sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Tempo do Advento

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

29 de novembro de 2009

Tempo do Advento

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

CICLO DO NATAL
- Do Advento ao Batismo do Senhor -

• Dia do Senhor
• 1º Domingo do Advento - Reflexão sobre o nascimento de Cristo.

Com a Solenidade de Cristo Rei, no domingo passado, encerro-se o Ano Litúrgico da Igreja Católica.
Inicia-se, hoje, o Ciclo do Natal, com o Primeiro Domingo do Advento. O Advento (chegada) constitui-se de quatro semanas para o Natal.
Dois momentos de reflexão:
a) Preparação para o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
b) Orações na expectativa da segunda vinda do Senhor, no fim dos tempos.

Oração do Dia

Pai, ajuda-nos a estarmos permanentemente vigilantes e em estado
de oração, preparando-nos para o encontro com teu Filho Jesus e ser acolhido por ele.

• Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Jeremias 33, 14 – 16

14. Eis que outros dias virão.
15. E nesses dias e nesses tempos farei nascer de Davi um rebento justo que exercerá o direito e a eqüidade na terra.
16. Naqueles dias e naqueles tempos viverá Jerusalém em segurança e será chamada Javé-nossa-justiça.

Salmo – 24, 4 - 6


4. Senhor, mostrai-nos os vossos caminhos, e ensinai-nos as vossas veredas.
5. Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus de minha salvação e em vós eu espero sempre.
6. Lembrai-vos, Senhor, de vossas misericórdias e de vossas bondades, que são eternas.

Segunda Leitura – 1 Tessalonicenses 3, 12 – 4,2

12. Que o Senhor vos faça crescer e avantajar na caridade mútua e para com todos os homens, como é o nosso amor para convosco.
13. Que ele confirme os vossos corações, e os torne irrepreensíveis e santos na presença de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos!
1. No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus - e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais.
2. Pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus.

• Evangelho – Lucas 21, 25 – 28. 34 - 36

25. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas.
26. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas.
27. Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade.
28. Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.
34. Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.
35. Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra.
36. Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem.

Jesus Cristo e as Escrituras

- Comentário do Evangelho –

Fiquem de pé, levantem a cabeça,
porque a libertação está próxima

Um novo tempo nos surge pela frente, um novo Ano Litúrgico: Ano C – Lucas.

Durante todo este ano, nesta caminhada, estaremos sendo motivados pelo evangelista Lucas. Queremos entrar neste novo tempo nos preparando para o Natal, quando celebramos a encarnação de Deus na pessoa de Jesus.

Vigiai e orai, pois o tempo é agora.

Advento é tempo de compromisso com o Projeto de Deus. A linguagem que envolve a primeira leitura e a do próprio, de estilo apocalíptico, misterioso, nos leva a pensar que as coisas anunciadas são futuras. Idéia de que a segunda vinda do Senhor está distante. Entendamos, isso sim, que os fatos narrados pelo evangelista Lucaa e o profeta Jeremias falam do presente, da nossa vida, aqui e agora.

Percebamos bem o título que vem do Evangelho:

Fiquem de pé, levantem a cabeça,
porque a libertação está próxima!

Verbo no presente, sinal de alerte, a libertação está próxima. A segunda vinda do Senhor já começou. Oração e vigilância constantes, porque a justiça, a igualdade, a partilha, a fraternidade estão chegando com o Filho de Deus.

Assim como Jeremias apregoou a restauração de Jerusalém, a nossa Jerusalém celeste, a Nova Jerusalém esta bem próxima de nós e ainda não discernimos esta realidade de Deus.

Em Lucas, Jesus anuncia terríveis momentos que haveremos de presenciar, com toda a natureza em fúria. O sol, a lua, as estrelas saem de sua naturalidade de alumiar o mundo e produzem cenas catastróficas que fazem morrer de medo todos os homens, a humanidade inteira.

Meio a toda essa apocalíptica e misterioso momento, vem o anúncio, a promessa de Jesus Cristo. Que não tenhamos medo, fiquemos de pé, Ele é o nosso Redentor. Os acontecimentos virão como uma armadilha para aqueles que abandonaram o Projeto de Deus e se asseguram, firmam e se fiam no seu próprio projeto.

Assim como ontem, visa o Mestre acordar a todos, nos acordar sobre o sistema cruel em que vivemos, com autoridades, dirigentes, de pequenas a gigantes empresas a explorarem o homem, sem sensibilidade. Valem, hoje mais que nunca, o dinheiro, a usura, o lucro fácil, quase tudo isso mesclado de corrupção.

Fiquemos de pé, Cristo já vem, já está entre nós e tudo será corrigido; os bons e os maus serão distinguidos e receberão sua recompensa.

Também presente e como, o cuidado de todos os que crêem que Jesus é o nosso Redentor, Salvador do mundo: Orar e vigiar a todo o momento. Ninguém sabe a hora e Deus nada antecipa, o cuidado, a vigilância, a certeza da segunda vinda do Senhor são de nossa cônscia, nossa fé e esperança de que Deus nos quer bem. Ele nos ama como seus filhos, co-autores do Seu projeto.

Como São Paulo disse aos tessalonicenses (segunda leitura), digamos nós uns aos outros (v 12):

Que o Senhor vos faça crescer e avantajar
na caridade mútua e para com todos os homens,
como é o nosso amor para convosco.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

• Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai

29.11.2009.

Nenhum comentário: