domingo, 11 de julho de 2010

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA

Ano C - Lucas

11 de julho de 2010

- Dia do Senhor

- 15º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Pai, dá-me um coração cheio de misericórdia, como o de teu Filho Jesus, pois só assim terei certeza de estar em comunhão contigo, a caminho da vida eterna. (Paulinas)

- Leituras Litúrgicas

Deuteronômio 30, 10 – 14

10 quando obedeceres à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei; quando te converteres ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma.
11 Porque este mandamento, que eu hoje te ordeno, não te é difícil demais, nem tampouco está longe de ti.
12 Não está no céu para dizeres: Quem subirá por nós ao céu, e no-lo trará, e no-lo fará ouvir, para que o cumpramos?
13 Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, e no-lo trará, e no-lo fará ouvir, para que o cumpramos?
14 Mas a palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.

Salmo 68, 33 -35

33 àquele que vai montado sobre os céus dos céus, que são desde a Antigüidade; eis que faz ouvir a sua voz, voz veemente.
34 Atribuí a Deus força; sobre Israel está a sua excelência, e a sua força nos firmamento.
35 Ó Deus, tu és tremendo desde o teu santuário; o Deus de Israel, ele dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!

Colossenses 1, 15 - 30

15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;
18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
19 porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude,
20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.
21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más,
22 agora, contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis,
23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja;
25 da qual eu fui constituído ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, a fim de cumprir a palavra de Deus,
26 o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos,
27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
28 o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
29 para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.

Evangelho Lucas 10, 25 - 37

25 E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26 Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu?
27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.



Jesus alcança o próximo

28 Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?
30 Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
31 Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.
32 De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.
33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;
34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.
35 No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.
36 Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
37 Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.


Comentário do Evangelho

- Amar a Deus e o amar ao próximo –

A celebração eucarística que celebramos hoje é o memorial de Jesus Cristo que concilia e une todas as pessoas no seu profundo e pemanenteamor. A começar pelos mais próximos o que não tem conotação geográfica.

Na primeira leitura, Deuteronômio, Deus

O Senhor teu Deus te fará prosperar, grandemente, quando amarem a Ele, Deus Todo Poderoso, de toda a alma, de todo o teu entendimento, de todo o coração e a Ele se converterem. Crer, firmemente no primeiro mandamento da Lei do Senhor.

Com São Paulo, na Carta aos colossenses, em reconhecendo que Todas as coisas, dos céus e da terra, foram criados por Deus. Que Jesus é anterior ao mundo, a todas as coisas existentes. Que Jesus é a Palavra que se fez Homem e habitou e habita entre nós, até os fins dos tempos.

Em Lucas, o evangelho de hoje, Este mesmo Jesus está entre os judeus, quando um dos doutores da lei pergunta ao Mestre o que é necessário fazer para herdar a vida eterna.

Ao que, redargüiu Jesus ao doutor da lei: como lês e entendes a as escrituras?

Em resposta, acertaram plenamente os doutores da lei. Entenderam e também as Escrituras, amando a Deus. E Jesus considerou perfeita resposta e desejou a eles uma vida feliz.

Justificando sua resposta, os judeus ainda inquiriram ao Filho do Homem, quem é o nosso próximo?

À nova inquirição dos doutores, contou Jesus a parábola em que certo cidadão caiu nas mãos de malfeitores e ficou no chão, ferido e sozinho. No momento, então, passaram por ele um levita, um sacerdote e um samaritano.

O sacerdote e o levita ignoraram o homem assaltado e ferido, à margem da estrada, vem assistência alguma, o samaritano, malvisto pelos judeus, ale de ajudá-lo, deixou-o numa estalagem, até a sua volta, pagas as necessárias despesas.

Pergunta-se dos três personagens, qual foi o próximo do homem assaltado. A resposta nos serve de exemplo, naquele tempo como hoje: dos três aquele que usou de misericórdia para com o homem assaltado e ferido.

As palavras e os exemplos de Jesus continuam sempre atuais. O amor, o carinho, a misericórdia de Deus descobrem o próximo, o necessitado, excluído do sistema e a eles se dirigem, a fim de ajudá-los, a eles servirem, assisti-los.

Atentar para que não se confunda o próximo nada tem a ver com proximidade geográfica. Próximo é o mais necessitado, o mais sofrido, seja perto ou longe de cada um de nós. Seja parente ou não, familiar ou não, próximo é o mais sofrido.
O próximo é aquele voluntário, sempre disponível que está, a toda hora, servindo, amando, ajudando a quem precisa. Servir e amar incondicionalmente.

É lição que o Evangelho nos traz hoje, com a parábola do Mestre.


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!


Bom Domingo para todos


Wanda e Tatai


11.07.2010.

Nenhum comentário: