antro de ladrões

O capúlo 21, todo ele, Lucas trata do Templo de Jerusalé e de sua construção. Hoje este evangelista narra essa construção, frisando a alegria de algumas pessoas por esse fato. Enquanto alguns admiram a beleza do Templo, Jesus discorda e fala da sua destruição.

Trata-se de um discurso escatológico do Mestre, prevendo a destruição desse Templo que várias pessoas se extasiam diante dele. Esse discurso também é narrado pelos evangelistas Marcos e Mateus.

O primeiro Templo de Jerusalém foi construído pelo rei Salomão no século XI a.C. e destruído e reconstruído várias vezes. Entre os anos 66 a 70 foi a vez dos romanos se apoderarem de Israel e passaram a exercer seu poder dominador e cruel diante das classes mais humildes.

Naquela época, acima mencionada, Jerusalém era cidade famosa, centro político e econômico da região. Os romanos governavam e ditavam a política, cabendo aos judeus a parte religiosa, legalista, farisaica.

Na cidade, corria o poderio dos donos do sistema e a fraqueza dos menos favorecidos: os pagãos, os escravos, as mulheres, os doentes. Ai, o palco em que Jesus, o Filho de Deus se opunha a toda essa injustiça e pregava a Boa Novo, um Novo Tempo em que todos haveriam de ter justiça, direitos, paz e a dignidade devida.

Eis por que, diante da admiração de alguns, Jesus denuncia que o Templo que se tornou um covil de ladrões Templos construídos, templos descuidos, falsos profetas passaram, todavia, o verdadeiro Templo, Jesus Cristo, continua hoje, amanhã e sempre.

Enviado por Deus, na Nova e Eterna Aliança, Jesus Cristo veia trazer e pregar o Reino dos Céus, onde Caminho, Verdade e Vida são as razões principais desta Nova Aliança.


Não mais um Templo de pedras, mas um Templo real, vivo, presente no mundo, pregando, amando, usando em favor dos menos favorecidos.

Jesus Crista é sinônimo de Paz, de Justiça, de Amor!

Ao Filho do Deus vivo toda honra, louvor e glória!

Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai

14.11.2010.

Nenhum comentário: