sexta-feira, 12 de março de 2010

4º Domingo da Quaresma

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

14 de março de 2010

. Edvaldo Santiago

CICLO DA PÁSCOA

ANO SACERDOTAL

• Dia da Igreja

• 4º Domingo da Quaresma

Oração do Dia

Espírito de conversão, dá-me a graça de superar meu modo mesquinho de pensar, o qual me impede de estar em sintonia com o Pai. (Paulinas).

Leituras litúrgicas

1ª Leitura Josué 5, 9a – 11 12

9 O Senhor disse a Josué: Hoje tirei de cima de vós o opróbrio do Egito.
10. Os israelitas acamparam em Gálgala, e celebraram a Páscoa no décimo quarto dia do mês, pela tarde, na planície de Jericó.
11. No dia seguinte à Páscoa comeram os produtos da região, pães sem fermento e trigo tostado.
12. E o maná cessou (de cair) no dia seguinte àquele em que comeram os produtos da terra. Os israelitas não tiveram mais o maná. Naquele ano alimentaram-se da colheita da terra de Canaã.

Salmo 33, 1 – 4

. De Davi. Quando simulou alienação na presença de Abimelec e, despedido por ele, partiu.
2. Bendirei continuamente ao Senhor, seu louvor não deixará meus lábios.
3. Glorie-se a minha alma no Senhor; ouçam-me os humildes, e se alegrem.
4. Glorificai comigo ao Senhor, juntos exaltemos o seu nome.

2ª Leitura – 2 Coríntios 5, 17 – 21

17. Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!

18. Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo, por Cristo, e nos confiou o ministério desta reconciliação.
19. Porque é Deus que, em Cristo, reconciliava consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados dos homens, e pôs em nossos lábios a mensagem da reconciliação.
20. Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!
21. Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.

O filho pródigo e o Pai Misericordioso

Evangelho – Lucas 15, 1 – 3. - 32

1. Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo.
2. Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida!
3. Então lhes propôs a seguinte parábola:
11. Disse também: Um homem tinha dois filhos.
12. O mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres.
13. Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente.
14. Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria.
15. Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos.
16. Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.
17. Entrou então em si e refletiu: Quantos empregados há na casa de meu pai que têm pão em abundância... e eu, aqui, estou a morrer de fome!
18. Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti;
19. já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados.
20. Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
21. O filho lhe disse, então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
22. Mas o pai falou aos servos: Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés.
23. Trazei também um novilho gordo e matai-o; comamos e façamos uma festa. 24. Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado. E começaram a festa.
25. O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.
26. Chamou um servo e perguntou-lhe o que havia.
27. Ele lhe explicou: Voltou teu irmão. E teu pai mandou matar um novilho gordo, porque o reencontrou são e salvo.
28. Encolerizou-se ele e não queria entrar, mas seu pai saiu e insistiu com ele.
29. Ele, então, respondeu ao pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos.
30. E agora, que voltou este teu filho, que gastou os teus bens com as meretrizes, logo lhe mandaste matar um novilho gordo!
31. Explicou-lhe o pai: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu.
32. Convinha, porém, fazermos festa, pois este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado.

Comentário do Evangelho

Pai, pequei contra o céu e contra ti.
Já não mereço ser chamado teu filho.

Reconciliação: maturidade dos filhos de Deus. Eis o caminho certos para se chegar ao Reino de Deus

Neste 4º Domingo da Quaresma, a liturgia destaca o Evangelho de Lucas, como centro das suas narrações a parábola de “o filho pródigo e o Pai misericordioso”.

Na primeira leitura, vê-se Josué narra as dificuldades do povo de Israel com a saía do Egito, o significado de circuncisão e o caminha à terra prometida. Já não mais o maná o deserto, mas o alimento espiritual que leva à maturidade.

Na segunda leitura, São Paulo, em carta aos coríntios, questiona a atitude dos pastores e fiéis a reconciliação de Deus com os homens e destes entre si.

No seu evangelho Lucas narra, inicialmente, a perseguição dos fariseus e escribas a Jesus. Tendo-se aproximado de Jesus publicanos e pecadores para ouvir o Mestre, murmuram entre si os fariseus e escribas, censurando Jesus por misturar-se com gente de ma fama. Ele come e bebe com esse povo.

Percebendo, o Filho de Deus contou a parábola de “o filho pródigo” ou “o Pai misericordioso”.

O pai que tinha dois filhos. O mais jovem pediu a sua “herança”, foi embora, esbanjou tudo o que recebeu e passou fome. Arrependeu-se, voltou e foi recebido pelo pai com todo amor a ponto de causar ciúme ao irmão mais velho. Velho.

História, aparentemente, simples, todavia de significado profundo moral e espiritual. Exaltando-se a misericórdia do Pai, Pai que está nos céus.

Em síneses, vejamos:

Primeiro não se herda de pais vivos. A evolução dos tempos nos leva a entender que o irmão mais novo, em vez de dinheiro ou bens, pediu ao pai sua liberdade, seu direito à vida, sua autonomia. Queria ele viver às suas custas, correr riscos, aventurar-se. E assim, o fez: abandonou sua casa, saiu pelo mundo afora...

Segundo a parábola, andou, viajou e se deu mal, perdendo tudo o que havia levado. Passou fome, a tal ponto, que se viu comendo a comida dos porcos e com os porcos.

Vem-nos, agora, o momento que devemos ler e ouvir constantemente. As razões do arrependimento e da conversão.

Na miséria, morto de fome, triste, caiu em si, caiu na real e lembrou-se do pai, da casa do pai, aonde nada lhe faltava. Comida, bebida, novas roupas, escravos, tudo, tinha ele . Psicologicamente, acordou, entrou em si-mesmo.Renasceu!

Vou voltar para a casa de meu pai. Nada a exigir dele, quero ser mero empregado seu.

Sem pensar duas vezes, de volta à casa do Pai!

PAI MISERICORDIOSO! Sem jamais esque o filho pródigo o pai avistou o filho, de longe, e correu ao seu encontro a abraçá-lo com todo o amor que tinha por ele, seu filho. . Alegria profunda do reencontro; filho e pai. Uma festa, roupa nova, anéis do dedo, riso por todo o lado. O filho perdido voltou. Vida nova, recomeçar tudo sob as graças de Deus.

A inveja. Quando tudo eram flores e alegria, eis o filho mais velho e o ciúme doentio que perturba a alma. Queixa-se ele que, morando a vida inteira com o pai, nada havia recebido dele, mu to menos festas.

E os conselhos do pai sobre fraternidade, reconciliação, amor, amor, amor.

Quaresma, penitência, conversão, perdão, Vamos bem refletir esta parábola. Uma verdadeira lição de amor.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

• Bom domingo para todos.

Wanda e Tatai

14.03.2010

Nenhum comentário: