quinta-feira, 29 de outubro de 2009

31º Domingo do Tempo Comum

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

1º de novembro de 2009

31º Domingo do Tempo Comum


Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

• Dia da Igreja
• Dia de Todos os Santos

• Oração do Dia

Pai, move-me pelo Espírito a trilhar o caminho da santidade, colocando minha vida em tuas mãos e buscando viver as bem-aventuranças proclamadas por teu Filho Jesus.(Paulinas).

• Leituras eucarísticas

Primeira Leitura - Apocalipse 7, 2 - 4. 9 – 14

2. Vi ainda outro anjo subir do oriente; trazia o selo de Deus vivo, e pôs-se a clamar com voz retumbante aos quatro Anjos, aos quais fora dado danificar a terra e o mar, dizendo:
3. Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado os servos de nosso Deus em suas frontes.
4. João às sete igrejas que estão na Ásia: a vós, graça e paz da parte daquele que é, que era e que vem da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono
9. Eu, João, vosso irmão e companheiro nas tribulações, na realeza e na paciência em união com Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
10. Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta,
11. que dizia: O que vês, escreve-o num livro e manda-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.
12. Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro
13. e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro.
14. Tinha ele cabeça e cabelos brancos como lã cor de neve. Seus olhos eram como chamas de fogo.

Salmo 24, 1 4

1. De Davi. Para vós, Senhor, elevo a minha alma.
2. Meu Deus, em vós confio: não seja eu decepcionado! Não escarneçam de mim meus inimigos!
3. Não, nenhum daqueles que esperam em vós será confundido, mas os pérfidos serão cobertos de vergonha.
4. Senhor, mostrai-me os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.

Segunda Leitura – 1João, 3. 1 – 3

1. O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida -
2. porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -,
3. o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo.

• Evangelho – Mateus 5, 1 - 12a

1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.

12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

Jesus no monte e as bem-aventuranças

Comentário do Evangelho

Alegrai-vos e exultai,
porque é grande a vossa recompensa nos céus.

Dia de todos os Santos! Todos nós somos chamados à santificação.

O Evangelho, no seu todo, é um desenvolvimento das bem-aventuranças. É a eterna lição do Filho de Deus para atingirmos o Reino dos Céus. É a Lei Maior do Cristianismo, Lei esta integralmente incluída no Projeto de Deus.

Mateus e Lucas proclamam, difundem, as bem-aventuranças de uma forma, um caminho de se chegar ao Reino. Foi no alto, no monte, que Jesus deixou-nos a lição de vida, de humildade para o resto da nossa vida. Uma sintonia perfeita com o Projeto do Seu Pai, que está nos céus, em todo lugar.

As bem-aventuranças constituem uma nova proposta de Jesus Cristo, diferente da proposta de Moisés. Enquanto este no decálogo, com as Tábuas da Lei proclamam a Lei Antiga, o faz com a negativa Não. Não matarás... Não roubaras.....

Na Nova e Eterna Aliança, Jesus propõe as suas lições em sentido afirmativo, pregando as bem-aventuranças, em número de oito de caminhos para se chegar o Reino.
Começa Ele com os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus e conclui com os bem aventurados que, caluniados perseguidos nada contra eles acontece porque eles estão incluídos no projeto de Deus.

Como dissemos acima a proposta do Mestre, no alto do Monte onde grande multidão e os discípulos estão a escuta, é o verdadeiro roteiro de todos que pretendem alcançar o Reino dos Céus. Isso é imperioso. Ou se opta por esse caminho ou jamais estaremos gozando as delícias do Reino. Reino este que está no coração de cada um de nós.

Os Santos viveram intensamente essa proposta quando em vida e hoje desfrutam da alegria de ver Deus. Para nós são modelos como Francisco de Assis, Santo Antonio, Terezinha de Lisieux, São Roque e tantos outros bem aventurados Santos.

O evangelista João (1ª leitura) já, em visão divina percebeu “alguém semelhante ao Filho do Homem vestindo longa túnica até os pés, cingindo o peito por um cinto de ouro”.

João, o discípulo amado viu Jesus. Filho de Deus redentor do Mundo.


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


• Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai


01.11.2009

Nenhum comentário: