sexta-feira, 6 de novembro de 2009


DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

08 de novembro de 2009

32º Domingo do Tempo Comum

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

• Dia da Igreja
• Dar tudo para doar-se plenamente

• Oração do Dia

Senhor Jesus, dá-me pureza de coração, para que todas as minhas ações sejam marcadas pela sinceridade e por um amor verdadeiro ao. (Paulinas).

• Leituras eucarísticas

Primeira Leitura - 1Reis 17, 10 - 16

10. Elias pôs-se a caminho para Sarepta. Chegando à porta da cidade, viu uma viúva que ajuntava lenha. Chamou-a e disse-lhe: Por favor, vai buscar-me um pouco de água numa vasilha para que eu beba.
11. E indo ela buscar-lhe a água, gritou-lhe Elias: Traze-me também um pedaço de pão.
12. Pela vida de Deus, respondeu a mulher, não tenho pão cozido: só tenho um punhado de farinha na panela e um pouco de óleo na ânfora; estava justamente apanhando dois pedaços de lenha para preparar esse resto para mim e meu filho, a fim de o comermos, e depois morrermos.
13. Elias replicou: Não temas; volta e faze como disseste; mas prepara-me antes com isso um pãozinho, e traze-mo; depois prepararás o resto para ti e teu filho.
14. Porque eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: a farinha que está na panela não se acabará, e a ânfora de azeite não se esvaziará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a face da terra.
15. A mulher foi e fez o que disse Elias. Durante muito tempo ela teve o que comer, e a sua casa, e Elias.
16. A farinha não se acabou na panela nem se esgotou o óleo da ânfora, como o Senhor o tinha dito pela boca de Elias.

Salmo 146, 1 - 4

1. Salmo. Louvai o Senhor porque ele é bom; cantai ao nosso Deus porque ele é amável, e o louvor lhe convém.

2. O Senhor reconstrói Jerusalém, e congrega os dispersos de Israel.
3. Ele cura os que têm o coração ferido, e pensa-lhes as chagas.
4. É ele que fixa o número das estrelas, e designa cada uma por seu nome.
5. Grande é o Senhor nosso e poderosa a sua força; sua sabedoria não tem limites.

Segunda Leitura – Hebreus 9, 24 - 28

24. Eis por que Cristo entrou, não em santuário feito por mãos de homens, que fosse apenas figura do santuário verdadeiro, mas no próprio céu, para agora se apresentar intercessor nosso ante a face de Deus.
25. E não entrou para se oferecer muitas vezes a si mesmo, como o pontífice que entrava todos os anos no santuário para oferecer sangue alheio.
26. Do contrário, lhe seria necessário padecer muitas vezes desde o princípio do mundo; quando é certo que apareceu uma só vez ao final dos tempos para destruição do pecado pelo sacrifício de si mesmo.
27. Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo,
28. assim Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não porém em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam.


• Evangelho – Marcos 12, 38 – 44

38. Ele lhes dizia em sua doutrina: Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com roupas compridas, de ser cumprimentados nas praças públicas
39. e de sentar-se nas primeiras cadeiras nas sinagogas e nos primeiros lugares nos banquetes.
40. Eles devoram os bens das viúvas e dão aparência de longas orações. Estes terão um juízo mais rigoroso.
41. Jesus sentou-se defronte do cofre de esmola e observava como o povo deitava dinheiro nele; muitos ricos depositavam grandes quantias.
42. Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, no valor de apenas um quadrante.
43. E ele chamou os seus discípulos e disse-lhes: Em verdade vos digo: esta pobre viúva deitou mais do que todos os que lançaram no cofre,
44. porque todos deitaram do que tinham em abundância; esta, porém, pôs, da sua indigência

Jesus e os pobres

Comentário do Evangelho

A viúva, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver.

• A Eucaristia é o memorial de Jesus Cristo que nos infere a refletir, todos os dias, que o Seu gesto de amor nos deu a grande oportunidade da salvação. Sua via crucis, Seu sofrimentos, Sua entrega, livre e espontânea aos inimigos foram o preço da nossa redenção.

Jesus Cristo lutou o tempo todo, numa sociedade farisaica e legalista, em favor dos menos favorecidos: escravos, mulheres, criança. Rebelou´se contra o sistema cruel do dinheiro que, como ainda hoje acontece, continua oprimindo os menos favorecidos.

A narração de Marcos traça Jesus falando em dois momentos O primeiro refere-se à opulência e o fausto dos poderosos escribas e seu orgulho, O segundo momento, trata-se da pobre mulher, mulher pobre e sua doação ao cofre de esmola. Ela deu tudo o que possuía e os ricos deram, apenas, a sobra, a sobra das suas grandes posses.
Diferentemente dos humildes, os escribas gostam de exibir-se em praças públicas, falam bonito, vestem-se a rigor, todavia, em realidade não praticam o bem, não agradam ao Deus verdadeiro. Ao contraio, são simplesmente, opressores do povo.

Nesta narrativa, no segundo momento, Jesus observa o instante das ofertas no cofre de esmola. Os ricos depositavam brandes quantias. O Mestre então notou que uma pobre viúva depositou duas moedas, pequena quantia, bem pequena em relação às ofertas dos ricos e poderosos.

Mais uma lição de amor e partilha do Filho de Deus. Chamou os discípulos e lhes expôs que a oferta da pobre viúva foi muito mais significativa que a dos ricos. Enquanto eles deram a sobra do que possuíram, ele pôs no cofre de esmola tudo o que tinha.

Elias, (primeira leitura), em plena seca, falta de pão e água, caminha e chega até a cidade de Serepta. A mesma fome aí se encontra. É quando Elias avista uma mulher em busca de gravetos para acender fogo.

Chamando por ela, Elias pede-lhe pão e água, alegando ter fome. Foi quando a mulher alegou que catava gravetos para ele e o filho, acenderem o fogão, cozinhar o último pedaço de pão para ele e o filho; e depois morrerem, pois nada havia em seu casebre, se não o naco de pão.

Foi quando Elias, cujo significado é “cujo Deus é Javé”, pediu à viúva que lhe desse primeiro esse bocado, mesmo antes dela e do filho.

Sem pestanejar, a viúva assim o fez. Deu a Elias o pão seu e do filho. Aí, então, diante desse gesto e amor e de partilha, funcionou a providência divina. Deus proveu e nunca mais faltou alimento na panela da viúva. Deus sempre proverá!

E hoje e sempre, Jesus Cristo, Filho de Deus, está presente em nosso meio e, para os que n’Ele crêem está presente é o etero alimento. O Pão da Vida que desceu do céu e quem come desse Pão jamais terá fome.


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

• Bom Domingo para todos.

08.11.2009.

Nenhum comentário: