sábado, 27 de março de 2010

Domingo de Ramos e a Páscoa do Senhor


DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C - Lucas

28 de março de 2010

. Edvaldo Santiago

CICLO DA PÁSCOA

ANO SACERDOTAL


• Dia da Igreja


• Domingo de Ramos e a Páscoa do Senhor

• Oração do Dia

Senhor Jesus, nessa Páscoa que se aproxima, fazei-nos entender e viver o Projeto de Deus, em amar ao Pai primeiro, seguido do amor ao próximo, como permanente regra de vida.

• Leituras litúrgicas

1ª Leitura – Isaías 50, 4 - 7

4. O Senhor Javé deu-me a capacidade de falar como discípulo, para que eu saiba ajudar os desanimados com uma palavra de coragem. Cada manhã Ele desperta os meus ouvidos para que eu possa ouvir como discípulo
5. O Senhor Javé abriu os meus ouvidos e eu não fiz resistência nem recuei.
6. Apresentei as costas àqueles que me queriam bater e ofereci o queixo aos que me queriam arrancar a barba, e nem escondi o meu rosto aos insultos e escarros.
7. O Senhor Javé ajuda-me, por isso não me sinto humilhado; endureço o meu rosto como pedra, porque sei que não vou sentir-me fracassado

Salmo 21, 1 - 5

1. Do mestre de canto. Salmo. De David.
2. Javé, o rei alegra-se com a tua força, e como exulta com a tua vitória!
3. Concedeste-lhe o desejo do seu coração, e não lhe negaste o pedido de seus lábios.
4. Pois Tu o precedeste com grandes bênçãos, colocaste uma coroa de ouro na sua cabeça.
5. Ele pediu-Te vida, e Tu lha concedeste, dias sem fim, para sempre e eternamente

2ª Leitura – Filipenses 2, 6 - 11

6. Ele tinha a condição divina, mas não Se apegou à sua igualdade com Deus.
7. Pelo contrário, esvaziou-Se a Si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-Se semelhante aos homens. Assim, apresentando-Se como simples homem,
8. humilhou-Se a Si mesmo, tornando-Se obediente até à morte, e morte de cruz!
9. Por isso, Deus O exaltou grandemente, e Lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome;
10. para que, ao Nome de Jesus, se dobre todo o joelho no Céu, na Terra e sob a Terra;
11. e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai
• Evangelho – Lucas 22, 14 - 23, 56

14. Quando chegou a hora, Jesus pôs-Se à mesa com os Apóstolos.
15. E disse: «Desejei muito comer convosco esta ceia pascal, antes de sofrer.
16. Pois vos digo: nunca mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus».
17. Então Jesus tomou o cálice, agradeceu a Deus e disse: «Tomai e reparti entre vós;
18. pois Eu vos digo que nunca mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus».
19. A seguir, Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, partiu-o e distribuiu-lho, dizendo: «Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de Mim».
20. Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova aliança do meu sangue, que é derramado por vós.
21. Mas vede: a mão do homem que Me vai trair está comigo à mesa.
22. Sim, o Filho do Homem vai morrer, conforme Deus determinou, mas ai daquele homem que O vai trair!
23. Então os Apóstolos começaram a perguntar uns aos outros qual deles iria fazer tal coisa.
56 Ora, uma criada viu Pedro sentado perto do lume. Encarou-o bem e disse: «Este aqui também estava com Jesus!”.

Santa Ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo


Comentário do Evangelho

• Semana Santa (seguindo Pe. José Bortolini:


1. Domingo de Ramos
Saudemos com hosanas o Filho de Davi! Bendito o que nos vem em
nome do Senhor! Jesus, rei de Israel, hosana nas alturas! (Mt 21, 9)
2. Quinta-feira Santa:
Eucaristia, Fraternidade, Amor, Serviço. Instituição da Eucaristia e início do Sacerdócio.
3. Sexta-feira Santa:
Jesus, Servo, Rei, Sacerdote – Jesus, o Mestre, o Filho de Deus Vivo. Ele venceu a morte!
4. Vigília Pascal 0 – A morte não pode mais opor-se à vida.
“A Liturgia da Noite Pascal porá em realce todos estes Sinais e Memórias, todo este Passado e Presente. A Celebração da Vigília Pascal tem uma unidade espantosa nas suas quatro partes”:
A Celebração da LUZ / – A Celebração da PALAVRA
A Celebração da Água / A Celebração da Eucaristia
5. A Páscoa do Senhor – O Ressuscitado! Vida da comunidade cristã.


Ramos e a Paixão do Senhor.

Jesus servo sofredor testemunha fiel

• Esta semana, Jesus faz Sua Aliança com a humanidade, doando Seu Corpo e Seu Sangue, como memorial perpétuo a ser celebrado.

Enquanto isso, a nossa sociedade está vivendo dias, momentos angustiantes diante do que está acontecendo a nossa volta. A violência, a corrupção, a idolatria do dinheiro, o poder econômico e político correm soltos no mundo inteiro, criando a marginalidade, a miséria, à fome de tantos irmãos nossos.

O testemunho, a fidelidade de Jesus são exemplos e caminho traçados pelo Filho Deus a im de chegarmos ao Reino. Precisamos resgatar o Projeto de Deus e dar sentido do que é ser cristão.

Na 1ª leitura, o profeta Isaías confessa ser discípulo do Senhor não teme enfrentar seus inimigos. Como servo sofredor, jamais recuou nem fugiu à luta, sempre sereno e confiante, certo da proteção de Deus. Todo Poderoso.

A carta e São Paulo aos filipenses é tãom npbre, tão divina ao reconhecer a grandeza de Jesus que, sendo Deus. Não se apegou a essa condição. Como homem sofreu, humilhou-se até a morte, morte na cruz.

De tão bela e cheia de fé, transcrevemos alguns versículos desta carta; vv 9 e 10.
Por isso, Deus O exaltou grandemente,
e Lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome;

para que, ao Nome de Jesus,
se dobre todo o joelho no Céu, na Terra e sob a Terra.

Paixão de Jesus Cristo. No evangelho de hoje, Lucas narra a via crucis de Jesus começando pela Sua Última Ceia. Em vez da celebração da páscoa no Templo, como faziam os judeus, Jesus celebra a?Sua Páscoa com seus discípulos numa casa separada, cenáculo.

Solenemente e de modo sagrado, Jesus anuncia o desejo de comer a última ceia com Seus discípulos, antes de começar o sofrimento que O levará à morte. Morte de cruz.

Anuncia, ainda, que jamais comerá outra ceia até que o Reino de Deus haja chegado até nós.

Ato contínuo, após agradecer a Deus, Ele toma em Suas mãos o pão em Suas mãos, parte-o e distribui entre seus discípulos, dizendo: «Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de Mim».

Depois da ceia, Jesus repetiu o gesto, dizendo: «Este cálice é a nova aliança do meu sangue, que é derramado por vós.

Nessa última ceia, ao dar o Seu corpo e Seu sangue, selando Sua Eterna e Última Aliança com toda a humanidade, o Filho do Homem chamou a atenção para o discípulo que O entregou aos seus inimigos, que queriam a Sua morte. Infeliz, desgraçado aquele que trairá o Mestre.

O aviso de Jesus de Jesus deixou os discípulos apavorados sem entenderem, ainda o desfecho que mudou face do mundo.

Não foi sem propósito que Jesus, em plena ceia com os discípulos, a última, Ele deu Seu corpo, Seu sangue por nós, selando Sua Eterna Aliança com todos nós. O Mestre cumpre o Projeto de Deus e nos induz a fazer sempre essa Celebração Eucarística, a primeira, em Sua memória: a Memória de Nosso Senhor Jesus Cristo.

E, daí até a Ressurreição:

A PÁSCOA!

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

• Bom Domingo para todos. Feliz Páscoa!

Wanda e Tatai


28.03.2010.

Nenhum comentário: