IPIAÚ - BAHIA
Ano C - Lucas
04 de julho de 2010
Edvaldo Santiago ,
- Dia do Senhor
- Dia de São Pedro e São Paulo, Apóstolos
Oração do Dia
Senhor Jesus, cria no meu coração o mesmo amor por ti e por tua Igreja,que puseste no coração de Pedro e de Paulo. (Paulinas).
- Leituras Litúrgicas
1ª Leitura – Atos 12, 1 11
1. Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para maltratá-los.
2. Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João.
3. Vendo que isto agradava aos judeus, mandou prender Pedro. Eram então os dias dos pães sem fermento.
4. Mandou prendê-lo e lançou-o no cárcere, entregando-o à guarda de quatro grupos, de quatro soldados cada um, com a intenção de apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
5. Pedro estava assim encerrado na prisão, mas a Igreja orava sem cessar por ele a Deus.
6. Ora, quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite dormia Pedro entre dois soldados, ligado com duas cadeias. Os guardas, à porta, vigiavam o cárcere.
7. De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: Levanta-te depressa, disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos.
8. O anjo ordenou: Cinge-te e calça as tuas sandálias. Ele assim o fez. O anjo acrescentou: Cobre-te com a tua capa e segue-me.
9. Pedro saiu e seguiu-o, sem saber se era real o que se fazia por meio do anjo. Julgava estar sonhando.
10. Passaram o primeiro e o segundo postos da guarda. Chegaram ao portão de ferro, que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo. Saíram e tomaram juntos uma rua. Em seguida, de súbito, o anjo desapareceu.
11. Então Pedro tornou a si e disse: Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus.
Salmo 33, 5b -10
5. livrou-me de todos os temores.
6. Olhai para ele a fim de vos alegrardes, e não se cobrir de vergonha o vosso rosto.
7. Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou.
8. O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os salva.
9. Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto dele.
10. Reverenciai o Senhor, vós, seus fiéis, porque nada falta àqueles que o temem.
2ª Leitura - 2 Timóteo 4, 6 - 8. 17 - 18
6. Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima.
7. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.
8. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.
17. Contudo, o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leão.
18. O Senhor me salvará de todo mal e me preservará para o seu Reino celestial. A ele a glória por toda a eternidade! Amém.
Evangelho – Mateus 16, 13 - 19
13. Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?
14. Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.
15. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?
16. Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
17. Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
São Pedro e São Paulo, apóstolos
Comentário do Evangelho
- A afirmação de Pedro -
O Evangelho de hoje privilegia dois grandes cristãos, cujo testemunho contina vivo entre nós: São Pedro e São Paulo apóstolos, colunas mestras da nossa Igreja.
Pedro nos recorda mais a instituição, enquanto Paulo, o carisma e a pastoral. Atuando em linhas diversas, os dois apóstolos nos legaram missão, testemunho e discipulado dignos de fé de no Filho do Homem, Jesus Cristo.
O tema de hoje pertence à linha de Jesus e Sua messianidade. Quem é o Filho do Homem? Quem é Jesus?
Jesus e Seus discípulos chegaram a Cesaréia de Filipe, aterra dos pagãos, bem distante de Jerusalém, onde moravam a poder, a injustiça, da política malsã.
Foi quando Jesus lançou aos discípulos a pergunta:
O ‘eu dizem as pessoas sobre o quem é Filho do homem?
As respostas foram diversas. Uns responderiam que o Filho do Homem era Elias, outros, Jeremias ainda outros, profeta.
A mesma pergunta de Jesus dirigida aos discípulos, Simão Pedro respondeu:
Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
Sobre a identidade de Jesus e a profissão de fé de Pedro, pausa para necessária explicação.
Sobre a pergunta de Jesus há dois momentos importantes. O primeiro respndem os discípulos que as pessoas têm o Mestre como um precursor, um herói salvador. Um líder humano que veio lutar pela salvação de Israel; falsa identidade de Jesus.
Num segundo momento, vê-se a mesma pergunta e resposta de Pedro citada acima.
O discípulo Pedro atinge a culminância sobre a identidade de Jesus. Diferente da resposta de Pedro nos evangelhos de Marcos e Lucas, Mateus foi mais profundo na resposta de Pedro: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
Ponto alto da narrativa de Mateus, porque coloca Jesus em sua verdadeira identidade, como Cristo, filho de Deus, Emanuel, Deus conosco. O Salvador.
Nesse sentido é que Jesus adianta e diz a Pedro, com diz o versículo 17:
Jesus, então, lhe disse: Feliz és tu, Simão, filho de Jonas,
porque não foi a carne nem o sangue que revelou isto,
mas meu Pai que está nos céus.
Sobre a resposta de Pedro, inspirada e vinda direta do Pai, foi que JeJesus, sobre ele, Pedro, a pedra, instituiu-se Sua Igreja, a Igreja de Deus, onde as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.
E a Pedro, na sua divina inspiração, entregou Jesus as chaves do Reino dando a ele plenos poderes de ligar e desligar tudo o que se passa entre o céu e a terra. Assim tem Pedro, apóstolo, os poderes de Deus, com cristão verdadeiro.
Só reconhecendo quem é Jesus em Sua verdadeira identidade pode existir uma comunidade que caminha para o Reino. È preciso reconhecer, como Pedro, quem é Jesus poderemos ser discípulos e missionários, caminhando com o Filho de Deus, pensando como Ele, vivendo como Ele.
Na primeira leitura, vê-se como Pedro, protegido pelo anjo, sai da prisão, fugindo da satisfação de Herodes em apresentar o discípulo como prisioneiro.
São Paulo, na segunda leitora, antes perseguidor da Igreja, convertido. Tornou-se um dos maiores defensores da Igreja de Jesus Cristo. Perseguido, castigado e morto, deixou sua profissão de fé, com se vê no versículo 7:
Combati o bom combate,
terminei a minha carreira,
guardei a fé.
Como São Pedro e São Paulo que do mesmo modo que eles, sejamos cristãos.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
Bom Domingo para todos.
Wanda e Tatai
04.07.2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário