sexta-feira, 5 de março de 2010

3º Domingo da Quaresma


DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE ÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

07 de março de 2010

Edvaldo Santiago

CICLO DA PÁSCOA

ANO SACERDOTAL

• Dia da Igreja

• 3º Domingo da Quaresma

Oração do Dia

Pai, que a minha vida seja uma contínua busca de comunhão contigo, por meio de um arrependimento sincero e de minha conversão urgente para ti. (Paulinas).

• A quaresma é o período de 40 dias que antecedem a Páscoa. É época de reflexão profunda em torno da vida, de peregrinação a caminho do Infinito.

Leituras litúrgicas

1ª Leitura - Êxodo 3, 1 - 8a. 13 - 18.

1. Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb.
2. O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia.
3. “Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome.”
4. Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele.
5. E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa.
6. Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus.
7. O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos.
8. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel.
13. Moisés disse a Deus: “Quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus pais me enviou a eles, que lhes responderei se me perguntarem qual é o seu nome?”
14. Deus respondeu a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E ajuntou: “Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) EU SOU envia-me junto de vós.”
15. Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: É JAVÉ, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, quem me envia junto de vós. Este é o meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração”.
16. “Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: o Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó apareceu-me. E disse-me: eu vos visitei, e vi o que se vos faz no Egito,
17. e disse: tirar-vos-ei do Egito onde sois oprimidos, para fazer-vos subir para a terra dos cananeus, dos hiteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, terra que mana leite e mel.
18. Eles ouvirão a tua voz. Irás então com os anciãos de Israel à presença do rei do Egito e lhe direis: o Senhor, o Deus dos hebreus, nos apareceu. Deixa-nos, pois, ir para o deserto, a três dias de caminho, para oferecer sacrifícios ao Senhor, nosso Deus.

Salmo 102, 1 - 6

1. Salmo de Davi. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que existe em mim bendiga o seu santo nome.
2. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e jamais te esqueças de todos os seus benefícios.
3. É ele que perdoa as tuas faltas, e sara as tuas enfermidades.
4. É ele que salva tua vida da morte, e te coroa de bondade e de misericórdia.
5. É ele que cumula de benefícios a tua vida, e renova a tua juventude como a da águia.
6. O Senhor faz justiça, dá o direito aos oprimidos.

1ª Leitura - 1Coríntios 10,1 – 6. 10 - 12

1. (Não quero que ignoreis, irmãos), que os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e que todos atravessaram o mar;
2. todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar;
3. todos comeram do mesmo alimento espiritual;
4. todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebiam da pedra espiritual que os seguia; e essa pedra era Cristo).
5. Não obstante, a maioria deles desgostou a Deus, pois seus cadáveres cobriram o deserto.
6. Estas coisas aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de não cobiçarmos coisas más, como eles as cobiçaram.
10. Nem murmureis, como murmuraram alguns deles, e foram mortos pelo exterminador.
11. Todas estas desgraças lhes aconteceram para nosso exemplo; foram escritas para advertência nossa, para nós que tocamos o final dos tempos.
12. Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia.

EVANGELHO – Lucas 13, 1 - 9

1. Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
2. Jesus toma a palavra e lhes pergunta: Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo?
3. Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.
4. Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém?
5. Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.
6. Disse-lhes também esta comparação: Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou.
7. Disse ao viticultor: - Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno?
8. Mas o viticultor respondeu: - Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo.
9. Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás.

Jesus, o caminho da redenção

Comentário do Evangelho

Se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo.

• 3º Domingo da Quaresma. As celebrações eucarísticas continuam a nos levae à penitência à oração. Precisamos orar, vigiar-nos incessantemente, pedindo a Deus paz, justiça, solidariedade, amor entre os homens.

Arrependimento e conversão nos levam ao caminho da paz.

Neste evangelho de Lucas, Jesus, no Seu ensino e pregações, é motivado pelos acontecimentos que se passa a Sua volta. No caso, os assassinatos de Pilatos, a queda da torre de Siloé, matando dezoito homens e a figueira que não deu frutos.

Na ótica dos judeus, todos esses acontecimentos eram considerados castigo de Deus. Enquanto isso, Jesus lhes ensinava que culpa nenhuma tinha nem tem Deus das faltas, dos erros dos homens.

E, insistentemente, pregava Jesus o arrependimento e a conversão. Somos nós e não Deus os responsáveis pelos nossos atos, Deus nos deu a vida e não a morte.

No êxodo (1ª leitura) Moisés, ao chamado de Deus,respondeu: eis aqui” e, de Deus Pai ouviu Seu chamado. No lugar sagrado, onde uma sarça ardia e não se consumia, Deus disse a Moisés: Sou eu o Deus de Abraão, de Isaac. De Jacó. No Egito, meu povo se vê em aflição. É preciso fazê-lo fugir do Egito.

Moisés, de surpresa e sem saber o que fazer, indagou o que diria se lhe fosse perguntado quem o enviou.]
E lhe foi respondido, com autoridade a expressão integral do v. 14:

“Deus respondeu a Moisés:
“EU SOU AQUELE QUE SOU”.
E ajuntou: “Eis como responderás aos israelitas:
(Aquele que se chama) “EU SOU envia-me junto de vós.”

E ordenou Deus a Moisés que, anunciasse a toda Israel o Seu projeto de salvar o povo da opressão dos egípcios e os trouxesse de volta à terra que lhes prometera; a terra onde corre leite e mel – aTerra Prometida.

E, num propósito de salvar e proteger os oprimidos, o mesmo propósito de Jesus, para o Egito andou Moisés e foi daí, sua caminhada, pelo deserto, durante quarenta anos. - o êxodo.

Na carta aos coríntios (2ª leitura), Paulo confirma a atuação de Moisés da história, dizendo que todos os nossos antepassados viveram essa mesma história. Viveram, sofreram e os que escolheram maus caminhos, padeceram por isso.

Estamos no deserto, onde podemos refletir esse momento de incerteza, de violência, injustiça social, daí, escolher caminhos certos em direção ao Reino de Deus.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

• Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai

07.03.2010.

Nenhum comentário: