quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Evangelho - 6º Domingo do Tempo Comum - Cura do leproso

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ – BAHIA

Dia dos Dias


· 6º Domingo do Tempo Comum



Edvaldo Santiago



Ano B – Marcos



15 de fevereiro de 2009

Antes de ler o Evangelho de hoje, pare, pelo menos, um minuto, e reflita bem. Como passou a semana, em casa e no trabalho. Como tem sido sua convivência com a esposa, com os filhos, de modo geral, com todos (as) que o (a) rodeiam.

· Oração do Dia


Senhor Jesus, fazei-nos crer, aumentai a nossa fé,assim como fez o leproso, pedindo-Lhe cura. Precisamos reavivar nossa fé e ter a certeza de que o Filho de Deus é sempre o Caminho, a Verdade,Vida.

· Leituras para comentário e reflexão:

- 1ª Leitura – Levítico 13, 1 - 2. 44 - 48

1 Falou mais o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo:

2 Quando um homem tiver na pele da sua carne inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, e esta se tornar na sua pele como praga de lepra, então será levado a Arão o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes,
44 leproso é aquele homem, é imundo; o sacerdote certamente o declarará imundo; na sua cabeça está a praga.
45 Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas; ele ficará com a cabeça descoberta e de cabelo solto, mas cobrirá o bigode, e clamará: Imundo, imundo.
46 Por todos os dias em que a praga estiver nele, será imundo; imundo é; habitará só; a sua habitação será fora do arraial.
47 Quando também houver praga de lepra em alguma vestidura, seja em vestidura de lã ou em vestidura de linho,
48 quer na urdidura, quer na trama, seja de linho, ou seja, de lã; ou em pele, ou em qualquer obra de pele.


- Salmo 31(32) 1 - 2. 5, 11

1 Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua justiça!
2 Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa! Sê para mim uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que me salve!
5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade.
- 11 Por causa de todos os meus adversários tornei-me opróbrio, sim, sobremodo o sou para os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me vêem na rua fogem de mim.

- 2 ª Leitura – 1Coríntios 10, 31 – 11, 1

31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.
32 Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus;
33 assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos.
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia


Jesus cura o leproso


- Evangelho - Marcos 1, 40 - 45

40 E veio a ele um leproso que, de joelhos, lhe rogava, dizendo: Se quiseres, bem podes tornar-me limpo.
41 Jesus, pois, compadecido dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero; sê limpo.

42 Imediatamente desapareceu dele a lepra e ficou limpo.
43 E Jesus, advertindo-o secretamente, logo o despediu,
44 dizendo-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
45 Ele, porém, saindo dali, começou a publicar o caso por toda parte e a divulgá-lo, de modo que Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todos os lados iam ter com ele.

Comentário do Evangelho

· No Evangelho de hoje, Marcos continua a refletir sobre a fé. No Domingo passado, a simples presença de Jesus Cristo curou o mal da sogra de Simão.
Agora, no mesmo capitulo, é a vez do leproso que pediu ao Mestre que lhe limpasse o corpo, curando-o da lepra, considerada, então, pecado.
O fato em si é simples demais, para se ponderar, para se perceber a grandeza de Jesus Cristo, Filho de Deus vivo.
Simplesmente, aproxima-se o leproso do Mestre. Vamos a Marcos, grafando exatamente, como ele fez nos versículos 40/41:
40 E veio a ele um leproso que, de joelhos, lhe rogava, dizendo:
- Se quiseres, bem podes tornar-me limpo.
41 Jesus, pois, compadecido dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe:
- Quero; sê limpo.
Num profundo diálogo de amor e fé sem limites, nos leva-nos a refletir a nossa vida cotidiana. Temos fé? Teríamos a confiança e certeza de Deus o curaria? Somente com este diálogo, não seria suficiente para repensarmos a vida, nosso comportamento?
E prossegue Marcos em seu relato. O doente de lepra, ficou limpo, ficou curado a um simples toque de Jesus. Pelo amor de Deus. Que simples toque!
Na sua nobreza, o Filho do Homem pediu ao cidadão curado que não contasse o fato de sua cura a ninguém. Nunca quis publicidade.
Todavia pediu ao leproso que fosse ao sacerdote e lhe mostrasse o corpo, antes doente de lepra, agora limpo, sadio, curado.
De pouco adiantou o Mestre silenciar sobre Seus milagres. O homem curado botou a boca no mundo, anunciando que estava são da lepra que o perseguia e o tornava marginalizado.
Entrando no espírito do Evangelho, vê-se que Jesus se opunha contra a casta existente naquela época. Os donos da lei – sacerdotes, fariseus, escribas, saduceus – impunham aos pobres, doentes; às mulheres e às crianças - a lei mosaica, não a lei de Deus, proclamada por Jesus nos dois mandamentos: (Mateus 22, 37. 39-40).

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Sabiamente, acrescentou Jesus:
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Assim também pregavam e ensinavam os judeus, mas, na prática, não agiam assim. Eles subjugavam, submetiam os impuros, os pecadores à sua dura lei.
Para eles, a doença, a demência, de modo geral, a pobreza era considerada pecado, impureza do corpo e da alma.
Os leprosos eram marginalizados e obrigados a viver fora da comunidade, vivendo a vida isolado de tudo e de todos. Eram considerados pecadores, impuros, não dignos de pertencerem à sociedade preconizada por eles judeus.
Por isso o Mestre veio para os doentes, para os pecadores e impuros, curando-os, respeitando-lhes a individualidade, amando-os como seres humanos que são.
Refletindo o Evangelho de Marcos:
Por acaso a situação hoje é diversa daquele tempo?
Se analisarmos com cuidado, os poderosos – políticos, econômicos – não continuam sacerdotes, escribas, fariseus homens da lei de ontem?
E os excluídos, os marginalizados estão sendo incluídos no sistema, cada vez mais fechado?
Na primeira leitura – Levítico – temos o retrato da lei de Moisés e seus privilégios.
Na sua Carta aos Coríntios, Paulo aconselha a, em tudo, em todos os nossos atos, tenhamos sempre por sublime e essencial, a Glória de Deus.
Desse modo, desejando os todos um Feliz Domingo, concluímos o comentário, com o versículo 2 do Salmo de hoje:



Inclina para mim os teus ouvidos,
livra-me depressa!
Sê para mim uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que
me salve!


15.02.2009

Nenhum comentário: