quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Evangelho - 5º Domingo do Tempo Comum

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA

· Dia da Igreja

· 5º Domingo do Tempo Comum

Edvaldo Santiago

Ano B – Marcos

08 de fevereiro de 2009

Antes de ler o Evangelho de hoje, pare, pelo menos, um minuto, e reflita bem. Como passou a semana, em casa e no trabalho. Como tem sido sua convivência com a esposa, com os filhos, de modo geral, com todos (as) que o (a) rodeiam.

· Oração do Dia

Senhor Jesus, eu te procuro com sinceridade, na certeza de encontrar, em ti, palavras que façam reviver a esperança no meu coração. (Paulinas).

· Leituras para comentário e reflexão:

- Primeira Leitura – Jó 7, 1 - 4. 6 – 7

1 Porventura não tem o homem duro serviço sobre a terra? E não são os seus dias como os do jornaleiro?
2 Como o escravo que suspira pela sombra, e como o jornaleiro que espera pela sua paga,
3 assim se me deram meses de escassez, e noites de aflição se me ordenaram.
4 Havendo-me deitado, digo: Quando me levantarei? Mas comprida é a noite, e farto-me de me revolver na cama até a alva.
6 Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão, e chegam ao fim sem esperança.
7 Lembra-te de que a minha vida é um sopro; os meus olhos não tornarão a ver o bem.

- Salmos 147, 1-2. 3-4. 5-6

1 Louvai ao Senhor; porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; pois isso é agradável, e decoroso é o louvor.
2 O Senhor edifica Jerusalém, congrega os dispersos de Israel;

3 sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas;
4 conta o número das estrelas, chamando-as a todas pelos seus nomes.
5 Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; não há limite ao seu entendimento.
6 O Senhor eleva os humildes, e humilha os perversos até a terra.

- Segunda Leitura – 1Coríntios 9, 16 - 19.22 – 23

16 Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
17 Se, pois, o faço de vontade própria, tenho recompensa; mas, se não é de vontade própria, estou apenas incumbido de uma mordomia.
18 Logo, qual é a minha recompensa? É que, pregando o evangelho, eu o faça gratuitamente, para não usar em absoluto do meu direito no evangelho.
19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível:
22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante.


Jesus ora, ensina, liberta.

- Evangelho – Marcos 1, 29 - 39

29 Em seguida, saiu da sinagoga e foi a casa de Simão e André com Tiago e João.
30 A sogra de Simão estava de cama com febre, e logo lhe falaram a respeito dela.
31 Então Jesus, chegando-se e tomando-a pela mão, a levantou; e a febre a deixou, e ela os servia.
32 Sendo já tarde, tendo-se posto o sol, traziam-lhe todos os enfermos, e os endemoninhados;
33 e toda a cidade estava reunida à porta;
34 e ele curou muitos doentes atacados de diversas moléstias, e expulsou muitos demônios; mas não permitia que os demônios falassem, porque o conheciam.
35 De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava.
36 Foram, pois, Simão e seus companheiros procurá-lo;
37 quando o encontraram, disseram-lhe: Todos te buscam.
38 Respondeu-lhes Jesus: Vamos a outras partes, às povoações vizinhas, para que eu pregue ali também; pois para isso é que vim.
39 Foi, então, por toda a Galiléia, pregando nas sinagogas deles e expulsando os demônios.

Comentário

Jesus ora, ensina e cuida de todos. Assim como foi no principio, será sempre assim.
Marcos narra, no Evangelho de hoje, que Jesus, após ter expulsado de um homem o espírito mau, foi admirado por todos os que estavam na sinagoga (vv 26-27). Espantados, perguntavam uns aos outros: “O que é isso?” “Um novo ensino, uma nova doutrina”?

Deixando-os espantados e admirados, com seus discípulos, Tiago e João, Jesus saiu da sinagoga e dirigiu-se à casa de Simão e André..

Chegando lá, avisaram a Jesus que a sogra de Simão estava de cama, sem poder
levantar-se. Tinha febre. Indo até ela, o Mestre fê-la levantar-se, curando-a.

Refeita da saúde, de imediato pôs-ela a servir a todos.

Já era tarde e o Mestre tencionava visitar outros lugares, onde O aguardavam doentes e endemoninhados atrás de cura, de saúde. Queriam Seus discípulos que Jesus ficasse ali mais um tempo, a fim de atender a tantos que queriam vê-lO, ouvir suas lições de amor e de paz.

Uma multidão estava na porta. E Ele fez milagres, curou diversas moléstias, expulsou demônios, impediu que esses demônios falassem, porque eles bem conheciam o Mestre e sabiam que Ele era Filho de Deus.

Como sempre o fazia, Jesus acordou cedo e foi ao deserto orar, conversar com o Pai. E os discípulos a sua procura, dizendo que o povo estava a Sua procura.

Foi quando o Mestre lhes disse que iria Ele e seus discípulos iriam a outros lugares. E foram pregando na Galiléia, pregando nas sinagogas, ensinando, fazendo milagres.

Numa exegese mais acurada, Marcos nos leva a refletir o conteúdo deste evangelho.

Após ter expulsado demônios, tornando livre o homem, Jesus mostra aos homens dessa época o valor da liberdade. (...livres, e não tendo a [liberdade] como capa da malícia, mas como servos de Deus). (1 Pedro 16)

A missão do cristão é servir e ninguém pode servir se não for livre. Isso aconteceu com a sogra de Pedro. Doente, com febre não tinha condições de servir. Lembremo-os que na sua época, a doença era considerada pecado, dando-se os doentes como pessoas fora do sistema. Incapazes, inúteis, pecadores.

Logo que curada, a sogra de Simão, livre, pôs-se a servir a todos. Cumpriu, assim, sua missão, nossa missão: servir.

Atentemos, também, para o fato de os discípulos queriam que Jesus demorasse mais tempo naquele lugar, como uma espécie de promoção do Mestre, como se diz hoje, um teste e popularidade. E Jesus continuou sua peregrinação, por outras plagas, curando, pregando, amando...

Na primeira leitura, Jó confessa seu sofrimento, a desdita do homem excluído, o que nos acontece, até hoje. “Ai de mim se não anunciar o evangelho” (v 16).

São Paulo, na 1ª Carta aos Coríntios. Confessa a sua alegria em pregar o evangelho, sem, contudo, vangloriar-se disso. Diz ele da sua obrigação anunciar a Palavra de Deus, da sua alegria em fazê-lo.

Por fim, como se expressa o Salmo de hoje:

Louvai ao Senhor;
porque é bom cantar louvores ao nosso Deus;
pois isso é agradável, e decoroso é o louvor. (v 1)


08.02.2009

Nenhum comentário: