sexta-feira, 9 de outubro de 2009

28º Domingo do Tempo Comum

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

11 de outubro de 2009

28º Domingo do Tempo Comum

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

• Dia da Igreja

• “Será que os ricos se salvam?”

• Oração do Dia

Senhor Jesus, reforça minha liberdade interior de forma que nada, neste mundo, me impeça de cumprir a vontade do Pai (Paulinas).

• Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Sabedoria 7, 7 – 11

Aprender as lições do passado para ser povo livre

7. Assim implorei e a inteligência me foi dada, supliquei e o espírito da sabedoria veio a mim.
8. Eu a preferi aos cetros e tronos, e avaliei a riqueza como um nada ao lado da Sabedoria.
9. Não comparei a ela a pedra preciosa, porque todo o ouro ao lado dela é apenas um pouco de areia, e porque a prata diante dela será tida como lama.
10. Eu a amei mais do que a saúde e a beleza, e gozei dela mais do que da claridade do sol, porque a claridade que dela emana jamais se extingue.
11. Com ela me vieram todos os bens, e nas suas mãos inumeráveis riquezas.

Salmo 89, 12 – 15

12. Ensinai-nos a bem contar os nossos dias, para alcançarmos o saber do coração.

13. Voltai-vos, Senhor - quanto tempo tardareis? E sede propício a vossos servos.
14. Cumulai-vos desde a manhã com as vossas misericórdias, para exultarmos alegres em toda a nossa vida.
15. Consolai-nos tantos dias quantos nos afligistes, tantos anos quantos nós sofremos.

Segunda Leitura – Hebreus 4, 12 – 13

A força da Palavra de Deus

12. Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.
13. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

• Evangelho - Marcos 10, 17 – 30

17. Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?"
18. Jesus disse-lhe: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom.
19. Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe."
20. Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade."
21. Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.
22. Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
23. E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!"
24. Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!
25. É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus."
26. Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: "Quem pode então salvar-se?"
27. Olhando Jesus para eles, disse: "Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
28. Pedro começou a dizer-lhe: "Eis que deixamos tudo e te seguimos."
29. Respondeu-lhe Jesus. “Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho.
30. que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no século vindouro a vida eterna.


“Vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres
e terás um tesouro no céu”.

- Comentário do Evangelho –

“O Reino é dom e partilha”

• Hoje é Domingo, Dia do Senhor, dia em os irmãos se reúnem, em festa, para celebrar a Eucaristia. Nela, a Palavra de Deus se põe à nossa disposição para o discernimento do bem e do ma. Aescolha é nossa.

As duas leituras e o evangelho de Marcos sinalizam bem os caminhos da salvação, o seguimento de Jesus.

Começa com sabedoria (primeira leitura), a Sabedoria de Deus, a Sabedoria dada a Salomão pelo Criador para que governasse com justiça e retidão o seu povo, povo de Israel. Para Salomão bem como para todos nós, preferível a sabedoria ao poder, à força, à riqueza.


Na segunda leitura, em Hebreus, o apóstolo Paulo nos adverte sobre a força da Palavra de Deus. Devemos prestar contas a Deus das nossas ações, do nosso comportamento mei aos nossos semelhantes. A Palavra de Deus e Sua Justiça são mais eficazes que uma espada bem afiada.

Culmina a liturgia com a narração de Marcos que versa sobre a riqueza, o dinheiro e a felicidade, os caminhos do Reino.

Numa das caminhadas de Jesus, aproximou-se um homem que, ajoelhando-se aos Seus, pés, pediu:

"Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?"

Retrucou-lhes Jesus que o nome de bom só deve ser aplicado a Deus. Só Deus é bom. Em seguida, esclareceu Jesus os mandamentos de Deus, na ótica farisaica, obediência legal prescrita por Moisés.

Imediatamente, o homem declarou conhecer e praticar lei, desde pequeno, certo de estar em condições alcançar a vida eterna.

A sua surpresa veio com Jesus que, a fim alcançar o Reino que ele, além de conhecer toda a lei judaica, vendesse tudo o que possuía, desse o dinheiro aos pobres.

A resposta de Jesus pegou-o de surpresa, por certo, um homem muito rico, um latifundiário. Entristeceu-se e foi embora. Desistiu do Reino.

Diante do que acorria em torno deles, os discípulos conjeturaram:

"Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!"

Chamando os discípulos de filhinhos, Jesus expôs-lhes que jamais alcançará o Reino de Deus quem confiasse em sua riqueza, em seu poder, seu prestígio pessoal, político ou social.

Provocando, ainda mais a curiosidade dos discípulos, Jesus lhes disse:

“É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha
do que entrar o rico no Reino de Deus.".

Realmente, nada mais difícil que um camelo, animal enorme, passar no buraco de uma agulha. Diante de tanta dificuldade, como é possível entrar o homem no Reino dos Céus?

E nos vem a resposta definitiva:

"Aos homens isto é impossível,
mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível”.

E, diante da confissão de Pedro, em terem deixado tudo e seguido o Mestre, Jesus concluiu que todos aqueles que abandonarem tudo, inclusive, a família, terá, com certeza, a entrada no Reino.

Ninguém vem ao Pai, se ãao por mim, expressão de Jesus.

A escolha, decisão é nossa: Deus ou o dinheiro.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

• Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai

11.10.2009.

Nenhum comentário: