sexta-feira, 16 de julho de 2010

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C - Lucas

18 de julho de 2010

Edvaldo Santiago


- Dia da Igreja

- 16º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta palavra. (Paulinas)

- Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – Gênesis 18, 1 - 10a

1 Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia.
2 Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra,
3 e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
4 Eia, traga-se um pouco d'água, e lavai os pés e recostai-vos debaixo da árvore;
5 e trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, e depois passareis adiante; porquanto por isso chegastes ate o vosso servo. Responderam-lhe: Faze assim como disseste.
6 Abraão, pois, apressou-se em ir ter com Sara na tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze bolos.
7 Em seguida correu ao gado, apanhou um bezerro tenro e bom e deu-o ao criado, que se apressou em prepará-lo.
8 Então tomou queijo fresco, e leite, e o bezerro que mandara preparar, e pôs tudo diante deles, ficando em pé ao lado deles debaixo da árvore, enquanto comiam.
9 Perguntaram-lhe eles: Onde está Sara, tua mulher? Ele respondeu: Está ali na tenda.
10 E um deles lhe disse: certamente tornarei a ti no ano vindouro; e eis que Sara tua mulher terá um filho.

Salmo 15, 1 - 4

1 Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade;
3 que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta;
4 aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda;

2ª Leitura – 1, 24 – 28

24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja;
25 da qual eu fui constituído ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, a fim de cumprir a palavra de Deus,
26 o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos,
27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
28 o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;

Evangelho – Lucas 10, 38 – 42

38 Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa.
39 Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra.
40 Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.
41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas;
42 entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Jesus e as irmãs Maria e Marta


Comentário do Evangelho

Duas mulheres

- A hospitalidade que nos torna discípulos de Jesus –

Todas as ezes em que nos reunimos para a Celebração Eucarística, estamos nos sintonizando com Deus, sentindo a Presença do Seu filhos Jesus Cristo, Redentor do mundo.

Hoje, o evangelista Lucas e só ele, nos expõe o valor da hospitalidade, com devemos tratar como se deve tratar o hóspede.

Começa com Abraão ao perceber a presença das três cavalheiros (um só Deus) chegados a sua porta. Imediatamente, providenciou alimentos, lugar para descanso e uma amável recepção em todos os sentidos.

Sem esperar, recebeu, recebeu dos visitantes o anúncio de que Sara, sua esposa, estéril, daria luz a um filho e eis que nos veio Isaac.

Na Carta os colossenses, 2ª leitura, São Paulo faz sua profissão de fé, aceitando todos os sofrimentos em nome de Jesus. De perseguidos, o maior dos cri sãos, defensor perpétuo da Igreja.
Em seu Evangelho, Lucas narra a viagem de Jesus a Jerusalém, ao encontro os inimigos, aqueles que queriam a Sua morte.

De passagem, chegou o Mestre à casa de Marta e Maria, irmãs de Lázaro. Dessa visita nos vem o episódio das irmãs de Lázaro, Marta e Maria.

Conta que, enquanto Maria, sentada, absorta, ouve a Palavra de Jesus, Marta cuidava da casa, limpando-a, asseando, tornando-a mais bonita pare receber o Mestre Jesus.

Nesse sentido, Marta se queixou, em voz alta, que, enquanto ela arrumava a casa, ela ficava sentada, ouvindo Jesus. Advertência tal que levou Jesus a considerar que, em Maria ouvir Sua Palavra, estaria mais bem inclinada.

Por muito tempo, entendeu-se esse episódio, como favorável a Maria, contemplativa, e Marta, em ação, atitude menos religiosa.

No entendimento do competente José Bortolini, Não há confronto entre tais atitudes das duas irmãs. Ambas as irmãs foram solícitas, amáveis e carinhosas para com Jesus, demonstrando seu amor pelo Mestre, Jesus Cristo.

Na comentada hospitalidade, necessário e precioso, Marta e Maria saíram-se bem na sua acolhida amorosa com Jesus, em Sua caminhada a Jerusalém, onde cumpriria a vontade do Pai, doando Sua vida por inteiro. Morreu e ressuscitou, dando-nos exemplos mil de como devemos viver.

Com Abraão, Marta e Maria, aprendamos nós a reconhecer no hóspede uma presença divina.


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!


Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai


18.07.2010.

Nenhum comentário: