sábado, 17 de outubro de 2009

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

18 de outubro de 2009

29º Domingo do Tempo Comum

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

• Dia da Igreja

• Oração do Dia

Senhor Jesus, leva-me a escolher sempre o caminho do serviço feito na gratuidade, para eu me sentir grande junto de ti.
Senhor Jesus, leva-me a escolher sempre o caminho do serviço feito na gratuidade, para eu me sentir grande junto de ti. (Paulinas).

• Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Isaías 53, 10 - 11

10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.

Salmo 32 (33), - 5. 18 - 19. 20. 22

4 Porque a palavra do Senhor é reta; e todas as suas obras são feitas com fidelidade.
5 Ele ama a retidão e a justiça; a terra está cheia da benignidade do Senhor.
18 Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua benignidade,
19 para os livrar da morte, e para os conservar vivos na fome.
20 A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.

22 Seja a tua benignidade, Senhor, sobre nós, assim como em ti esperamos. 5 Ele ama a retidão e a justiça; a terra está cheia da benignidade do Senhor.

Segunda Leitura - Hebreus 4, 14 - 16

14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.

• Evangelho – Marcos 10, 35 – 45

35 Nisso aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
36 Ele, pois, lhes perguntou: Que quereis que eu vos faça?
37 Responderam-lhe: Concede-nos que na tua glória nos sentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.
38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu bebo, e ser batizados no batismo em que eu sou batizado?
39 E lhe responderam: Podemos. Mas Jesus lhes disse: O cálice que eu bebo, haveis de bebê-lo, e no batismo em que eu sou batizado, haveis de ser batizados;
40 mas o sentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles a quem está reservado.
41 E ouvindo isso os dez, começaram a indignar-se contra Tiago e João.
42 Então Jesus chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e que sobre eles os seus grandes exercem autoridade.
43 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva;
44 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
45 Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Jesus e dois apóstolos

Comentário do Evangelho

- O poder-serviço é a realidade –

A Eucaristia constitui-se no mais eloqüente sinal do serviço de Cristo. Jesus Cristo, o Filho do homem veio para servir e não para ser servido. Deu Sua vida em resgate de muitos, é o Salvador do mundo.

Em seus discursos, Jesus começa a declarar sua verdadeira identidade, sua messianidade. Começa também a expor a seus discípulos o que irá acontece com eles: sua paixão, sua morte, sua ressurreição.

No evangelho de hoje Marcos narra um episódio curioso e importante em uma de suas caminhadas.

Tiago e João, filhos de Zebedeu disseram ao Mestre ou pediram que eles fossem agraciados em se sentarem ao lado do Mestre quando o Filho de Deus Jesus Cristo estivesse em sua Glória.

Jesus então considerando o desejo dos discípulos retorqui: “ podeis vós beber o cálice que Eu vou beber ou ser batizado no batismo em que Eu vou ser batizado.....

Ingênua ou inocentemente os dois discípulos afirmaram que podiam.

A essa altura verifica-se que mesmo andando em companhia com Jesus, os discípulos não compreendiam Jesus. Não sabiam nem discerniam que com eles, andando com eles ouvindo diariamente a sua pregação não sabiam que Ele era o Filho de Deus vivo. Ele era Jesus Cristo o Redentor do mundo.

Os outros dez discípulos ouviam o pedido de Tiago e João e s indignara contra eles.

Foi quando Jesus mais uma vez deu-lhes a sua costumeira lição de amor e de justiça. Dsse-lhes que o poder dos overnantes, das autoridades políticas, o poder dos reis todos eles são bem diferentes do poder daqueles que aspiram trilhar os caminhos do Reino.

Ceando a lei do amor, quem quiser ser o maior seja o menor de todos; quem quiser ser o primeiro que seja o último. Servir é lei maior. Basta lembrar que Jesus nos deu o exemplo maior, lavando os pés dos discípulos na Ceia última, antes de entregar-Se aos inimigos.

Poder maior não existe que dar a vida em resgate de muitos.
,
Infelizmente a lição e o exemplo de vida de Jesus Cristo, até hoje, não foi compreendido pelas gerações que se sucedem. As idolatrias diversas como o dinheiro, a política, o consumismo, o sexo desenfreado, a ganância estão se tornando a mola mestra para a corrupção, para a violência, para o caos que nos rodeia em todo o mundo.

Infelizmente estamos no tempo em que as coisas valem mais que as pessoas. Os privilégios, as vantagens pessoais, a cruel manipulação dos mais fortes sobre os mais fracos precisam desaparecer, dando lugar à liberdade, à igualdade, ao direito de todos.

A segunda leitura, Hebreus, nos leva a senti o poder e a misericórdia de Deus, no Seu Filho, Jesus Cristo que, por nós, deu a vida e nos prometeu e está conosco até o final dos tempos;

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

• Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai

18.10.2009

Nenhum comentário: